A NASA lançará o Telescópio Espacial James Webb que coletará luz de galáxias distantes e planetas

Telescópio Espacial James Webb 

O espelho em forma de
favo de mel de 6,5 metros de largura do Telescópio Espacial James Webb, com lançamento previsto para o mês que vem, coletará luz de galáxias distantes e planetas além do Sistema Solar.


O  Telescópio Espacial James Webb SERÁ lançado em dezembro (2021), com um espelho de 6,5 metros, ele abrirá vistas das primeiras estrelas e galáxias do universo, sondará a atmosfera de planetas ao redor de outras estrelas.

 

O espelho de Webb tem mais de cinco vezes o poder de coleta de luz do Telescópio Espacial Hubble de 31 anos.

Ao contrário do Hubble, Webb funcionará no infravermelho, permitindo-lhe ver a luz fortemente "desviada para o vermelho" de objetos distantes e espiar através de nuvens de poeira obscurecedora.

 

Ele também será capaz de peneirar atmosferas de exoplanetas em busca de gases cujas impressões digitais infravermelhas estão, em sua maioria, fora dos limites para observatórios baseados em terra.

 

“Nunca olhamos para o universo nesses comprimentos de onda, profundidade e resolução”, diz Steve Finkelstein, da Universidade do Texas, em Austin, que liderará vários projetos de observação de galáxias distantes no primeiro ano de Webb. “Acho que teremos algumas surpresas.”

 

Mais de 1000 equipes de astrônomos de todo o mundo se inscreveram para ganhar tempo em Webb em seu primeiro ano e 286 tiveram sorte.

 

Eles vão incumbir o telescópio de uma série de investigações: procurar oceanos cobertos de gelo nas 27 luas de Urano, procurar buracos negros de tamanho médio indescritíveis e resolver medições conflitantes da taxa de expansão do universo. Mas, de modo geral, eles usarão Webb para perseguir dois temas predominantes, em extremos opostos de tempo e distância: o universo primitivo e os sistemas planetários próximos.

 

Os pesquisadores querem vislumbrar as primeiras estrelas gigantescas do universo e estudar como aglomerados desordenados delas evoluíram para galáxias espirais ordenadas.

 

Eles querem testemunhar a evolução dos buracos negros gigantes no centro de muitas galáxias e mapear seu papel na limpeza de uma névoa de gás hidrogênio neutro que preencheu o universo primitivo.

 

No universo próximo, espera-se que Webb transforme nosso conhecimento de como o gás e a poeira ao redor de estrelas jovens se aglutinam em planetas, como são as condições desses mundos e se eles fornecem um habitat acolhedor para a vida.

 

O GRANDE INVESTIMENTO

É um telescópio de sonho que está sendo construído há muitos anos - e US $ 10 bilhões. No início, esperava-se que o Webb fosse lançado em 2011 por menos de US $ 2 bilhões. Mas a complexidade das novas tecnologias, como o espelho segmentado e os resfriadores criogênicos, que mantêm os instrumentos frios o suficiente para ver os comprimentos de onda do infravermelho distante, levou a atrasos e custos inflacionados. Depois que o Congresso ameaçou cancelar o projeto em 2011, a NASA definiu um novo cronograma e, por um tempo, manteve-o.

 

Em setembro, engenheiros da Califórnia embalaram Webb em um contêiner de transporte ambientalmente controlado e o enviaram por mar para a Guiana Francesa, onde fica o porto espacial da Europa.

 

Em 18 de dezembro, Webb suportará o barulho e o barulho de uma viagem de 27 minutos para orbitar em um foguete europeu Ariane 5, seu espelho dobrado mal cabendo dentro da carenagem.

 

QUANDO O TELESCÓPIO ESPACIAL JAMES WEBB JÁ ESTIVER NO ESPAÇO

Assim que estiver no espaço, Webb implantará seu painel solar e, 2 horas depois, sua antena de comunicação. No dia 3, ao passar pela Lua, sua enorme proteção solar começará a se abrir. No dia 11, os espelhos começarão a se desdobrar e se encaixar no lugar. Finalmente, após 29 dias, os boosters de Webb farão uma queima final para colocá-lo em órbita ao redor de L2, um ponto de equilíbrio gravitacional a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

 

Roberto Maiolino, astrônomo da Universidade de Cambridge, espera que Webb encontre 10.000 galáxias.

 

Webb não pretende descobrir muitos planetas novos; seu tempo é muito precioso para sentar e esperar que ocorram quedas de brilho. O que ele fará é conhecer melhor os exoplanetas - primeiro testemunhando sua formação, algo sobre o qual os pesquisadores anteriormente apenas teorizavam. O Atacama Large Millimeter / submillimeter Array (ALMA), um conjunto de radiotelescópios no Chile, nos últimos anos ampliou os discos protoplanetários, os redemoinhos de poeira e gás em torno de estrelas jovens que se aglutinam em planetas. As imagens do ALMA mostram lacunas claras nos discos , sugerindo que os protoplanetas estão aspirando o material enquanto orbitam. Mas o ALMA só consegue ver as fracas emissões de rádio da poeira fria e do gás nas partes externas dos discos - não nos próprios planetas.

 

Em comprimentos de onda infravermelhos mais curtos, Webb verá planetas recém-nascidos, que brilham no infravermelho. Ele será capaz de dissecar a composição química do material formador de planetas e como ela varia no disco. “É importante conhecer o ambiente em que o planeta se forma”, diz Isabelle Baraffe, teórica de Exeter. “Isso ajuda a restringir os modelos.”

 

Webb também mergulhará em atmosferas planetárias. Astrônomos usando o Hubble e um telescópio infravermelho muito menor do que Webb, o Telescópio Espacial Spitzer, foram os pioneiros na técnica chave, chamada espectroscopia de trânsito. Durante um trânsito, a atmosfera do planeta absorve uma pequena quantidade da luz das estrelas, resultando em pequenas mudanças no espectro da estrela. Ao observar os trânsitos, o Hubble detectou vapor de água em algumas atmosferas de exoplanetas e Spitzer encontrou metano e monóxido de carbono. Webb, sensível a uma grande faixa do infravermelho, deve encontrar todos esses gases e mais, incluindo amônia, acetileno e cianeto de hidrogênio.

Site: Subsídios Dominical | Com informações: SCIENCE| Atualização: 12/11/2021

Escolha o seu E-BOOK e clique na capa para mais informações e solicitar o seu exemplar.

Informações Aqui

Informações Aqui
***
***
***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

📚 📚 Veja também

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
4) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui
Matricule-se já ! 



Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !