Subsídios EBD: Lição 13 A gloriosa esperança do apóstolo Paulo - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Subsídios EBD: Lição 13 A gloriosa esperança do apóstolo Paulo

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  4° Trimestre de 2021

🔥 Subsídios Bíblicos Completos Aqui

🔥 Lições Bíblicas Completas Aqui

Em nosso subsídio 12, tratamos sobre a coragem que o Apóstolo Paulo tinha diante dos sofrimentos  e até diante das ameaças de morte. Mas agora veremos que Paulo também tinha consciência da sua morte e da recompensa que lhe aguardava na gloria.

I. A GLORIOSA ESPERANÇA DE PAULO

1. Paulo e a esperança de uma recompensa da parte de Jesus (2 Tm 4.8).

Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2 Tm 4.8 – ARC).

 

E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível (1Co 9.25 – ARC).

Segundo o saudoso pastor Severino Pedro, comentarista e escritor da CPAD, o Senhor Jesus tem diferentes tipos de recompensas para seus seguidores fieis. Vejamos.

 

1.1 A coroa de glória.

“E, quando aparecer (na sua vinda) o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória” (1 Pd 5.4).

1.2 A coroa incorruptível.

“E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível” (1 Co 9.25).

1.3 A coroa de alegria.

“Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa...” (F1 4.1; 1 Ts 2.19,20).

1.4 A coroa da justiça.

“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia (diante do tribunal de Cristo); e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2 Tm 4.8).

1.5 A coroa da vida.

“Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam” (Tg 1.12; Ap 2.10) [SILVA, Severino Pedro da. Escatologia, Doutrina das Últimas Coisas. Rio de Janeiro, CPAD, 1988]


2. Paulo e a gloriosa esperança da volta de Jesus (1 Ts 4.14-18).

O credo das Igrejas Assembleias de Deus no Brasil, sintetiza a gloriosa esperança do crente em relação a volta de Cristo nos seguintes termos:


CREMOS, professamos e ensinamos que a Segunda Vinda de Cristo é um evento a ser realizado em duas fases. A primeira é o arrebatamento da Igreja antes da Grande Tribulação ((1 Ts 1.10; 1 Ts 5.9), momento este em que "nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados" (1 Ts 4.17); a segunda fase é a sua vinda em glória depois da Grande Tribulação e visível aos olhos humanos: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!” (Ap 1.7). Nessa vinda gloriosa, Jesus retornará com os santos arrebatados da terra: "na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos" (1 Ts 3.13).


VEJA MAIS EM:

Revista Cristão Alerta: 4° Trimestre de 2021: O Apóstolo Paulo - Lições da Vida e Ministério do Apóstolo – Clique Aqui

 

VEJA TAMBÉM OS NOVOS SUBSÍDIOS PARA A ESCOLA DOMINICAL 👇

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad