Trindade: Como pode Deus ser Três em Um? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

Trindade: Como pode Deus ser Três em Um?

A Doutrina da Trindade é a crença de que Deus existe em três pessoas distintas e unidas: o Pai, o Filho Jesus Cristo e o Espírito Santo. Apesar do vocábulo Trindade não aparecer nas Escrituras Sagradas, ele é usado pela Igreja e os teólogos para descrever esta união divina.

 ✍ VEJA TAMBÉM:

👉 A doutrina da Trindade Divina

👉 O que Ensina as Testemunhas de Jeová Sobre a Trindade?

👉 A Unidade na Diferença

👉 O que é A Trindade?

👉 A Santíssima Trindade: um só Deus em três Pessoas

👉 A Doutrina da Trindade no Novo Testamento

As Assembleias de Deus sempre promulgaram esta doutrina como uma das suas principais, enquanto outras igrejas, inclusive algumas pentecostais, contradizem-na. Baseando-se em versículos tirados do seu contexto, as outras apresentam variações da Divindade. Algumas dizem que o Pai, o Filho e o Espírito Santo existem somente em um dos três, enquanto os outros dois são apenas manifestações diferentes de Deus. Também há a heresia que ensina que Jesus foi uma pessoa criada pelo Pai e que o Espírito Santo é somente uma força enviada por Deus.


O fato de Deus ser três tem o testemunho da Palavra de Deus.

A Trindade não é manifestada abertamente no Antigo Testamento, e alguns opositores desta doutrina usam, esse argumento para negá-la. Dizem que o problema do politeísmo (o culto a mais de um deus) praticado pelas religiões pagãs era evitado pelo povo judeu com o culto a um só Deus. Usam referências destacadas do Antigo Testamento para refutar o conceito de três pessoas na Trindade, como Deuteronômio 6.4: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor”. Ao mesmo tempo, esse versículo fortalece o argumento pró-Trindade, porque Jesus disse em João 10.30: “Eu e o Pai somos um”.

 

Há referências no Antigo Testamento que apoiam a Doutrina da Trindade, como Gênesis 1.26: 

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Obviamente, Deus não dirigia-se aos anjos ou criaturas celestiais, pois são seres criados e sem o poder de criar. Deus estava dirigindo-se aos outros dois membros da Trindade, pois Gênesis 1.2 diz que “o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” esperando o momento de o Pai dizer “Façamos o homem”.

 

Houve ainda ocasiões quando o Anjo do Senhor apareceu aos homens em forma humana, mas foi chamado de “O Senhor”. Esses aparecimentos para Agar, Abraão e Ló em Gênesis 16, 18 e 19 são conhecidos como teofanias, manifestações pré-neotestamentárias do Cristo em forma humana.

 

No Novo Testamento, os ensinamentos de Jesus e os escritos dos apóstolos mostram que há três pessoas unidas consideradas como Deus. O “Ide” de Mateus 28.19 ordena que os novos discípulos sejam batizados “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Em João 15.26, Jesus falou do Consolador, o Espírito da Verdade que procederia do Pai após a morte e ressurreição do Filho.

 

Referências como a bênção apostólica (2Co 13.13; Ef 3.14-17 e lPd 1.2) revelam Deus como três indivíduos com tarefas e aspectos distintos, mas trabalhando em conjunto. Hebreus 1.5-8 esclarece que Deus Pai e Deus Filho são duas pessoas diferentes e que Jesus Cristo. o Filho, não é um anjo criado, mas, sim, a segunda pessoa da Trindade.

 

O fato de Deus ser três pessoas em um é visto no testemunho de pessoas verídicas. No batismo de Jesus, registrado em Mateus 3 e Marcos 1, a multidão viu o Filho subindo das águas e o Espírito Santo descer sobre Ele em forma de pomba, e ouviu uma voz dizer dos céus: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Outra multidão em Jerusalém ouviu a voz do Pai vindo dos céus em resposta a um pedido feito por Jesus em João 12.28.

A transfiguração de Jesus, registrada em três dos Evangelhos, foi presenciada por Pedro, Tiago e João. As três narrativas deste episódio concordam que eles ouviram uma voz dizer da nuvem que cobriu o monte: “Este é o meu Filho amado; a ele ouvi”. O fato é que houve três ocasiões separadas quando testemunhas viram o Filho e ouviram a voz do Pai nos céus. O Espírito Santo não estaria presente, pois não seria enviado até o Dia de Pentecostes.


Um modelo atual que demonstra o conceito da Trindade encontra-se no sistema de governo adotado por muitos países. Esse modelo tem três alas, que são o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, mas todas são consideradas parte do governo do país.

Artigo: Terry Johnson

VEJA TAMBÉM:

Escola Dominical – Clique Aqui

Estudos Bíblicos – Aqui

Subsídios Dominical – Aqui

E-books – Aqui

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad