Ev. Jair Alves | Lição 6: A Sutileza das Ideologias Contrárias à Família [Subsídios ebd]

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  3° Trimestre de 2022

Subsídio: Ev. Jair Alves

Estudaremos a família como um projeto idealizado pelo próprio Deus. Apresentaremos três formas de ataques contra a família e veremos acerca do papel dos pais e da igreja em relação a família.

1. FAMÍLIA, PROJETO DE DEUS

1.1. Definição de família.

Família é a comunidade constituída por um homem e uma mulher, unidos por laço matrimonial, e pelos filhos nascidos dessa união.

Quatro princípios básicos da Família (Gn 2.24,25)

👉 INDEPENDÊNCIA: Por isso, o homem deixa pai e mãe.

👉 UNIÃO: e se une à sua mulher.

👉 UNIDADE: tornando-se os dois uma só carne.

👉 INTIMIDADE:  Ora, um e outro, o homem e a sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam (Gn 2.25 – NAA).


1.2. Quem idealizou a família?

Deus uniu o homem à sua mulher, a fim de serem “uma só carne” (Gn 2.24). Deus viu que a solidão não seria boa para o homem (Sl 68.6; 113.9). Por isso, fez-lhe uma adjutora (auxiliadora) para viver em sua companhia (Gn 2.18,21-23), sendo assim a família foi projetada pelo próprio Deus.


1.3. Fundamentos da família.

A união conjugal tem de ser monogâmica, heterossexual e indissolúvel.

A) Casamento monogâmico: se refere ao regime segundo o qual uma pessoa pode ter somente um cônjuge, enquanto estiver casada.

B) Casamento heterossexual: é casamento constituído por um homem e uma mulher.

O casamento bíblico é a união de um homem com uma mulher até que a morte os separe. Fora disso, qualquer tipo de união conjugal é “abominação ao Senhor” (Lv 18.22; 20.13; Rm 1.27; 1 Co 6.10).

-“Casamento Monogâmico e Heterossexual  - Ao instituir o casamento, Deus ordenou: “o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne” (Gn 2.24, NVI). Isso significa que a união monogâmica (um homem e uma mulher) e heterossexual (um macho e uma fêmea) sempre fez parte da criação original de Deus” (Pr. Douglas Baptista).

 

1.4. Principais ataques contra a Família.

A) Ideologia de Gênero.

(1) Conceito de ideologia.

A palavra “ideologia” é composta pelos vocábulos gregos eidos, que indica “ideia”, e logos, com o sentido de “raciocínio”. Assim, ideologia significa qualquer conjunto de ideias que se propõe a orientar o comportamento, a maneira de pensar e de agir das pessoas, seja individualmente, seja em sociedade. Em um sentido amplo, a ideologia se apresenta como aquilo que seria ou é ideal para um determinado grupo.


(2) Alerta sobre a ideologia de gênero.

Na sociedade pós-moderna, a “ideologia de gênero” é conhecida como “ausência de sexo”. Esse conceito alega que o ser humano nasce sexualmente neutro. Afirmam que os gêneros — masculino e feminino — são construções culturais impostas pela sociedade.

Entretanto, Jesus disse que Deus criou homem e mulher (Mt 19.4). Quando Deus criou o primeiro casal os chamou de macho e fêmea (Gn 1.27). Sendo assim, os gêneros masculino e feminino é uma criação do próprio Deus.

À luz da Santa Bíblia criança NÃO passa a decidir depois de crescida se quer ser menino ou menina. Ela já nasce macho ou fêmea (Gn 1.27).


B) A permissividade da homossexualidade.

O homossexualismo é um ataque frontal ao casamento (Lv 18.22; 20.13; 1 Co 6.9-10; 1 Tm 1.10).

Quem assim procede, sofrerá o juízo divino (Gn 19.5,24; 1 Rs 14.24; Rm 1.26; Hb 13.4; Jd v.7; Gl 6.7).

C) A banalização do divórcio.

Quem pensa que o divórcio deve ser algo normal, está errado, pois o casamento bíblico é feito para durar. Jesus disse que o que Deus ajuntou não separe o homem (Mt 19.6).

🔥 Veja a continuação na:

Revista Cristão Alerta: 3° Trimestre de 2022: Os Ataques Contra a Igreja de Cristo – Clique Aqui



CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 


Imagens de tema por friztin. Tecnologia do Blogger.