SUBSÍDIO LIÇÃO 10: O CATIVEIRO DE ISRAEL: REINO DO NORTE - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

SUBSÍDIO LIÇÃO 10: O CATIVEIRO DE ISRAEL: REINO DO NORTE

 

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  3° Trimestre de 2021

🔥 Subsídios Bíblicos Completos Aqui

🔥 Lições Bíblicas Completas Aqui

No capítulo 17 do segundo livro dos reis encontramos as seguintes informações: o relato do reinado de Oseias, rei do Norte, ou seja, Israel (2Reis 17.1,2), a queda de Samaria e o cativeiro de Israel (2Reis 17.3-6), a causa do cativeiro e o rei da Assíria renova a população de Samaria.

 

O cativeiro de Israel ocorreu durante o reinado do rei Oseias, que usurpara o trono do seu antecessor, Peca, assassinando-o e, assim, tornando-se o décimo nono rei de Israel (2Rs 15.27-31).

1. QUEM ERA O REI OSEIAS?

Oseias foi o último rei israelita, ou seja, reino do Norte – Israel. Datas: 732 a.C. —722 a.C.

Duração do reinado: 9 (2 Rs 15.30; 17.1-6).

Ele Juntou-se ao Egito em rebelião contra os assírios. Por causa disso, foi aprisionado na Assíria.

2. A QUEDA DE SAMARIA

Logo após a morte de Tiglate-Pileser III (727 a.C.), Oseias suspendeu o pagamento de tributos à Assíria. Salmaneser V, sucessor de Tiglate-Pileser III, aprisionou Oseias e sitiou Samaria (2 Rs 17.3-6). O povo do reino do norte foi exilado na Assíria. Assim, encerrou-se a história dos reis do norte e a de Oseias, o último deles. A queda da cidade (722 a.C.) e a deportação de seus habitantes marcaram o fim do Reino do Norte.


2. A CAUSA DO CATIVEIRO

Em 2 Reis 17.7-23, temos o relato das causas da do cativeiro e destruição do reino do Norte, Israel.

“Isso aconteceu porque os filhos de Israel pecaram contra o SENHOR, seu Deus, que os tirou da terra do Egito e os livrou do poder de Faraó, rei do Egito; e temeram outros deuses (2 Rs 17.7 – NAA).


Para uma lista dos pecados de Israel, os quais deixaram Deus irado e consequentemente permitiu os israelitas serem cativos veja 2 Reis 17.7 - 23.


3. O REI DA ASSÍRIA RENOVA A POPULAÇÃO DE SAMARIA (2 Rs 17.24-28)

Depois do cativeiro assírio, as dez tribos nunca mais recuperaram a Palestina. Com efeito, elas logo perderiam a identidade tribal (mas não a ancestralidade de cada uma). A futura restauração de todas as doze tribos israelitas será consumada com a segunda vinda de Cristo (veja Mt 24.27-31). A justiça de Deus teve de segmentar os israelitas por seus pecados (veja 2 Rs 17.7-18). Logo, o rei da Assíria implantou colônias de povos de muitos países estrangeiros ao longo da despovoada terra do reino do norte de Israel (2 Rs 17.24).


Os povos trazidos para Samaria provinham de lugares distantes tais como Babilônia, Cutá (Tel Ibrahim, cerca de 32 quilômetros a nordeste de Babilônia), Ava (Tel Kef 'Aya, no rio Orontes, no norte da Síria), Hamate (Hamã) e Sefarvaim (próximo a Hamate na Síria superior). Tal aglomerado de povos obviamente introduziu uma confusão de línguas, costumes e práticas religiosas.


Logo depois da chegada deles, leões comedores de homens enviados por Deus aterrorizaram a região.


Desesperados, os colonos mandaram uma mensagem ao regente assírio, solicitando-lhe o ministério de um sacerdote de Jeová, para que este fizesse cessar o ataque (2 Rs 17.25-27). Essa punição fora profetizada por Moisés séculos antes (veja Êx 23.29; Lv 26.21,22).

 

Um sacerdote chegou à região e começou seu ministério em Betel. Os ataques dos leões pararam, e uma forma de adoração a Jeová surgiu, mas apenas uma forma, pois aqueles povos também deram seguimento à adoração de seus próprios ídolos (2 Rs 17.27-34). Foi esse o começo da nação e da religião samaritana, predominante naquela região durante o tempo de Jesus.

 

Resumo: Samaritanos constituem na mistura de cidadãos de outras nações e também dos israelitas que ficaram nas terras de Israel, quando ocorreu o cativeiro do reino do Norte.


Apenas ilustrando - é como se fosse os habitantes do Brasil. O que é o Brasil? Uma mistura de descendentes dos verdadeiros brasileiros (Os índios) com povos de outras nações como africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Dentre os principais grupos humanos europeus, destacam-se: portugueses, espanhóis, italianos e alemães. Em relação aos povos asiáticos, podemos destacar japoneses, sírios e libaneses. (1)

 

(1) https://brasilescola.uol.com.br/brasil/as-origens-povo-brasileiro.htm Acesse: 2021

🛑 Obs. A continuação deste conteúdo está na Revista Cristão Alerta.

👉Clique Aqui

VEJA TAMBÉM:

Escola Dominical – Clique Aqui

Estudos Bíblicos – Aqui

Subsídios Dominical – Aqui

E-books – Aqui

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad