O pentecostalismo moderno - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

O pentecostalismo moderno

O pentecostalismo moderno ou avivamento pentecostal revolucionou o pensamento teológico do século 20 e alterou o comportamento das igrejas nos Estados Unidos e no Brasil, na verdade, no mundo inteiro. A experiência pentecostal foi manifestada em todos os continentes, mesmo antes do avivamento da Rua Azusa, que começou em abril de 1906.

O avivamento pentecostal é o maior movimento espiritual dos tempos modernos, como afirma Stanley M. Horton.

É uma obra que não teve origem humana. O derramamento do Espírito Santo se espalhou por toda parte dos Estados Unidos, da Europa, da Ásia, da Oceania, da África, da América Central e do Sul, sem que houvesse algum projeto ou plano elaborado por uma igreja, instituição espiritual ou organização religiosa.

DICA DE LEITURA:

Há algum respaldo bíblico para o cair no poder?

Doutrinas Bíblicas Pentecostais em Foco

Cultuando a Deus com Liberdade e Reverência

A Atualidade dos Dons Espirituais

O Batismo no Espírito Santo

O Genuíno Culto Pentecostal

O que é o Movimento Pentecostal

Até mesmo os líderes de igrejas e movimentos religiosos que receberam a experiência pentecostal nem sequer sabiam interpretar com precisão o que de fato estava acontecendo em seus dias. Não havia uma liderança geral coordenando esse movimento, exceto líderes locais que foram surgindo e procuravam entender esses fenômenos espirituais.

 

O século 20, como disse o historiador pentecostal, Harold Vinson Synan (1934-2015), professor emérito em História da Igreja da Regent University com mestrado e doutorado pela Universidade da Geórgia, é “o século do Espírito Santo”, título de um dos seus livros.1

 

Segundo dados do Atlas of Pentecostalism, os pentecostais representam 25% dos cristãos no planeta. Isso significa que um em cada quatro cristãos no mundo é pentecostal ou carismático.


Trata-se de uma cifra significativa para um movimento com 120 anos de existência, sendo 110 anos no Brasil. Aquilo que é conhecido como “pentecostalismo” envolve tanto diferenças nos detalhes em torno de um núcleo teológico central como também fases de desenvolvimento das crenças e práticas pentecostais.

 

O pentecostalismo moderno é a continuação do estilo de vida cristã descrita no livro de Atos dos Apóstolos vivida em nosso tempo.

O conceito de pentecostalismo envolve os diversos ramos tidos como pentecostais, ou seja, pentecostais clássicos, unicistas, carismáticos e neopentecostais.


“Os pentecostais clássicos são aquelas denominações que começaram nos primeiros 25 anos do século 20”.


O que diferencia os pentecostais dos demais cristãos? É a compreensão da fé cristã radicalmente aberta às operações do Espírito Santo. Trata-se de uma maneira de combinar uma tradição doutrinária ou intelectual com um estilo de vida no poder do Espírito fundamentado nas Escrituras, mais especificamente no livro de Atos dos Apóstolos.


Artigo: Pr. Esequias Soares

Escolha o seu E-BOOK e clique na capa para mais informações e solicitar o seu exemplar.

Informações Aqui

Informações Aqui
***
***
***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

📚 📚 Veja também

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
4) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui
Matricule-se já ! 



Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad