Lições Betel: Lição 7 A Fé no Servo – O Evangelho dos Milagres (Classe Adultos)

Lições Bíblicas BETEL: 1° Trimestre de 2023 |

1° Trimestre De 2023 | TEMA: O EVANGELHO DE MARCOS – O Servo e a missão no serviço da obra de Deus

TEXTO ÁUREO

“Por isso, vos digo que Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis a tê-lo-eis.” Marcos 11.24

VERDADE APLICADA

Na vivência dos problemas a das adversidades da vida, perseveremos na fé cristocêntrica.


OBJETIVOS DA LIÇÃO

MOSTRAR que a fé é fundamental para o milagre.

ENSINAR que recorrer a Jesus e vivenciar milagres.

EXPLICAR que milagres são possíveis aos que creem.


TEXTOS DE REFERÊNCIA

MARCOS 2

1- E, alguns dias depois, entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.

3- E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro.

5- E Jesus, vendo-Lhe a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.

6- E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:

7- Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?

10- Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),

11- A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.

 

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA Mt 12.22

O Servo não hesitava em socorrer a todos.

TERÇA Mt 13.58

A falta de fé impede a atuação do Servo

QUARTA Mt 19.26

Para o Servo não há nada impossível.

QUINTA Jo 2.11

Os milagres do Servo foram dos mais diversos.

SEXTA Jo 6.14

Jesus realizou grandes milagres entre o povo.

SÁBADO At 2.22

O milagre serve para ajudar a crer no Servo.

HINOS SUGERIDOS 476, 484, 519

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que o Senhor resolva as causas impossíveis.

 

ESBOÇO DA LIÇÃO

INTRODUÇÃO

1- A fé no Servo a as suas consequências

2– Recorrer ao Servo a vivenciar milagres

3- A fé no Servo nos mantém firmes

CONCLUSÃO

 

INTRODUÇÃO

Veremos na presente lição o poder e a compaixão do Servo demonstrados na operação de milagres, assim como a relevância da fé cristocêntrica, que se expressa no clamor, na busca, submissão a perseverança por parte dos necessitados.

PONTO DE PARTIDA: Os milagres de Jesus têm propósitos.

 

1.  A FÉ NO SERVO E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS

O evangelho de Marcos traça com grata que todos aqueles que recorreram ao Servo com fé foram socorridos por Ele. Pode-se dizer, portanto, que essa fé verdadeira em Jesus Cristo, além de nos salvar do inferno, traz cura para alma e o corpo.

 

1.1. Os amigos do paralítico demonstram fé no Servo.

Certa ocasião, Jesus estava em Cafarnaum. Imediatamente, se espalhou a notícia de que Ele se encontrava em uma determinada casa. Mediante a esta informação, se reuniram tantas pessoas, que não havia mais lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Marcos escreve que, enquanto Jesus estava anunciando a Palavra, quatro amigos trouxeram um paralítico para ser curado pelo Servo.

 

Entretanto, devido a toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Movidos por uma fé gigante, estes amigos venceram as dificuldades que o momento apresentava, quando tomaram a atitude de abrir um buraco no telhado da casa, fazendo o amigo chegar até a presença de Jesus, o Servo, onde aconteceu o milagre [Mc 2.4].

 

• Bíblia de Estudo Holman: “Descobriram o telhado traduz literalmente “destelharam o telhado “: As casas na Palestina, em sua maioria, eram estruturas de um pavimento, com telhado piano e uma escadaria externa. O telhado era usado para trabalhar, secar roupas, dormir e orar. Em cima das vigas mestras, pequenas varas ou ramos eram colocados e cobertos com palha e barro. Fazendo um buraco (lit. “tendo escavado”) dá a entender que fragmentos devem ter caído nas pessoas que estavam em baixo. Leito era uma cama confortável dobrável de uma pessoa pobre.”

 

1.2. Um dos principais da sinagoga demonstrou fé no Servo.

Na passagem em que Jairo recorre ao Servo podemos nos aprofundar sobre a fé! Pois, toda narrativa de Marcos mostra que Jesus e a esperança dos desenganados. Esta abordagem de um pai aflito nos mostra que o impossível pode acontecer quando Jesus intervém.


Presenciamos neste evangelho que após Jesus curar o endemoniado de Cafarnaum [Mc 1.21-26]; curar a sogra de Pedro [Mc 1.29-31]; curar um leproso [Mc 1.40-42]; curar o paralítico de Cafarnaum [Mc 2.11-12]; curar um homem que tinha uma das mãos mirradas [Mc 3.1-5]; curar uma mulher que tinha um fluxo de sangue [Mc 5.25-34], Ele, agora, ressuscita a filha única de um líder religioso, mostrando que Ele também tem poder sobre a morte [Mc 5.35-43].

 

• Comentário Bíblico Beacon: “Acompanhado pelos três discípulos, Jesus realizou um serviço pastoral que tocou aquelas pessoas, assim como um bom ministro de Jesus Cristo deve fazer. Ele tomou consigo o pai e a mãe da menina e os que com Ele estavam, e entrou onde a menina estava. A presença de outras pessoas com Jesus no quarto teria valor testemunhal, e, também, satisfaria o sentido judaico de propriedade. Em um gesto característico (cf.1.31), Jesus tomou a mão da menina [Mc 5.41] e chamou-a, talvez da mesma maneira que os seus pais frequentemente a despertavam do seu sono: “Levante-se, minha filha’: Talita cumi talvez sejam as verdadeiras palavras proferidas por Jesus, pois Ele falava aramaico.”

 

1.3. Uma estrangeira demonstrou fé no Servo.

Marcos diz que a intenção de Jesus ao entrar em uma casa nos termos de Tiro e Sidom era que ninguém soubesse de Sua presença aqui [Mc 7.24]. Entretanto, vemos que Ele não pode manter-se distante da execução de sua missão. Marcos conta que apareceu uma mulher cananéia que faz uma petição não para ela, mas para o Servo libertar sua filha das forças que a oprimiam.

 

É curioso observar que Jesus contrapõe de maneira, no mínimo curiosa, o pedido daquela mãe desesperada quando diz: “(…) Deixa primeiro saciar os filhos, porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.” [Mc 7.27]. É bom que se diga que alguns estudiosos da Bíblia são unânimes sobre esta interpretação. Para eles “filhos” trata-se de uma alusão aos judeus, enquanto que “cachorrinhos” se refere aos gentios.

 

Notamos que esta mulher, além de mediadora, era também sabia, pois respondeu ao Servo corretamente e, assim, Ele responde positivamente e realiza o pedido daquela mãe.

 

• Dewey M. Mulholland (Marcos: introdução e comentário, Vida Nova, 1999, p. 124): “Como diz Joachim Jeremias, “a fé da mulher gentia não consiste no fato de que ela dá a Jesus uma resposta rápida, mas no fato de que com seu “Sim, Senhor, mas” ela o reconhece como o doador do da vida (v 28). Ela “declara-se satisfeita com uma migalha daquilo que está destinado a Israel “.

 

EU ENSINEI QUE:

A fé é um item imprescindível para quem deseja viver para Deus. Neste sentido, devemos andar com pessoas de fé que nos aproximam de Deus a nos auxiliam a suportar os infortúnios da vida.

 

2. RECORRER AO SERVO É VIVENCIAR MILAGRES

Montando um cenário glorioso e rico, Marcos relata que, nos dias de Jesus, muitas pessoas que recorreram ao Senhor e por Ele foram tocadas, receberam a cura das suas enfermidades.

 

2.1. Recorreram a Jesus pela cura da sogra de Pedro.

Nos três anos do Seu ministério na Terra, Jesus realizou vários milagres. Um desses milagres foi a cura da sogra de seu discípulo Pedro. Marcos informa que, ao entrar na casa de Pedro, falaram do estado de saúde da pobre mulher que estava febril [Mc 1.30]. Diante da seriedade do problema, Jesus não hesita em ter misericórdia daquela pobre mulher.

 

Afigura-se entre os evangelhos que uma das razões da cura dos enfermos no ministério de Jesus estava em Sua capacidade de demonstrar compaixão: “Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão e levantou-a; e a febre a deixou, e servia-os.” [Mc 1.31]. No texto encontra-se o registro de que Jesus repreendeu a febre e aquela mulher foi imediatamente curada e passou a lhe servir.

 

• Bíblia de Estudo Holman: A casa de Simão e de André era grande o suficiente para acomodar a Jesus a seus seguidores. Arqueólogos identificam uma casa perto da sinagoga de Cafarnaum. A menção da sogra de Simão indica que Pedro era casado. 1 Coríntios 9.5 sugere que a mulher de Pedro o apoiava em seu ministério.

 

2.2. O leproso recorreu ao Servo por sua cura.

Por falta de espaço não é possível relatar aqui todos os milagres realizados por Jesus. Contudo, os muitos milagres relatados nos quatro evangelhos foram escritos para que tivéssemos fé que Jesus é o Cristo, o Servo de Deus.


Um destes milagres realizados pelo Servo, encontramos nos evangelhos sinóticos, quando um leproso se aproxima dEle, rogando-lhe que o cure daquela terrível enfermidade: “E aproximou-se dele um leproso, que, rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me:’ [Mc 1.40]. Nesta hora assistimos que mais uma vez o Filho de Deus teve compaixão e disse: “Quero ser limpo” [Mc 1.41].


Afigura-se que após dizer essas palavras no mesmo instante a lepra desapareceu e aquele homem ficou curado [Mc 1.42].


• Bispo Abner Ferreira: “A fé é imprescindível em nosso relacionamento com Deus [Hb 11.6]. A vida cristã não se baseia no que vemos, mas no que cremos. E por esse motivo que a fé é tão importante para todos nós.”

 

2.3. O cego Bartimeu recorreu ao Servo por sua cura.

Não temos dúvidas alguma de que, ao restabelecer a visão ao cego Bartimeu, Jesus transformou todas as áreas da vida daquele homem. Podemos dizer que Bartimeu agradou ao Servo, pois, mostrou ser um homem de fé. Marcos relata que, ao ouvir alguém dizer ser Jesus de Nazaré que estava passando por ali, o cego começou a gritar dizendo: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim [Mc 10.47].


Observamos na história deste cego o verdadeiro motivo pelo qual a Bíblia enfatiza que será fé e impossível agradar a Deus [Hb 11.6]. Se bem observado, Bartimeu podia ser cego fisicamente, contudo conseguia enxergar o invisível.

 

• Bíblia de Estudo Holman: “Este relato contrasta o que o cego podia ver com aquilo que os discípulos não podiam [Mc 10.35-45]. A cidade de Jericó estava a 27 quilômetros a nordeste e aproximadamente 1.000 metros abaixo de Jerusalém. A grande multidão era de peregrinos da Páscoa. Esta é a segunda vez que Marcos identificou Jesus como de Nazaré [Mc 1.24] e a única vez neste Evangelho em que alguém se dirigiu a Jesus como Filho de Davi, designação messiânica baseada em 2Samuel 7.11-14; Marcos 11.10; 12.35-37.

Em contraste com a cura do cego em 8.22-25, Jesus simplesmente anunciou a cura de Bartimeu. Salvou e a palavra grega “sozo’: Ela pode se referir a cura física e a salvação espiritual. Bartimeu experimentou as duas.”


EU ENSINEI QUE:

Quando precisamos de ajuda, Jesus o nosso socorro bem presente. Podemos ter a certeza de que Ele não nos abandona na hora da dificuldade.


3. A FÉ NO SERVO NOS MANTÉM FIRMES

A Bíblia nos faz ver que não estamos desamparados. Estamos certos de que quando estamos enfadados e não sabemos mais o que fazer, podemos recorrer a Jesus, confiando que Ele nos socorrerá.

 

3.1 . A fé no Servo realiza o impossível.

Marcos descreve que Jesus saiu dos termos de Tiro e Sidom e foi até o mar da Galileia pela região de Decápolis. O fluxo da história nos faz ver que nesta hora algumas pessoas trouxeram-lhe um homem que era surdo e falava com dificuldades, estes rogaram a Jesus que pusesse a mão sobre ele [Mc 7.32].

 

Como podemos ver, Jesus tira o homem do meio da multidão, põe os dedos nos ouvidos dele e cuspindo tocou na língua do homem. Nesta hora Jesus olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem: “Efatá, isto é, abre-te” [Mc 7.34]. Como é visto naquele instante os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.

 

• Comentário Bíblico Beacon: “Foi assim que Jesus falou com sinais ao homem que não podia ouvir. Seus gestos mostram que com o poder que vinha do alto e pela palavra da sua boca Ele iria abrir os ouvidos que estavam fechados e libertar a língua da escravidão. O surdo e gago deve ter lido os lábios do Senhor quando Ele lhe disse: Efatá, isto é, abre-se (ou abra completamente).

 

Logo o aflito homem começou a ouvir e falar claramente (confirmando a opinião de que não era completamente mudo, mas que falava com dificuldade). A promessa de Isaías 35.6 havia se cumprido: “E a língua dos mudos cantará”

 

3.2. A fé no Servo faz a diferença.

Talvez você me pergunte: “Mas como manter a fé diante de tantas aflições? Daí não ser exagero responder que sabemos que não é simples, contudo, entendemos que, através da fé em Jesus, testemunharemos o agir e a providência de Deus em nosso viver.

 

Para que sejamos bem compreendidos, é bom que se diga que quando sentirmos que estamos enfraquecidos na fé, devemos pedir a Jesus que não nos deixe descuidar, que nos sustente na direção certa, assim nossa fé estará sempre em ascensão e fará com que não nos aflijamos diante das dificuldades, não se angustie diante das incertezas. Neste sentido devemos orar e crer que para Nosso Senhor não há impossível, porque nossa fé em Deus fará toda a diferença.

 

• Pastor Cesar Roza de Melo: Em Isaías 53 é profetizado que o Messias tomaria as nossas dores e enfermidades e as levaria sobre si. Só no evangelho de Marcos encontramos o relato de 18 milagres efetuados pelo Servo do Senhor, promovendo a cura física das pessoas. Marcos diz que Seu poder era tanto que as pessoas arrojavam sobre Ele para lhe tocarem [Mc 3.10].

 

3.3. A fé no Servo produz milagres.

Podemos dizer sem medo de errar que não basta apenas acreditar em nosso Senhor se não expressarmos nossa fé nEle. Notamos que Marcos em seu evangelho nos mostra que se depositarmos nossa fé em Jesus, é possível testemunharmos o milagre em meio às tempestades da vida.

 

Neste evangelho assistimos que, enquanto o Filho de Deus esteve na terra, Ele sempre socorria os necessitados que eram conduzidos até Ele. Desse modo podemos dizer que a fé em Jesus Cristo é um manancial inesgotável de possibilidades.

 

• Bispo Abner Ferreira: “O texto sagrado registra: “(…) pela fé, venceram…” [Hb 11.33]. A fé que faz a diferença produz vitória, pois uma fé cristocêntrica [1Jo 5.4-5]. Não significa que o discípulo de Jesus Cristo não passe por momentos difíceis e trabalhosos. Enquanto estivermos debaixo do sol, estaremos sujeitos a privações, dores, tentações diversas, oposição a outras adversidades. Mas significa que a fé em Cristo não atua apenas para salvação, mas, também, para sustento e provisão durante nosso viver neste mundo.”


EU ENSINEI QUE:

A fé que determina vitória não está repousada em méritos pessoais a no contentamento dos prazeres humanos, ou na concretização de sonhos, todavia em Jesus Cristo, o Servo de Deus.


CONCLUSÃO

Como visto na lição, o milagroso agir do Servo está intimamente relacionado ao exercício de Seu ministério porque Seus milagres são a confirmação de Sua divindade e o testemunho do cumprimento das promessas de Deus para o Seu povo.

Veja mais lições Betel Aqui


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !