Lição 1 Criacionismo x Evolucionismo (Adolescentes) - Subsídios Dominical🎓

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

Lição 1 Criacionismo x Evolucionismo (Adolescentes)

Escola Dominical, Classe: Adolescentes – 1° trimestre de 2023 - CPAD

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 1.26-31; 2.7

MENSAGEM

“Então Deus disse: — Que haja luz! E a luz começou a existir.” Gênesis 1.3

DEVOCIONAL

Segunda » Gn 1.1

Terça » Gn 2.7

Quarta » Jó 38.1,4

Quinta » Ne 9.6

Sexta » Is 48.13

Sábado » Jr 10.11,12

Vamos Descobrir

Você já ouviu falar sobre Criacionismo e Evolucionismo? A Bíblia ensina claramente que Deus criou o mundo e o ser humano. Por outro lado, é comum o ensino escolar, da proposta evolucionista, que é contrária à verdade bíblica, ensinar algo distinto. Saiba que a Bíblia está correta e não erra no relato da Criação. O Criacionismo é o ensino que defende que tudo o que existe foi criado por Deus. Já o Evolucionismo nega essa possibilidade.

Hora de Aprender

I- O ENSINO DA CRIAÇÃO DIVINA

1. Uma doutrina fundamental.

A Bíblia Sagrada, em seu primeiro versículo, afirma: “No começo Deus criou os céus e a terra” (Gn 1.1). Esse texto deixa claro que Deus é Criador. O verso também é a introdução de todo relato da criação, o que envolve os céus, as águas, a terra, o reino vegetal, os astros, os seres marinhos, aves, animais e a raça humana (Gn 1.1-27). O Senhor fez tudo o que desejou fazer (Sl 135.6), ninguém o aconselhou para que tomasse suas decisões (Is 40.14).


2. A criação aponta para o Criador.

Ao olharmos para o universo notamos que não é possível supor que ele veio a existir aleatoriamente. Nos últimos anos da década de 1990, os cientistas descobriram que existem 29 características do universo, precisamente ajustadas, para que a vida na terra seja possível. Outro cientista, ganhador do Nobel de Física em 1978, afirmou que as observações da ciência moderna apontam para uma criação sobrenatural. Em resumo, seria impossível o planeta Terra existir em condições perfeitas para a vida, a não ser que tenha sido planejado para este fim. Tal combinação é chamada de “sintonia fina”. O profeta Isaías, há milhares de anos, já anunciou que Deus é quem criou todas as coisas (Is 45.18).


3. A precisão científica da Bíblia.

A Bíblia não é um manual científico. No entanto, ela apresenta muitas afirmações relacionadas ao campo da ciência. Vejamos alguns exemplos que a Bíblia mostra há milhares de anos, mas que a ciência só descobriu recentemente:

• O ciclo hidrológico (Jó 36.27,28; Ec 1.7);

• A terra está suspensa no vazio (Jó 26.7);

• O ar é pesado (Jó 28.25);

• Tempo, espaço e matéria tiveram um começo (Gn 1.1,17,18; Jo 17.5; 1 Co 2.7);

• A terra é uma esfera (Is 40.22);

• As estrelas são incontáveis (Jr 33.22).


Há vários outros exemplos que demonstram a grandeza da Palavra de Deus, do Senhor e das verdades bíblicas sobre a ordem natural do mundo. Tudo isto deve levar o ser humano a crer em Deus e ter confiança no relato das Escrituras.

II- A TEORIA DO EVOLUCIONISMO

1. O que significa.

Evolucionismo é a teoria que defende o surgimento da vida através da evolução lenta e gradativa das espécies. Tal ideia é contrária à doutrina bíblica de que Deus criou os homens, a natureza e os animais. Segundo a proposta evolucionista, ao longo de milhares de anos e por meio de sucessivas etapas, os seres vivos sofreram adaptações, de acordo com o ambiente no qual viviam, até chegarem ao estado atual.


2. O pressuposto naturalista.

O Evolucionismo está apoiado no naturalismo. Filosoficamente, o naturalismo defende a ideia de que apenas as leis e forças naturais operam no mundo. Nessa hipótese, não há espaço para o sobrenatural. Logo, as idéias naturalistas excluem Deus de todas as suas conclusões. Portanto, neste campo, todos já iniciam as investigações científicas partindo do pressuposto de que não é aceitável nenhuma proposta sobrenatural.


3. O Evolucionismo não pode ser provado cientificamente.

Infelizmente, a teoria evolucionista não é ensinada como uma hipótese ou sugestão para explicar o surgimento da vida, mas como verdade absoluta. Uma vez assim colocada diante dos alunos, faz com que o Criacionismo pareça ser uma explicação anticientífica e sem fundamentos sólidos. Entretanto, a verdade é que as conclusões de cientistas evolucionistas estão cheias de suposições e hipóteses não comprovadas cientificamente. Em pontos das pesquisas em que não há certeza ou comprovação, eles fazem conclusões forçadas e que descartam Deus e o fator sobrenatural do cenário. Até hoje, a teoria evolucionista não foi comprovada cientificamente.


III – A PALAVRA DE DEUS PERMANECE PARA SEMPRE

1. O Evolucionismo e o registro fóssil.

Talvez alguém questione: “os fósseis comprovam o Evolucionismo?” — Não. Se comprovasse, deveriam ser encontrados fósseis que demonstrem a suposta transição nas espécies. Por exemplo, deveria haver muitos fósseis de animais em transição da água para a terra. Os registros fossilizados até indicam alguma pequena alteração nas formas de vida, mas nada que apoie de forma robusta a teoria da evolução (Rm 1.25).


2. O testemunho bíblico sobre a criação.

Vários textos bíblicos dão testemunho da criação divina, como relatada em Gênesis (Sl 102.25; Pv 3.19; Cl 1.16; Hb 1.10). O Senhor colocou a terra em seu preciso lugar para que fosse habitada (Is 45.18). O profeta Isaías declarou: “O Senhor Deus criou os céus e os estendeu; formou a terra e tudo o que nela existe e deu vida e fôlego a todos os seus moradores […]” (Is 42.5). Deus falou por meio do profeta: “Fui eu que fiz a terra e criei os seres humanos para morarem nela. Com as minhas próprias mãos, estendi o céu e ordenei que o sol, a lua e as estrelas aparecessem” (Is 45.12).


3. A palavra de Deus sempre permanecerá.

Paulo declarou que desde que o Pai criou o mundo, suas qualidades podem ser vistas na criação (Rm 1.20). Mas, muitos homens se recusam a reconhecer o Senhor como Criador e não lhe dão glória; antes, são ingratos. Por causa disso, suas mentes estão vazias e cheias de escuridão (Rm 1.20,22). Apesar de todo esforço tolo do ser humano, Deus nunca deixará de ser o único e sublime Criador. Sua Palavra é a verdade e permanecerá para sempre (1 Pe 1.24,25).


CONCLUSÃO

O Criacionismo bíblico é a verdade sobre a origem da vida. O Evolucionismo não se apoia em verdades científicas confiáveis. Deus criou tudo o que existe. É Ele quem mantém a natureza e a vida humana. Ele é o dono de toda a Criação (Sl 24.1).


PENSE NISSO

Você já se sentiu desconfortável na escola ao ver a teoria da evolução ser ensinada como única verdade? Esta lição é um chamado de Deus para que você dedique seus esforços para compreender mais sobre o Criacionismo. Certa vez, um cientista disse: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muita, nos aproxima”.

👇 VEJA TAMBÉM Lições 👇

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad