Os problemas típicos da vida interna da família: lições da história de Abrão e Sarai - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

Os problemas típicos da vida interna da família: lições da história de Abrão e Sarai

Introdução

A família é uma instituição sagrada criada por Deus. Contudo, problemas podem surgir no convívio familiar. Este artigo tem como objetivo ensinar os cristãos conservadores a lidar com problemas familiares com base na história de Abrão e Sarai, registrada na Bíblia Sagrada.

1. A escolha de Deus

Abrão e Sarai viviam em Ur dos caldeus, uma cidade pagã. Entretanto, Deus escolheu Abrão para ser o pai de uma nova nação que o serviria. Isso mostra que Deus é soberano e pode escolher quem Ele quiser para cumprir Seus propósitos. A família que serve a Deus deve confiar que Ele sabe o que é melhor para ela.

Referências bíblicas: Gênesis 12.1-3; Isaías 46.9-10.

 

2. A promessa de um filho

Deus prometeu a Abrão que ele seria pai de uma grande nação, mas Sarai era estéril. Sarai não acreditava que Deus pudesse realizar a promessa, então sugeriu que Abrão tivesse um filho com sua serva Agar. Isso mostra que, às vezes, a família pode ceder à incredulidade e tentar resolver os problemas com suas próprias forças. Isso só leva a mais problemas.

Referências bíblicas: Gênesis 15.1-6; 16.1-4.

 

3. As consequências da desobediência

Abrão e Sarai decidiram ajudar a Deus no cumprimento da promessa, mas isso gerou muitos problemas. Agar engravidou e teve um filho, Ismael, que causou ciúmes em Sarai. Isso mostra que a desobediência gera consequências negativas na família. A família deve buscar obedecer a Deus em todas as coisas.

Referências bíblicas: Gênesis 16.5-16.

 

4. A renovação da promessa

Deus renovou a promessa de um filho a Abrão e Sarai quando eles já eram idosos. Isso mostra que Deus é fiel e cumpre Suas promessas, mesmo que demore. A família deve confiar em Deus e esperar pacientemente por Suas promessas.

Referências bíblicas: Gênesis 17.1-8.

 

5. A mudança de nome

Deus mudou o nome de Abrão para Abraão e o nome de Sarai para Sara, como um sinal de que Ele estava cumprindo Sua promessa. Isso mostra que Deus pode mudar a história da família e transformar situações impossíveis em realidades. A família deve confiar em Deus e crer que Ele pode mudar sua história.

Referências bíblicas: Gênesis 17.5, 15-16.

 

Problemas da prática da mentira nas relações familiares

A história de Abrão e Sarai também nos ensina sobre os problemas que podem surgir na família quando há prática de mentira. Em Gênesis 12.10-20, encontramos a história de Abrão e Sarai quando foram ao Egito.

Ao chegarem lá, Abrão disse a Sarai que dissesse aos egípcios que ela era sua irmã, com medo de que fossem matá-lo para ficarem com sua esposa. O faraó a tomou para si, mas Deus interveio e o faraó descobriu que Sarai era, na verdade, a esposa de Abrão. Essa mentira quase causou um grande mal para todos, inclusive para a relação entre Abrão e Sarai.

 

A mentira é um problema grave em qualquer relacionamento, e na família não é diferente. Ela quebra a confiança e a transparência entre as pessoas e pode gerar grandes conflitos. A Bíblia nos ensina que devemos sempre falar a verdade, mesmo que isso nos cause problemas. Em Provérbios 12.22, lemos: "Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite".

1. As consequências da mentira na família

A mentira pode causar diversas consequências negativas na família. Ela pode gerar desconfiança, insegurança, mágoa e até mesmo raiva entre os membros da família. Além disso, a mentira pode prejudicar a saúde emocional e espiritual dos envolvidos, gerando sentimentos de culpa e remorso.

A Bíblia nos alerta sobre os perigos da mentira. Em Efésios 4.25, Paulo escreve: "Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros". Devemos buscar sempre a verdade e a transparência em nossas relações, especialmente na família.

2. Como evitar a mentira na família

Para evitar a mentira na família, é necessário cultivar a confiança e a transparência entre seus membros. Devemos falar a verdade e encorajar nossos familiares a fazer o mesmo, mesmo que isso nos exponha a situações difíceis. Também é importante manter um diálogo aberto e sincero em família, para que possamos expor nossas preocupações e resolver possíveis conflitos.

Além disso, é fundamental buscar a Deus em oração e meditação, para que Ele nos ajude a vencer a tentação da mentira. Em Colossenses 3.9-10, Paulo escreve: "Não mintais uns aos outros, pois já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo, o qual se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou".

Conclusão

A história de Abrão e Sarai nos ensina valiosas lições sobre a vida em família. Podemos aprender com seus acertos e erros, e aplicar esses ensinamentos em nossas próprias relações familiares.


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

Post Bottom Ad