As Abelhas e o Mel na Bíblia - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

As Abelhas e o Mel na Bíblia


As abelhas foram domesticadas durante séculos. Heródoto, historiador grego, descreveu como os apicultores egípcios moviam suas colmeias de acordo com a mudança de estação.

Uma colmeia pode conter 50 mil abelhas ou mais. Abelhas comem pólen e produzem uma cera usada para construir favos e ninhos.


Uma característica estranha das abelhas e de muitos parentes delas é a capacidade de determinar o sexo da descendência. Para fazê-lo, a abelha rainha armazena em seu corpo o esperma recebido depois de nascer. Ao botar ovos, ela libera uma célula de esperma para cada ovo que ela bota quando forem necessárias fêmeas. Machos se desenvolvem de ovos não fertilizados.


As abelhas na Bíblia

O livro de Deuteronômio 1.44 e Sl 118.12 fazem alusão à conhecida natureza agressiva das abelhas.


Abelhas são mencionadas várias vezes no Antigo Testamento. Eram notórias por sua agressividade, e exércitos foram comparados a enxames de abelhas (Dt 1.44).

As abelhas ganharam fama na história de Sansão, porque ele comeu mel da carcaça de um leão e depois testou os filisteus com um enigma relativo ao incidente (Jz 14.5-18).

As abelhas também são mencionadas em  Is 7.18.

 

Mel -  ingrediente importante na alimentação oriental

Também é comparativamente menor e muito mais perigosa. Como o mel é um ingrediente importante na alimentação oriental, a criação de abelhas é cuidadosamente desenvolvida. A colmeia compõe-se de um tubo de barro, razoavelmente semelhante ao cano de água, ou de vários canos de barro sobrepostos.

 

Esses canos têm cerca de 20 cm de diâmetro e 1 m de comprimento, com as extremidades fechadas, proporcionando apenas uma pequena abertura.

 

O mel mencionado na Bíblia

Contudo, um fato singular é que o único mel mencionado na Bíblia é o “mel silvestre”; até hoje, muitos árabes vivem do trabalho de colhê-lo. Portanto, não é de surpreender que Sansão tenha encontrado mel na carcaça do leão que ele próprio matara.

 

A carne do animal certamente não levou muito tempo para ser devorada pelas feras, de modo que as abelhas acharam, naquelas costelas secas, um lugar propício para desenvolver uma colmeia e encher seus favos da doçura do mel elaborado do néctar das flores que cresciam nos arredores.

 

A curiosa expressão mencionada em Is 7.18, “assobiará o Senhor [...] às abelhas que andam na terra da Assíria”, é uma alusão à prática dos apicultores de chamar as abelhas para fora de sua colmeia pelo som agudo dos assobios.

 

🎯 CURIOSIDADE BÍBLICA

No período dos patriarcas a comida consistia basicamente em pão, laticínios, carne e mel.


🎯  CURIOSIDADES, CLIQUE E VEJA:

Feitiços Podem Pegar em Crente

O que representa a expressão “um camelo no fundo de uma agulha”?

Se Deus não pode ser visto, por que Moisés temeu olhar para Ele?

Quem apareceu a Moisés na sarça ardente - o Anjo do Senhor ou o próprio Senhor?

Quem Era a Esposa de Caim?


Artigo redigido por: Site Subsídios Dominical | Link: https://www.subsidiosdominical.com

Leituras para Aprofundar

Informações Aqui
***
***
***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

Post Bottom Ad