Subsídio Lição 3 – Jó e a Realidade de Satanás - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Subsídio Lição 3 – Jó e a Realidade de Satanás

Para ler e refletir: Jó 1.6-12; 2.1-7

 

I. SATANÁS, UM SER REAL E INTRUSO.

Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se diante do SENHOR, veio também Satanás entre eles” (Jó 1.6 – NAA).

1. Satanás comparece entre os filhos de Deus (Jó 1.6; 2.1).

A expressão filhos de Deus (Jó 2.1; compare com Jó 1.6; 38.7), aqui, refere-se aos anjos, seres celestiais dotados com grande poder e inteligência. Segundo o livro de Jó, eles se apresentavam a Deus periodicamente, embora não saibamos muito sobre tais assembleias.

 

Em Jó, a expressão filhos de Deus significa de ou feito por Deus, no sentido de que os anjos, caídos ou não, são seres espirituais que foram criados por Deus.

 

Comentando sobre esses seres celestiais, ou seja, os filhos de Deus, o teólogo John MacArthur observa que:

A vida de Jó (a partir de Jó 1.6) está prestes a entrar nos assuntos celestiais à medida que o cenário muda da terra para o céu, onde Deus está tendo uma conferência com sua corte celestial.

Jó e seus amigos jamais souberam desse fato. As hostes angelicais (Jó 38.7; SI 29.1; 89.7; Dn 3.25) se apresentavam diante do trono de Deus para prestar contas de seu ministério por toda a terra e céu (1 Rs 22.19-22). Como um Judas entre os apóstolos, Satanás estava com os anjos. Satanás, incentivado pelo sucesso que teve com a queda da Adão no paraíso (Gn 3.6-12,17-19), estava confiante de que o temor a Deus em Jó, alguém pertencente à raça caída, não resistiria aos seus testes. Ele mesmo havia caído (veja Is 14.12)”.


2. Sobre o acesso de Satanás nas regiões celestiais.

Pode parecer estranho Satanás ter conseguido infiltrar-se numa reunião dos filhos (anjos) de Deus, pois todas as outras citações nas Escrituras descrevem o adversário como um anjo que foi expulso do céu por ter se rebelado contra Deus (Is 14 e Ez 38). No episódio em Jó 1, vemos que ele procura o mal de um justo.

 

Jó é um dos livros da Bíblia que mais nos mostra como age o Diabo nas regiões celestes. Embora expulso de lá (Ez 28.16), apresenta-se ele, de quando em quando, diante do Senhor, a fim de acusar os santos. É o que inferimos de Apocalipse 12.10 e das porções de Jó que vimos estudando. A Palavra de Deus declara, mas não esclarece, o mistério da permissão divina quanto ao acesso de Satanás às regiões celestiais. Certamente isso reflete o contido em Deuteronômio 29.29 (Pr. Claudionor de Andrade).


II. AS ACUSAÇÕES DE SATANÁS.

 

1. Primeira acusação contra Jó.

Satanás acusa Jó de servir ao Senhor por causa de seus próprios objetivos egoístas (1.9-11). Ele diz que Jó serve a Deus porque é rico. O Senhor sabe que Satanás está errado, mas permite que Satanás tire a fortuna de Jó.

Jó continua a adorar a Deus. Ele era muito rico, mas não adorava ao Senhor apenas por ser rico. Satanás estava errado.


2. Segunda acusação contra Jó.

A primeira tentativa de Satanás fracassou. A seguir, ele acusa Jó de servir ao Senhor apenas por que ainda tem saúde. Satanás afirma: “Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Estende, porém, a tua mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e verás se não blasfema de ti na tua face!” (Jó 2.4,5) De novo, o Senhor sabe que Satanás está errado, mas, por seus próprios motivos, permite que ele tire a saúde de Jó e exige apenas que não o mate.

Obs. A continuação deste conteúdo está na Revista Cristão Alerta.

👉Clique Aqui




📝 SUBSÍDIOS | 🔥 ADULTOS | 📚 ARTIGOS | 💢 JOVENS

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Post Bottom Ad