A predestinação Bíblica - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

A predestinação Bíblica

A doutrina da predestinação é uma das mais consoladoras doutrinas da Bíblia. Sua essência repousa no fato de que Deus tem um plano geral e original para o mundo, que seus propósitos jamais serão frustrados.

A predestinação para o arminianismo é o propósito gracioso de Deus de salvar toda a humanidade da ruína completa. Não é um ato arbitrário e indiscriminado de Deus que visa garantir a salvação a certo número de pessoas e a ninguém mais. Inclui provisionalmente todos os homens e está condicionada somente pela fé em Cristo.

Definições de Predestinação

1) Definições etimológicas:
“Predestinação” – pré = antes + destinar = destino. Que é destinar com antecipação; escolher desde toda a eternidade, etc. Este termo é do ponto de vista literário. 

A palavra "predestinação" vem do grego proorizo, e aparece seis vezes no Novo Testamento. Uma vez é traduzida por "ordenou antes" (1 Co 2.7), outra por "anteriormente determinado" (At 4.28) e quatro vezes por "predestinar" (Ef 1.5,11; Rm 8.29,30).

A palavra predestinar significa "destinar por antecipação". Vejamos o que, segundo a Bíblia, é determinado por antecipação.

Deus predestinou, por antecipação, o plano da nossa salvação, isto é, o meio pelo qual devemos ser salvos. Em Efésios 1.5, está escrito: "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo", isto é, Jesus foi dado como o sacrifício pela expiação dos nossos pecados desde a eternidade.

Assim, a Bíblia diz que Jesus foi morto desde a fundação do mundo (Ap 13.8) e que Cristo, como um cordeiro imaculado e incontaminado, foi conhecido antes da fundação do mundo (1Pe 1.20).

2) Definições Bíblicas - Teológicas:
É Deus determinando de antemão, anteriormente, que quem receber seu filho, se tornará filho de Deus também (Jo 1.12).

É Deus determinando, antes mesmo da existência do homem, que quem crer em seu filho não será condenado (Jo 3.17,18).

Não existe na bíblia a predestinação para a perdição. Onde se encontra na bíblia que certas pessoas são predestinadas para o inferno?

As Escrituras não ensinam em parte alguma, que certas pessoas são predestinadas para o inferno, pois esse termo (predestinadas) refere-se apenas aos filhos de Deus.
A eleição refere-se a pessoas, enquanto a predestinação refere-se a propósitos.

3) Ao que se refere à predestinação bíblica?
De acordo com seu uso na Bíblia, refere-se, essencialmente, ao que Deus faz pelos salvos.


📝 SUBSÍDIOS | 🔥 ADULTOS | 📚 ARTIGOS | 💢 JOVENS

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Post Bottom Ad