O que aconteceu com os dons espirituais? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

O que aconteceu com os dons espirituais?

O cessacionismo é um pensamento segundo o qual os milagres e demais dons do Espírito Santo, como falar em línguas, profecias, curas divinas, cessaram com a morte do último apóstolo do Novo Testamento. 

A ideia cessacionista é pós-bíblica, pois a igreja necessita do revestimento de poder para cumprir sua missão na Grande Comissão. Isso significa a presença dos dons do Espírito Santo até o final da jornada da igreja (1Co 13.8-10).

SAIBA MAIS:

Os dons Espirituais são para os nossos dias?

Na Atualidade dos Dons Espirituais

O Dom de Línguas

A Contemporaneidade dos Dons Espirituais

Atos dos Apóstolos e as epístolas revelam um cristianismo dinâmico, a experiência viva dos crentes com o Cristo ressuscitado, cheios do Espírito Santo. Mas, logo cedo na história, depois da morte do último apóstolo se observa um cristianismo sem o dinamismo vívido do período dos apóstolos.

O montanismo

Parece que isso contribuiu para o surgimento do montanismo entre 155-160. Por essa razão, o movimento de Montano aparece com uma teologia que defendia a prática da glossolalia e do profetismo. O movimento não teve boa acolhida pelas principais lideranças da época.

 

Montano passou para a História como mais um heresiarca, ex-sacerdote de Cibele, divindade dos frígios, que passou a pregar o evangelho do Espírito Santo e a ensinar uma vida semimonástica, como abstenção sexo e carne. Segundo seus críticos, ele encarnava o Paracleto e dizia que o Senhor Jesus Cristo retornaria à terra naqueles dias e para estabelecer a Nova Jerusalém na Frígia. Essa é a caricatura apresentada por seus opositores, segundo Eusébio de Cesareia (História eclesiástica, Livro 5.16), mas não sobreviveu nenhum texto produzido pelos montanistas para confirmar a veracidade dessa acusação. A realidade desses supostos fatos continua sob suspeitas. Tudo o que se sabe vem dos seus opositores, faltando, portanto, o princípio do contraditório.

 

Qual seria a imagem futura dos pentecostais do século 20 se a fonte literária de pesquisa fosse apenas tudo aquilo que se publicou contra essas igrejas? O que chama a atenção é que Tertuliano se tornou um deles, um montanista. O que levaria um intelectual cristão do nível de Tertuliano a deixar se levar pelo montanismo? Muitos têm dificuldade em considerar o tal movimento uma facção herética.

 

Estudos recentes revisaram essa questão. Paul Tillich afirma em História do Pensamento Cristão: “A igreja cristã excluiu o montanismo do seu seio. Foi um avivamento do Espírito, não há provas que confirmem as acusações feitas contra Montano. Contudo, a vitória sobre o montanismo resultou em perda”. A acusação não foi por causa dos dons, “mas a alegação de Montano de que as declarações proféticas estavam em pé de igualdade com as Escrituras”. Além disso, dizia-se na época que os dons e as experiências dos dias apostólicos haviam sido revogados com a definição do Cânon Sagrado. O que aconteceu de fato, segundo Synan, foi que o movimento de renovação dos montanistas representou uma tentativa de resgatar os charismata da Igreja, como línguas e profecias. Muitos estudiosos entendem que a igreja exagerou em sua reação ao montanismo.

 

A secura teológica

Essa decisão eclesiástica contra o montanismo parece ter encorajado e influenciado muitos líderes que vieram depois. Agostinho de Hipona (354-430) e João Crisóstomo (354-407), bispo de Constantinopla, são exemplos clássicos dessa teologia cessacionista. Para Agostinho, o sinal das línguas “foi dado e então expirou. Não devemos mais ali mentar a expectativa de que quem receba a imposição de mãos deva receber o Espírito Santo e falar em línguas” (Sobre as Epístolas de São João VI.10).

Stanley Burgess afirma que:

 

Agostinho em pelo menos cinco ocasiões rejeita o conceito de que as línguas devem ser antecipadas como sinal do recebimento do Espírito Santo é altamente sugestivo. Claramente ele não rejeita os dons do Espírito em geral, pois relata positivamente uma variedade de milagres, incluindo curas divinas, em sua própria congregação em Hipona.

 

O outro exemplo é o de João Crisóstomo, que em Homilia sobre 1Coríntios reconhece a cessação dos dons mencionados 1Coríntios 12.1, 2: “Essa passagem inteira é obscura, mas a obscuridade é produto de nossa ignorância acerca dos fatos referentes à sua cessação, como se então sua ocorrência fosse comum, mas agora não tivesse lugar. E por que eles [os dons] não acontecem hoje?” (vol. XII). Desse modo, “Dons como a glossolalia (falar em línguas) tornaram-se tão raros que as igrejas acabaram esquecendo a função deles na comunidade cristã”. Isso não significa que a glossolalia tenha desaparecido da igreja ao longo dos séculos. Burgess mostra precedentes históricos do vínculo do batismo no Espírito Santo com o falar em línguas, tal qual ensina o pentecostalismo moderno: “Reconhecidamente, a ênfase nas línguas é um tanto rara, mas as línguas de fato existiram antes em vários contextos cristãos”.

 

A ideia da cessação dos dons veio a fazer parte da teologia clássica na Igreja Ocidental, que atravessou toda a Idade Média. “A notável exceção a esse rastejante cessacionismo foram as igrejas ortodoxas do Oriente. Embora a manifestação espontânea fosse coibida nessas igrejas, a Igreja Ortodoxa jamais adotou a teoria de que os dons do Espírito haviam cessado. A teologia cessacionista foi uma criação da Igreja Ocidental”. Essa escassez dos dons se manteve no catolicismo durante e após a Reforma Protestante. No entanto, o tema do batismo no Espírito Santo e a glossolalia não evoluiu em Lutero e Calvino.

Artigo: Pr. Esequias Soares

Escolha o seu E-BOOK e clique na capa para mais informações e solicitar o seu exemplar.

Informações Aqui

Informações Aqui
***
***
***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

📚 📚 Veja também

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
4) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui
Matricule-se já ! 



Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad