A Doutrina Maçônica Sobre Deus e o Deus dos Evangélicos - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

A Doutrina Maçônica Sobre Deus e o Deus dos Evangélicos

I. A DOUTRINA DOS MAÇONS SOBRE DEUS

Deus é, basicamente, o que percebemos que Ele é; a nossa ideia ou conceito de Deus torna-se o nosso Deus. Normalmente mencionado pelo termo vago e genérico “Divindade”, o deus da maçonaria pode ser o que escolhermos, mencionado genericamente como “O Grande Arquiteto do Universo”. No entanto, aqueles que prosseguem com os estudos mais avançados na maçonaria aprendem que Deus é a força da natureza, especificamente o Sol, com todos os seus poderes vivificadores.

 

Para os adeptos que estão no topo, os “avançados, esclarecidos”, essa adoração da natureza é considerada como a adoração aos princípios generativos (isto é, os órgãos sexuais), em particular, o falo (órgão reprodutor masculino).

 

A natureza humana também é adorada por alguns como “Divindade”, como também o são o Conhecimento e a Razão. Uma vez que a maçonaria é uma renovação das antigas religiões misteriosas pagãs, o seu deus também pode ser considerado como a Natureza, com seus deuses da fertilidade (relação sexual) representando o Sol e a Lua (no Egito, Osíris e Ísis).

 

(1) “[...] Uma vez que o conceito que cada homem tem de Deus deve ser proporcional à sua cultura mental e à sua capacidade intelectual e excelência moral, Deus é, na maneira como o homem o concebe, a imagem refletida do próprio homem” (Albert Pike, Morals and Dogma, 14º Grau, pág. 223).

 

(2) “[...] todas as religiões e todos os conceitos de Deus são idólatras, porque são imperfeitos e porque substituem uma ideia frágil e temporária... daquele Ser Impossível de Descobrir que pode ser conhecido apenas parcialmente e que pode, portanto, ser honrado, até mesmo pelos mais esclarecidos entre os Seus adoradores, somente em proporção à sua capacidade limitada de entendimento e imaginação a seu próprio respeito [...]” (Albert Pike, Morals and Dogma, 25º Grau, pág. 516).

 

(3) “O único Deus pessoal que a maçonaria aceita é a humanidade em sua totalidade... a humanidade, portanto, é o único Deus pessoal que existe” (J. D. Buck, Mystic Masonry, pág. 216).

 

(4) “Falo: uma representação do membro viril [o órgão sexual masculino], que era venerado universalmente como símbolo religioso... pelos antigos.

 

Era uma das modificações da adoração do Sol e um símbolo da capacidade de fecundação [engravidar] dos corpos celestes. O ponto maçônico no interior de um círculo [importante símbolo maçom] tem, sem dúvida, origem no falo” (Albert Mackey, Symbolism of Freemasonry, pág. 352).

 

(5) “Essas duas divindades [o Sol e a Lua, Osíris e Ísis, etc.] eram normalmente simbolizadas pelas partes reprodutoras do homem e da mulher, a que, em eras remotas, nenhuma ideia de indecência estava relacionada; o falo [o pênis] e Cites [órgão sexual feminino], emblemas da geração e produção e que, como tal, apareciam nos Mistérios [as religiões antigas, que revivem na maçonaria]. O lingam hindu era a união de ambos, como o barco e o mastro, e o ponto no interior do círculo [importantes símbolos maçons]” (Albert Pike, Morals and Dogma, 24º Grau, pág. 401).

 

(6) “A maçonaria, sucessora dos Mistérios [as religiões pagãs de Ísis, Osíris, Baal, Mithras, Tammuz, etc.], ainda segue o modo antigo de ensino” (Albert Pike, Morals and Dogma, Grau de Companheiro, pág. 22).

(7) “Embora a maçonaria seja idêntica aos antigos mistérios, isso acontece somente neste sentido qualificado, pois ela apresenta apenas uma imagem imperfeita do brilho dos mistérios, as ruínas de sua grandeza...” (Albert Pike, Morals and Dogma, Grau de Companheiro, pág. 23).

 

(8) “O Absoluto é a Razão. A Razão É por seus próprios meios. Ela É porque É... se Deus É, Ele o É pela Razão” (Albert Pike, Morals and Dogma, 28º Grau, pág. 737).

 

(9) “Essa é a lei imutável da Natureza, a Vontade Eterna da Justiça, que é Deus” (Albert Pike, Morals and Dogma, 32º Grau, pág. 847).

 

II. A DOUTRINA DOS EVANGÉLICOS SOBRE DEUS

Deus é um Espírito eterno, autoexistente, imutável, Todo-poderoso, onisciente e soberano. Existe um único Deus, que criou todas as coisas e que existe em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Deus Pai é revelado em seu Filho, Jesus Cristo, e é perfeito. Ele é santo e exige a santidade do seu povo.

(1) “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1).

(2) “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.24).

(3) “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6.4).

(4) “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.2).

(5) “Porque eu, o Senhor, não mudo [...]” (Ml 3.6).

(6) “[...] não há outro Deus, senão um só [...] o Pai, de quem é tudo [...] (1 Co 8.4,6).

(7) “Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno” (Jr 10.10).

(8) “O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo [...]” (Sl 45.6).

(9) “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um” (1 Jo 5.7).

(10) “[...] Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2).

(11) “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU [...]” (Êx 3.14).


Veja também:

SERÁ QUE EXISTEM PASTORES MAÇONS NA ASSEMBLEIA DE DEUS? Acesse Aqui

O QUE PENSA A MAÇONARIA SOBRE O "DEUS DA BÍBLIA"? Acesse Aqui


Artigo: Tom C. Mckenney | Veja mais em: Subsídios Dominical

PARCEIRO (a) da Escola Dominical

O nosso site tem gastos para permanecer no ar oferecendo conteúdos importantes para professores e alunos da Escola Dominical. Por favor seja parceiro (a) de nosso site.

FAÇA UMA PEQUENA DOAÇÃO, Clique em nosso Botão:

DOAR AQUI

Obs. Somos gratos por você fazer parte dessa parceria. Obrigado.

Post Bottom Ad