Doutrinas Bíblicas Pentecostais em Foco - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Doutrinas Bíblicas Pentecostais em Foco

As Lições Bíblicas da Escola Dominical do primeiro trimestre de 2021, CPAD, foram comentadas pelo pastor Esequias Soares. Através de uma entrevista concedida ao Jornal Mensageiro da Paz, veremos quem é o pastor e qual a sua a visão Bíblica acerca das doutrinas Pentecostais.


O pastor Esequias Soares, é líder da Assembleia de Deus de Jundiaí (SP); graduado em Letras, com habilitação em Hebraico, pela Universidade de São Paulo; mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; professor de Hebraico, Grego e Apologia Cristã; comentarista de Lições Bíblicas de Escola Dominical da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) e autor de várias obras publicadas pela editora; presidente da Comissão de Apologética Cristã da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e 2º  vice-presidente da Sociedade Bíblica do Brasil. Nesta entrevista, pastor Esequias Soares fala sobre as principais doutrinas bíblicas pentecostais; sobre a importância destas serem enfatizadas nos dias de hoje; sobre quais delas vêm sofrendo maior ataque ao longo da história e atualmente; sobre a distinção entre pentecostalismo do neopentecostalismo; e sobre os riscos que corre uma igreja pentecostal que deixa de ensinar as doutrinas bíblicas distintivas do pentecostalismo.


1) Quais as principais doutrinas bíblicas pentecostais?

 

Por doutrina pentecostal entende-se doutrina bíblica cristã que aceita a operação atual do Espírito na igreja e no mundo.

 

Quando comparada à teologia reformada, podemos dizer que os pentecostais ampliam a visão teológica sobre a atuação do Espírito Santo. Isso significa acreditar na existência de milagres, curas, glossolalia, profecias e outras atividades caracterizadas por sobrenaturais que interferem não só no cotidiano da igreja e do crente como também na liturgia dos cultos.

 

Ao contrário do pregado pela doutrina cessacionista, esses eventos não foram exclusivos para o período da encarnação de Jesus ou da Igreja Primitiva, mas continuaram ao longo da história e alcançam os dias de hoje.

 

Por isso, ao conversarmos sobre doutrinas pentecostais, devemos ter a consciência de que não é um modismo, mas um ensino da igreja desde os primeiros cristãos e que vem sendo experimentado ao longo da história.

 

2) Qual a importância de enfatizarmos as doutrinas bíblicas pentecostais nos dias de hoje?

Falar de pentecostalismo não é criar um tópico novo na teologia bíblica cristã, como alguns podem pensar. É algo que pertence à Igreja desde seu início. Desde Pentecostes, a manifestação do Espírito Santo caracteriza a vida espiritual dos crentes e da Igreja como um todo. Dessa forma, é importante, primeiro, enfatizarmos que a doutrina pentecostal sempre foi bíblica, para podermos então conversar com aqueles que atacam os pentecostais como se fossem antibíblicos; segundo, estudarmos e ensinarmos nos púlpitos sobre a atuação do Espírito Santo na Igreja e no mundo, para que os irmãos e as irmãs tenham compreensão sobre sua fé e saibam compartilhá-la com outras pessoas.

3) Quais dessas doutrinas vêm sofrendo maior ataque ao longo da história e atualmente?

 

Em alguns momentos da história, temos o registro de alguns grupos que experimentavam a manifestação do Espírito sendo chamados de “místicos”. Isso porque observavam entre eles a ocorrência de milagres e glossolalia.

 

No pensamento moderno, o racionalismo e a ciência ganharam muito valor em detrimento da emoção e da espiritualidade. Hoje sofremos as consequências desse desequilíbrio.

 

Por muito tempo, o aspecto emocional da pessoa foi deixado de lado. No entanto, o ensino bíblico nunca desconsiderou que Deus age na vida da pessoa por completo; e, nas igrejas pentecostais, as pessoas são tratadas tanto pelo intelecto quanto pelo sensível.

 

4) O que distingue essencialmente o pentecostalismo do neopentecostalismo?

 

Os termos “pentecostalismo” e “neopentecostalismo” foram criados para classificar o surgimento de algumas denominações cristãs no século 20. Digo cristãs porque o fenômeno “pentecostalismo” e também o “carismático” - os dois termos – tratam da manifestação do Espírito. No Brasil, geralmente “pentecostalismo” refere-se aos movimentos evangélicos e “carismático”, aos movimentos católicos. Do ponto de vista histórico, então, os grupos pentecostais são os que resultaram do avivamento da Rua Azuza; os neopentecostais são os grupos que surgiram na segunda metade do século 20 voltados para a teologia da prosperidade e outras práticas extrabíblicas. Dependendo da denominação, as ênfases variam. Por exemplo, nem todas aceitam a cura ou a glossolalia.

 

5) Quais riscos corre uma igreja Pentecostal que deixa de enfatizar as doutrinas bíblicas distintivas do pentecostalismo?

 

Como já expliquei, pentecostalismo não é algo “extra” à doutrina cristã. Assim, não entender sobre a atuação do Espírito Santo no nosso dia a dia é deixar de compreender quem é Deus, é reduzir a atuação divina no mundo, é não aproveitar o que Deus tem para Sua Igreja na totalidade. Outro risco é o rigor na correção de certas meninices no culto e enfatizar muito os testemunhos negativos em decorrência delas, o que pode levar o rebanho à mornidão e ao desinteresse pelos dons espirituais.

 

6) Quais as maiores ameaças ao pentecostalismo nos últimos dias?

 

Entendo como ameaças não a paralisação da obra pentecostal, mas a inserção de modismos, inovações e aberrações doutrinárias que nossos pais não conheceram e nem ensinaram; a imitação de certas práticas neopentecostais que não combinam com a nossa tradição. Existe também a possibilidade de se supervalorizar o sobrenatural e esquecer que Deus atua nas práticas mais naturais e corriqueiras do dia a dia.

Fonte: Jornal Mensageiro da Paz, Ano 90 – N° 1623, p 11

Post Bottom Ad