Lição 7 Noé e o Recomeço da Vida (Adolescentes)

Escola Dominical, Classe: Adolescentes – 1° trimestre de 2023 - CPAD

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 6.13-22; 8.15-22

MENSAGEM

“Mas o Senhor Deus aprovava o que Noé fazia.” Gênesis 6.8

DEVOCIONAL

Segunda » Dt 32.4

Terça » Sl 51.17

Quarta » Is 54.9

Quinta » 1 Pe 3.20

Sexta » Hb 11.7

Sábado » Mt 24.37-39

Vamos Descobrir

Imagine Deus olhar para terra e encontrar apenas um homem que lhe agracie. Isto é o que aconteceu nos dias de Noé e sua família. O pecado dominava a terra de forma tão intensa, que somente esse justo buscava andar de forma reta diante do Criador. Foi nesse contexto que Deus decidiu extinguir a raça humana para em seguida fazer um novo povo. Noé viveu experiências que nunca pensou serem possíveis: receber de Deus a missão de construir a arca para salvação da espécie humana e muitos animais, vivenciar o terror do dilúvio sobre a terra e depois ser parte de uma aliança com Deus.


Hora de Aprender


I- QUEM FOI NOÉ

1. Noé e sua família.

Noé era descendente de Sete, filho de Adão (Gn 5.7). Noé era filho de Lameque e neto de Matusalém (Gn 5.25,28), o homem com maior idade registrada na Bíblia (Gn 5.21). Além disso, era bisneto de Enoque, o homem que andou com Deus e foi arrebatado (Gn 5.24). Quando Noé nasceu, seu pai profetizou:”[…] este menino vai trazer descanso para nós” (Gn 5.29). Noé era casado e pai de três filhos, Sem, Cam e Jafé (Gn 5.32). Ele era um homem justo e obediente a Deus (Gn 6.9). Noé é um dos heróis da fé, pois temeu a Deus e creu quando ouviu sua voz (Hb 11.7).


2. Os contemporâneos de Noé.

Os homens se multiplicaram e foram se espalhando pela face da terra (Gn 6.1). Os descendentes de Adão deveriam contar a história do Éden uns aos outros para prevenir o homem de cometer novos pecados diante de Deus. Porém, “[…] o Senhor viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas” (Gn 6.5). A triste conclusão é que houve a multiplicação do mal, e não da retidão e da gratidão.


3. A insatisfação de Deus com os homens.

O Criador ficou muito “triste e com o coração tão pesado” (Gn 6.6) que decidiu extinguir toda a raça humana (Gn 6.7,12). Deus é sempre justo e não comete erros (Dt 32.4). A decisão em tomar medida tão dura contra os contemporâneos de Noé foi porque a medida do pecado deles atingiu um nível muito alto. Se houvesse pessoas com um coração voltado para Deus, com arrependimento e súplicas, não haveria necessidade de um juízo tão duro. Apenas Noé e sua família faziam o que agradava a Deus (Gn 6.9-12).


II- DEUS MANDA 0 DILÚVIO

1. O anúncio das muitas águas.

Deus aprovava a conduta de Noé entre seus contemporâneos. O filho de Lameque estava sempre em comunhão com Deus (Gn 6.10). Em certa ocasião, o Criador se apresentou a Noé e anunciou seu plano de destruir toda a raça humana (Gn 6.13). O Senhor estava decidido e sua determinação não poderia ser impedida.


2. Instruções para a arca.

Para preservar os homens e os animais na face da terra, Deus orientou Noé iniciar um grande projeto de engenharia naval O justo homem deveria construir uma grande arca de madeira, para que nela sua família e muitos animais fossem abrigados e não morressem afogados (Gn 6.14) A arca tinha dimensões muito grandes: 133 metros de comprimento, 22 metros de largura e 13 de altura. Por dentro, a arca tinha compartimentos divididos em três andares, portas, além de ter todas as brechas tapadas com piche (Gn 6.14-16).

 

3. O dilúvio sobre a terra.

Chegado o tempo, no grande barco entraram Noé, sua esposa, seus filhos e as noras do patriarca (Gn 7.7,11-13). E com eles, todos os animais que Deus determinou que também entrassem na embarcação (Gn 7.8,9,14-16). O Senhor Lacrou a porta da arca (Gn 7.16). Dos céus e das grandes fontes jorraram águas em abundância por 40 dias e 40 noites (Gn 7.10-12). No Éden, o pecado causou a expulsão do homem, abriu portas para a morte e provocou a maldição da terra. Sob o dilúvio, uma vez mais, a humanidade sofreu por causa das iniquidades. Tudo que tinha fôlego, homens, aves e animais terrestres, mas que estavam fora da arca, morreu (Gn 7.21-23).

 

III – A ALIANÇA DE DEUS COM NOÉ E TODA CRIAÇÃO

1. O fim do dilúvio.

As águas do dilúvio subiram, levantaram a arca que ficou boiando sobre a terra (Gn 7.17,18). Passados 150 dias do dilúvio, as águas começaram a baixar, quando Deus mandou um vento soprar sobre a terra (Gn 7.24; 8.1). Noé, para verificar as condições da terra, da janela da arca soltou um corvo, que foi e voltou, sem encontrar terra seca (Gn 8.7).

 

E, depois, soltou também uma pomba (Gn 8.8,9); depois de sete dias, soltou novamente a pomba, que dessa vez levou ao patriarca uma folha de oliveira (Gn 8.10,11), por fim, em mais sete dias tornou a soltar a ave, que não mais retornou para a arca (Gn 8.12). Passado cerca de 1 ano, desde o início do dilúvio, a terra estava bem seca (Gn 7.11; 8.13,14).

 

2. Noé sai da arca.

Sob orientação divina, Noé, sua mulher, seus filhos e noras saíram da arca, juntamente com todos os animais (Gn 8.16-19). A única família do mundo contemplava a nova terra, sem outros seres humanos. Os animais existentes eram somente os que saíram da arca. Nesse novo cenário, a primeira coisa que Noé fez foi construir um altar para adorar a Deus (Gn 8.20). Homens e mulheres que temem a Deus estão sempre preocupados em buscar ao Senhor em oração e súplicas, independente das circunstâncias.

 

3. O pacto de Deus com a criação.

O cheiro do sacrifício de Noé chegou até o Senhor, que se agradou daquela adoração. Deus, então, fez uma promessa para toda humanidade: Nunca mais vou amaldiçoar a terra por causa da raça humana […]. Também nunca mais destruirei todos os seres vivos, como fiz desta vez. Enquanto o mundo existir, sempre haverá semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn 8.21,22).

 

Então, Deus abençoou Noé e sua família, para que se multiplicassem e se espalhassem sobre a terra e para dominarem sobre os animais (Gn 9.1-3). Esta benção era semelhante àquela dada a Adão e Eva (Gn 1.28). Para firmar sua aliança, o Criador colocou no céu o arco-íris (Gn 9.11-13). Ele é a lembrança de que Deus prometeu e vai cumprir o que foi dito, é sinal de que o Criador tem um compromisso com toda a criação. Em Noé, Deus marcou o recomeço da vida para toda a criação.

 

CONCLUSÃO

O dilúvio foi a resposta de Deus diante do aumento generalizado do pecado sobre a face da terra. No entanto, Deus não exterminou a raça humana em sua totalidade. Preservou a humanidade, através de Noé e sua família. Mais uma vez Deus demonstrou misericórdia com sua criação.


Pense Nisso

O Senhor continua detestando o mal. O nível de maldade dos homens parece não diminuir. Mas, nós, cristãos, somos diferentes. Estamos neste mundo para fazer a luz de Cristo brilhar. Assim, como Noé deu bom testemunho em sua geração, nós devemos agir como verdadeiros filhos de Deus, vivendo em santidade e nos distanciando do pecado.

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !