Subsídio Bíblico para a Lição dos Adultos (CPAD). LIÇÃO 7 | 1° Trimestre de 2021
Você tem cultuado a Deus conforme recomenda a Bíblia? Cultuar ao Senhor não é apenas ir à igreja e se reunir com os irmãos, pois muitos vão à casa do Senhor, mas não lhe prestam culto; não passam de meros expectadores. Adoremos a Deus, pois, em espírito e em verdade.
I. O CULTO E O PENTECOSTALISMO.
1. Como surgiu
o termo pentecostalismo.
A expressão
“pentecostalismo” procede do vocábulo grego pentekosté que significa
quinquagésimo.
“Pentecostes
era a segunda das três grandes festas de Israel (Dt 16.16). Suas principais
passagens estão em Êxodo 23.16, Levítico 23.15-22, Números 28.26-31 e Deuteronômio
16.9-12. A palavra grega Pentecostes (pentekosté) significa ‘quinquagésimo’,
referindo-se ao quinquagésimo dia depois da oferta de manjares durante a Festa
dos Pães Asmos (At 2.1; 20.16; 1 Co 16.8).
Outro título
pelo qual esta festa é conhecida é a Festa das Semanas (Êx 34.22; Dt 16.10,16;
2 Cr 8.13), que se refere a sete semanas após a oferta das primícias; a Festa
da Colheita (Êx 23.16), referindo-se à conclusão das colheitas de grãos; o dia
das primícias (Nm 28.26), falando das primícias de uma colheita terminada, e
mais tarde os judeus a chamaram solenemente de assembleia, que foi aplicado ao
encerramento da festa da estação da colheita. Embora as Escrituras não afirmem
especificamente seu significado histórico, elas parecem indicar basicamente uma
festa da colheita.
[...] Em
Números 28.26 o Pentecostes é chamado tanto de Festa das Semanas como de Festa
das Primícias. Esta Festa das Primícias não deve ser confundida com as
primícias oferecidas durante os dias dos pães asmos.
No Novo
Testamento, o Pentecostes está relacionado ao dom do Espírito Santo (At 2.1-4).
Cristo ascendeu como as primícias da ressurreição (1 Co 15.23), e 50 dias
depois deste evento veio o derramamento do Espírito Santo, dando início ao
cumprimento da profecia de Joel (Jl 2.28-32)” (Dicionário Bíblico Wycliffe. RJ:
CPAD, 2009).
2. Do
Pentecostes judaico ao cristão.
Devido à
destruição do Santo Templo em 70 d.C, os judeus ficaram impossibilitados de
praticar muitos de seus rituais e liturgias. Mas para os cristãos, o Pentecostes,
em virtude do derramamento do Espírito Santo, adquiriu um novo sentido.
Tornou-se sinônimo do ministério, operações, atos poderosos e manifestações
sobrenaturais do Espírito Santo na Igreja e através da Igreja (At 19.1-20).
3.
Características das igrejas pentecostais.
São igrejas
legitimamente pentecostais as que, em primeiro lugar:
a) Aceitam a
soberania da Bíblia Sagrada, como a inspirada e inerrante Palavra de Deus,
elegendo-a como infalível regra de avaliação de toda e qualquer manifestação
espiritual (2 Tm 3.16);
b) Mantém a
pureza da sã doutrina, conforme a encontramos na Bíblia Sagrada (At 2.42; 1 Tm
4.16);
c) Acreditam na
atualidade do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais (At 2.39).
4. O termo
Pentecostal.
Palavra usada a
partir de 1907, na Grã-Bretanha, pelas igrejas históricas tradicionais
(anglicanas, episcopais, metodistas, evangélicas), para se referir aos crentes
que criam e recebiam o batismo no Espírito Santo, por causa da analogia entre
esse movimento e o dia de Pentecostes (At 2.1-13), isto é, por causa da efusão
do Espírito e das manifestações de poder, que eram observadas por toda a parte
nas ilhas britânicas.
II. O CULTO PENTECOSTAL.
1. Definindo o
termo “cultuar”.
Cultuar a Deus
significa adorá-lo, exaltá-lo, prestar-lhe a devida reverência (Sl 96.9). É o
momento em que, juntos, bendizemos e glorificamos o nome do Senhor Deus. Não
podemos transformar o culto em um ponto de encontro ou vê-lo simplesmente como
parte de nossa vida social. Que em cada culto possamos, pura e unicamente,
adorar o Senhor em espírito, e em verdade (Jo 4.24).
2. O conceito
de Culto.
a) Definição
etimológica e antropológica.
A palavra culto
é originária do vocábulo latino 'culto', e significa adoração ou homenagem que
se presta ao Supremo Ser. No grego, temos duas palavras para culto: 'latréia',
significando adoração; e 'proskuneo', reverenciar, prestar obediência, render
homenagem.
b) Definição
teológica.
O culto é o
momento da adoração que tributamos a Deus; marca o encontro do Supremo Ser com
os seus adoradores. Eis porque, durante o seu transcurso, cada membro da
congregação deve sentir-se e agir com integrante dessa comunidade de adoração -
a Igreja de Cristo.
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