Subsídios Bíblicos Lição 5: Dons de Elocução

Subsídio Bíblico para a Lição dos Adultos (CPAD).  2° Trimestre de 2021

🔥 Subsídios Bíblico Completos Aqui

🔥 Lições Bíblicas Completas Aqui


A palavra elocução significa exprimir o pensamento por meio de palavras. Esses dons se manifestam sobrenaturalmente através de mensagens orais, segundo a orientação do Espírito Santo.

No grupo dos dons elocução estão relacionados o dom de profecia, variedade de línguas e a interpretação de línguas (1Co 12.10).


I. DOM DE PROFECIA.


1. O que é o dom profecia (1Co 12.10)?

É uma mensagem divina e sobrenatural, dada pela inspiração do Espírito Santo, para a edificação, exortação e consolação do povo de Deus (1 Co 14.3).

 

2. Homens e Mulheres podem receber o dom.

Ao conceder o dom da profecia, Deus não faz distinção entre homem e mulher. Ana, filha de Fanuel, era uma profetisa que aguardava a vinda de Cristo (Lc 2.36). Felipe, o evangelista, tinha quatro filhas que profetizavam (At 21.9).

3. As funções do dom profético (1 Co 14.3).

a) Edificação.

A Igreja é comparada a um edifício, onde Jesus é o fundamento (1 Co 3.10, 12, 14; Ef 2.22), e os crentes são pedras vivas (1 Pe 2.5). Requer-se, pois, edificação constante. Nesse sentido, a profecia promove edificação e firmeza (1 Co 3.4, 12, 17).

 

b) Exortação.

A linguagem exortativa visa incentivar o crente a seguir o caminho de Deus (At 11.23; 14.22; 1 Tm 2.1; Jd 3); tem por fim o despertamento, o fortalecimento na (At 20.2) e a observância dos ensinos divinos (2 Co 6.1).


c) Consolação.

O Senhor usa esse dom para animar o crente com palavras semelhantes às de Dt 31.8: "O Senhor pois é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo; não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes".


🛑 Obs. A continuação deste conteúdo está na Revista Cristão Alerta.

👉Clique Aqui

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !