SUBSÍDIOS JOVENS – Lição 12: UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO

1° Trimestre de 2023 – CPAD

🎓 Classe: Jovens

SUBSÍDIOS BÍBLICOS: Site Subsídios Dominical

I. A LEI DO ESPÍRITO LIVRA DA LEI DO PECADO E DA MORTE

A Lei do Espírito Santo é uma das verdades mais importantes da fé cristã. Ela nos ensina que, ao recebermos Jesus como nosso Senhor e Salvador, somos libertos do poder do pecado e da morte. Neste artigo, vamos explorar o significado da Lei do Espírito Santo e como ela nos liberta da Lei do Pecado e da Morte.

1. O Poder do Pecado

A Bíblia nos ensina que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23). O pecado é o que nos separa de Deus e nos leva à morte espiritual. É um poder que nos controla e nos escraviza.

 

2. A Lei do Pecado e da Morte

A Bíblia também nos ensina que a Lei do Pecado e da Morte é a lei que governa o mundo em que vivemos (Romanos 8:2). Isso significa que todos estamos sob o poder do pecado e da morte, a menos que sejamos libertos pela Lei do Espírito Santo.

 

3. A Lei do Espírito Santo

A Lei do Espírito Santo é a lei que governa a vida dos cristãos. Ela nos liberta do poder do pecado e da morte e nos leva à vida eterna em Cristo. A Bíblia nos ensina que, quando recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador, somos selados com o Espírito Santo (Efésios 1:13-14). Isso significa que o Espírito Santo habita em nós e nos capacita a viver em obediência à vontade de Deus.

 

4. A Liberdade em Cristo

A Lei do Espírito Santo nos liberta da escravidão do pecado. A Bíblia nos ensina que, quando somos salvos, somos libertos do poder do pecado e da morte (Romanos 6:6-7). Isso significa que não precisamos mais viver sob o domínio do pecado, mas podemos viver em liberdade em Cristo.

5. A Vida em Abundância

A Lei do Espírito Santo também nos dá a vida em abundância que Jesus prometeu (João 10:10). Quando andamos no Espírito, experimentamos a plenitude da vida em Cristo. Isso significa que podemos experimentar a paz, a alegria e a satisfação que só podem ser encontradas em Cristo.

 

II. UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO

A Bíblia nos ensina que como cristãos, devemos buscar uma vida cheia do Espírito Santo. O Espírito Santo é o Consolador que Jesus prometeu enviar para nos guiar em toda a verdade e nos capacitar a viver uma vida abundante e frutífera em Cristo.

 

1. O que é ter uma vida cheia do Espírito?

Ter uma vida cheia do Espírito é permitir que o Espírito Santo guie e dirija nossas vidas em todas as áreas. É ser cheio do amor, da paz, da alegria, da paciência, da bondade, da fidelidade, da mansidão e do domínio próprio que o Espírito produz em nós. É viver em obediência à vontade de Deus e ser uma testemunha viva de Cristo em nossas vidas.

 

Referências bíblicas: Efésios 5:18-21; Gálatas 5:22-23; Romanos 8:4-6.

2. Como podemos ser cheios do Espírito?

Podemos ser cheios do Espírito por meio da oração, do estudo da Palavra de Deus e da comunhão com outros crentes. Devemos buscar diariamente a presença de Deus e pedir que o Espírito Santo nos guie em tudo o que fazemos. Devemos estar dispostos a obedecer a Deus e deixar que Ele transforme nossas vidas.

 

Referências bíblicas: Atos 2:4; Lucas 11:13; Efésios 3:16-19.

 

3. Os benefícios de uma vida cheia do Espírito

Uma vida cheia do Espírito traz muitos benefícios, como a paz, a alegria, o amor e a sabedoria. O Espírito Santo nos capacita a viver uma vida vitoriosa sobre o pecado e a morte. Ele nos dá poder para testemunhar de Cristo e para fazer a obra de Deus neste mundo. E, finalmente, Ele nos garante a vida eterna em Cristo Jesus.

 

Referências bíblicas: João 14:26; Romanos 8:9; 2 Timóteo 1:7.

 

Ter uma vida cheia do Espírito é fundamental para todo cristão que deseja viver uma vida abundante e frutífera em Cristo.

 

Conclusão

A expressão "Lei do Espírito Santo" não é encontrada na Bíblia em si, mas é uma interpretação teológica derivada de textos bíblicos que se referem ao Espírito Santo e sua obra na vida dos crentes. De acordo com a teologia cristã, a Lei do Espírito Santo se refere à obra redentora do Espírito Santo na vida do crente, libertando-o do poder do pecado e da morte e capacitando-o a viver em obediência à vontade de Deus.

 

O apóstolo Paulo descreve a Lei do Espírito Santo em Romanos 8:2-4, onde ele diz: "Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito".

 

Essa passagem indica que a Lei do Espírito Santo é uma lei que liberta o crente da lei do pecado e da morte, possibilitando-lhe viver em obediência à vontade de Deus pelo poder do Espírito Santo. A Lei do Espírito Santo é, portanto, a lei da graça e do poder divino, que capacita o crente a viver uma vida santa e frutífera em Cristo.

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !