Subsídio 10 – Provai se os espíritos são de Deus - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Subsídio 10 – Provai se os espíritos são de Deus

Subsídio Bíblico para a Lição dos Adultos (CPAD). LIÇÃO 10 | 3° Trimestre de 2020

Vimos que na lição 9 os inimigos de Israel usaram ameaças e zombarias para atacar o povo de Deus, já nesta lição 10, veremos outro tipo de ataque, vindo na forma de falsa profecia (Nm 6.10-14).

👍 Sugestão de Leitura – Clique e veja:

Lição 10 – Provai se os espíritos são de Deus

Lição 11 – Esdras vai a Jerusalém ensinar a Palavra

Lição 12 – Esdras e Neemias combatem o casamento misto

Lição 13 – A vigilância conserva pura a Igreja

Lição 10 em Áudio🔊

1. O PLANO DO FALSO PROFETA PARA ENGANAR NEEMIAS (Ne 6.10-14).

Semaías, um profeta falso (v. 12), criou um plano engenhoso para fazer Neemias cair na armadilha de seus inimigos. Trancou-se em casa e deu a impressão de que, assim como Neemias, também estava correndo perigo. Quando Neemias foi visitá-lo, Semaías sugeriu que os dois se refugiassem no templo, onde seus inimigos não poderiam lhes fazer mal (Êx 21.13, 14; 1 Rs 1.50-53).

1. Neemias percebeu a farsa do falso profeta Semaías.

“Porém eu disse: — Você acha que um homem como eu fugiria? Alguém como eu entraria no templo para salvar a vida? De maneira nenhuma entrarei. Então percebi que não era Deus quem o tinha enviado, mas que ele falou tal profecia contra mim porque Tobias e Sambalate o haviam subornado” (Ne 6.11,12 – NAA).

Neemias rejeitou a proposta de Semaías, pois era contrária à lei de Moisés. Um leigo não poderia ir além do altar de holocaustos no templo. "O estranho que se aproximar morrerá" (Nm 18.7). Neemias sabia que Semaías eram um falso profeta, pois a mensagem que transmitiu era contrária à Palavra de Deus (Dt 13.1-5 e 18.20-22).

2. Precisamos de discernimento para não sermos enganados pelos falsos profetas

De acordo com o termo grego diakrisis, a palavra discernir significa "julgar através de"; "distinguir, estabelecer diferença". Ela denota o sentido de "se penetrar da superfície, desmascarando e descobrindo a verdadeira fonte dos motivos".

O DOM DE DISCERNIR REVELA: confissões falsas influenciadas por espíritos, como ocorreu com Ananias e Safira (At 5.1-11); a trapaça de Geazi (2 Rs 5.26, 27); a intenção profana de Simão (At 8.18-24); o espírito da jovem adivinhadora (At 16.16-18).

Desmascara pessoas que se fazem de líderes sem terem sido designadas por Deus (Jd 11); condena doutrinas erradas (1 Tm 4.1-4; Gl 2.4; 1 Jo 4.1-4); identifica certas manifestações com "fogo estranho" (Lv 10.1- 4; Ap 2.20-24). Esse dom é um dos mais eficientes meios de julgamento de profecias.

3. A importância do julgamento das profecias

Não basta, porém, a profecia cumprir-se para o profeta ser considerado autêntico (Dt 13.1-5). Isto porque, os enganadores, inspirados pelos demônios, embora não conheçam o futuro, podem, através de ardis e estratagemas, fazer com que o óbvio pareça certeiro cumprimento profético. É por isso que temos de julgar as profecias e discernir os espíritos (1Co 14.29; 1Jo 4.1).

3.1 Julgando as profecias pela Palavra

A profecia na igreja necessita ser julgada (1 Co 14.29), mas qual o parâmetro para o seu julgamento?

A resposta é a própria Palavra de Deus, que é nosso modelo áureo e referência plena de fé; o guia da nossa vida, do nosso culto ao Senhor, e do nosso desempenho no seu trabalho (2 Tm 3.16,17).

Qualquer profecia na igreja que entre em conflito com os ensinamentos e doutrinas bíblicas não pode vir de Deus.

O crente fiel, que sempre ora e lê a Palavra de Deus, compara aquilo que ouve com o que está escrito na Escritura, a fim de comprovar a veracidade das profecias enunciadas na igreja.

3.2 Como testar uma mensagem profética?

💡 A pergunta: "Pois que diz a Escritura?" (Rm 4.3) deve ser usada para testar qualquer mensagem, mesmo que venha de alguém que afirma ser um servo de Deus.

A profecia não pode alterar nem contradizer a Bíblia. Esta é a Palavra inspirada de Deus (2 Pe 1.21). É um livro completo, e nele está toda a verdade (1 Tm 4.19; Jo 17.17; SI 119.142, 160).

Obs. Este conteúdo completo está na Revista Cristão Alerta, 👉Clique Aqui

Post Bottom Ad