Aba, Pai – O que Jesus queria dizer com essas palavras? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Aba, Pai – O que Jesus queria dizer com essas palavras?

TEXTO BÍBLICO

“E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres” (Marcos 14.36 – ARC)

A palavra Aba na Bíblia

Palavra aramaica que ocorre no Evangelho de Marcos por ocasião da menção da oração de Jesus no Getsêmani (Mc 14.36). Aparece, também, nas invocações a Deus, registradas por inspiração do Espírito Santo (Rm 8.15; Gl 4.6).

As palavras Aba+Pai

O termo "Aba" é aramaico e significa "Pai". Era a palavra que Jesus empregava quando se referia ao Pai celestial.


A combinação da palavra aramaica Abba com a palavra grega que significa "Pai" (gr. pater), expressa a grande intimidade, a profunda emoção, o anelo, o afeto e a confiança mediante os quais o Espírito Santo nos leva a clamar a Deus (Mc 14.36; Rm 8.15,26,27).


“ABBA", tendo se tomado praticamente um nome próprio, recebeu dos judeus gregos o acréscimo da palavra grega pater, “pai", da língua que usavam.

“ABBA" é a palavra pronunciada pelas crianças, e denota confiança cega.

 “PAI” expressa um entendimento inteligente do relacionamento. As duas palavras juntas expressam o amor e a confiança inteligente da criança.


É provável que o invocativo “Aba” tenha se tornado sagrado pelo uso constante que Jesus fez dele e que continuou a ser utilizado pelos cristãos de fala grega, como uma espécie de nome próprio (ref. a Deus), sendo a designação “Pai” uma adição natural.


Afirma-se que os escravos eram proibidos de se referir ao chefe da família com título “Abba”. Mas nos cristãos podemos nos aproximarmos do Deus da Bíblia, pois, por meio de nosso Senhor Jesus somos seus filhos de Deus (João 1.12; Gálatas 4.6).



Artigo redigido por: Site Subsídios Dominical | Link: https://www.subsidiosdominical.com

VEJA TAMBÉM:

💡 Lições Bíblicas – Aqui

💡 Estudos Bíblicos – Aqui

💡 Artigos para Professores EBD – Aqui

💡 Notícias do Brasil e do Mundo – Aqui

📚 Veja nossos E-books - Aqui

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

***BOA LEITURA***

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad