Como Resistir a Satanás? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Como Resistir a Satanás?

Antes de iniciar o seu ministério terreno, Jesus foi tentado por Satanás no deserto (Mt 4.1-11). Tendo resistido a Satanás, Jesus pode nos ajudar a resistir a ele, quando ele nos tentar (Hb 4.15,16).

 

Como Cristo derrotou Satanás na cruz, nós, que o recebemos como Salvador e Senhor, fomos libertos do poder de Satanás (Cl 1.13). Mas a nossa batalha contra ele não acabou: ele não desiste com facilidade.

 

Ele é o “acusador de nossos irmãos” (Ap 12.10); o “inimigo” (Mt 13.39); o “tentador” (Mt 4.3); e “aquele que engana” (Ap 12.9).

Nós somos instruídos a “estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6.11)   , e resistir a ele (Tg 4.7). Quanto poder Satanás tem sobre os crentes? Quais recursos nós devemos ter para resistir às suas tentações e ataques? O cristão deve aprender a confiar na obra consumada de Cristo. Satanás é um adversário derrotado: “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro” (Ap 12.11)  . Jesus se fez humano, “para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” (Hb 2.14).

 

O cristão desfruta de uma posição privilegiada de refugio e segurança. De acordo com Gálatas 2.20, o “antigo você” está morto, e a sua vida agora está “escondida com Cristo em Deus” (Cl 3.1-3). O cristão está sob a constante proteção e cuidado de Cristo: “O que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” (1 Jo 5.18).

 

Estratégia para Ajuda

 

Se um cristão se sentir sob ataque de Satanás ou estiver vulnerável aos seus truques ou tentações, peça que ele lhe fale sobre isso. Ele pode estar apenas sucumbindo a desejos egoístas, pecaminosos. Nós culpamos Satanás por muitas coisas pelas quais ele não é culpado.

 

1.   Confesse todo o pecado conhecido (1 Jo 1.9) com o entendimento que o pecado deve ser abandonado. “Uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens” (At 24.16) é o primeiro passo para confrontar Satanás.

 

2.   Esteja vigilante e “guarde-se”: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pe 5.8). A vigilância em relação aos desígnios e intenções de Satanás nos ajudará a evitar os embates com ele.

 

3.   Submeta-se a Deus (Tg 4.7,8) de duas maneiras:

 

A.  Resista ao Diabo:

 

(1)  Mantenha um estado psicológico contrário a ele: “E Daniel assentou no seu coração não se contaminar” (Dn 1.8). “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências” (Rm 13.14).

 

(2)  Coloque Satanás no seu lugar. Quando Satanás falou com Jesus, por intermédio de Pedro, para tentar afastá-lo de seu propósito eterno, Jesus o repreendeu: “Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens” (Mt 16.23).

 

(3)  Use as Escrituras. Quando Satanás o tentou (Mt 4.1-11), Jesus respondeu de forma devastadora, com três passagens pertinentes das Escrituras: Deuteronômio 8.3; 6.16; e 6.13. Um argumento forte em favor da familiaridade com as Escrituras demonstra que a pessoa é capaz de resistir a Satanás.


B.  “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós” (Tg 4.8).

Um período diário e íntimo com o Senhor, usando a sua Palavra e buscando a sua presença e força, por meio da oração, nos ajudará a resistir a Satanás e resultará na sua fiiga: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (SI 119.11).

 

4.   Derrote Satanás pelo Espírito Santo. “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne” (G1 5.16).

 

Escrituras

 

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” (G1 2.20).

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6.11).

 

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Cl 3.1-3).

 

“Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós” (Tg 4.7,8).

 

Referência: GRAHAM, Billy, Graham responde.1ª edição de 2012 - CPAD

Post Bottom Ad