Deus em Forma de Anjo: Uma Análise de Gênesis 18.1-15 - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Deus em Forma de Anjo: Uma Análise de Gênesis 18.1-15

Gênesis 18.2 - E levantou os olhos e olhou, e eis três varões estavam em pé junto a ele.

Um desses três varões era uma manifestação de Deus (Gn 18.1,13) em forma humana, e os outros dois eram anjos que apareceram como homens. É possível que Abraão não tenha reconhecido, logo de início, que os visitantes eram Deus e dois anjos.

Através de uma teofania Abraão, viu, saudou e hospedou Deus (Gn 18.1-8). Deus apareceu a Abraão como o anjo do Senhor (Gn 22.11), apareceu também a Moisés como anjo do Senhor (Êx 3.1-6).


Deus se revelou de várias maneiras diferentes ao longo de toda a história. Ele apareceu e conversou com o homem nas teofanias do Antigo Testamento.

O QUE É TEOFANIA?

A palavra teofania combina duas palavras gregas, theos, “Deus”, e phainein, “mostrar, manifestar”, significando, portanto, “manifestação de Deus”.

OBJETIVO:

A manifestação existe para fazer com que a vontade divina se torne conhecida pelo receptor.


DUAS FORMAS DA TEOFANIA DE DEUS

Uma teofania pode ser manifestada sob uma forma humana ou sob uma forma simbólica.


A) FORMA SIMBÓLICA

A forma simbólica da teofania deve ser entendida em termos de presença real, através de um símbolo usado para expressar tal presença real. Em Génesis 15 a forma simbólica, “um forno de fumaça e uma tocha de fogo” (v.17), é, contudo, permeada por uma presença real.

Outros exemplos:

À glória que apareceu no monte Sinai (Êx 24.16), à nuvem que entrou no Tabernáculo (Êx 40.34-38; Lv 16,2), e que também entrou no Templo de Salomão (1 Rs 8.11).

Exemplos: Gênesis 12; 17; 18; 26; 28; 35


B) A FORMA HUMANA

Tais aparições são, geralmente, limitadas aos patriarcas em Gênesis 12; 17; 18; 26; 28; 35.

A PROMESSA DE UM FILHO PARA ABRAÃO (Gn 18.9-16)

Abraão recebeu uma teofania e pediu a Sara para assar alguns bolos para os visitantes celestiais. Ao ouvir pelo lado interno da tenda, ela sorriu com incredulidade pensando que esta profecia sobre seu filho seria algo impossível de se cumprir. O Senhor conhecia a atitude mais íntima de Sara (que era de zombaria), embora ela tenha tentado negar isto. A repreensão, “Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?”

 

Transformou sua dúvida em fé, e seu vigor físico foi divinamente renovado, permitindo que ela concebesse (Hb 11.11). A promessa foi cumprida através do nascimento de Isaque (Gn 21.1-7),

 

CONCLUSÃO

Três homens vieram visitar Abraão. Na verdade, dois deles eram anjos e o terceiro era o próprio Senhor. Abraão e Sara receberam os visitantes conforme a hospitalidade típica praticada no Oriente Médio, sem saber que eram anjos (Hb 13.2) e que um deles era alguém muito maior que os anjos.

 

Sara ouviu a conversa sobre ter um filho dentro de um ano e riu em seu íntimo, demonstrando incredulidade. O Senhor a exortou com a frase “Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR?”.

 

Apesar da dúvida de Sara, o Senhor tomou a repetir a promessa (Gn 18. 9-15). Hebreus 11.11 afirma que Sara era uma mulher de fé, a despeito de sua momentânea incredulidade.

A Deus tudo é possível (Mateus 19.26)

Artigo: SAJ

DICAS DE CURSOS BÍBLICOS








Post Bottom Ad