DICAS PARA BOA AULA: Lição 5: “Jesus Cristo, e Este Crucificado” - A Mensagem do Apóstolo (Classe Dominical Adulto)

🔥 Veja a lição 5 na íntegra - Clique Aqui

📚 Consulte mais subsídios Bíblicos para a lição 5, Clique Aqui

🔊 Está sem tempo para ler a lição da semana? Acesse Aqui a LIÇÃO DOMINICAL EM ÁUDIO

O objetivo desta lição é ressaltar o centro da mensagem cristã: Jesus, e este crucificado. O apóstolo descobriu essa verdade sobre o Cristo Ressurreto e, como consequência, fez de sua missão de vida pregar o Evangelho por meio do Crucificado aos gentios. Nesse sentido, o Crucificado é o centro da mensagem apostólica. Logo, a vida e o ministério de Paulo estimulam-nos a ter esse mesmo propósito e firme compromisso com a mensagem da Cruz.

RESUMO DA LIÇÃO

Para desenvolver o propósito da lição, o primeiro tópico destaca a centralidade da pregação de Paulo. Em Paulo, a pregação tem íntima relação com o Cristo Crucificado, por isso ela é considerada loucura da pregação entre judeus e gentios. É uma mensagem humilde que faz com que o ser humano olhe para si mesmo e peça misericórdia a Deus pelas suas misérias.


O segundo tópico elenca as expressões-chave na pregação de Paulo. Expressões como “Evangelho de Cristo”, “Cristo Crucificado” e “Cristo Ressurreto” são trabalhadas de modo a resumir o conteúdo da mensagem do apóstolo dos gentios. Podemos dizer que o Evangelho de Cristo pode ser sintetizado no “Cristo Crucificado” e no “Cristo Ressurreto”.


O terceiro tópico pontua os efeitos da mensagem do Evangelho. Esses efeitos se revelam no crente por meio de uma vida no poder de Deus, na humildade e na dependência do Espírito Santo. Ora, a mensagem da cruz é uma mensagem de poder. A mensagem da cruz nos constrange a viver de maneira humilde. E, finalmente, a mensagem da cruz nos ensina a depender exclusivamente do Espírito.


APLICAÇÃO

A presente lição nos ensina que não podemos deixar de pregar mensagem da cruz ao pecador. É uma mensagem de poder. Somos instados pelo Espírito Santo a proclamá-la com autoridade. Ao mesmo tempo, somos chamados a viver de maneira humilde, pois a mensagem da cruz nos constrange a uma atitude singela e abnegada.

É uma mensagem que nos faz contritos diante de Deus. E, finalmente, somos estimulados a viver na dependência do Espírito Santo de Deus na obra da proclamação do Evangelho. Sem o Espírito Santo não podemos ser bem-sucedidos.


A mensagem da cruz nos faz depender menos de nós mesmos e mais do Espírito Santo. Essa mensagem traz a verdadeira sabedoria para a vida. Amemos, portanto, a mensagem da cruz e a proclamemos até a morte!

Marcelo Oliveira


Imagens de tema por gaffera. Tecnologia do Blogger.