Deus já foi Visto por alguém ou Não? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Deus já foi Visto por alguém ou Não?

 

🎯 Por que a Bíblia diz que ninguém viu a Deus (Jo 1.18; 6.46; 1 Jo 4.12), se em outras textos há registros de que pessoas o viram (Gn 32.30; Êx 24.9-11; 33:11; Dt 34.10)?

 

Essa é uma pergunta que não quer calar na história da humanidade. Vez ou outra surge essa questão, sempre após uma pesquisa na Bíblia. Nessa pesquisa, entre outros versículos, encontra-se o texto no Evangelho de João, capítulo 1, verso 18, que afirma: Deus nunca foi visto por alguém”. O ser humano sempre correrá atrás do místico, pois isso lhe deixa inquieto e curioso para desvendar os mistérios de sua existência.

 

1. Pessoa de Deus sendo visto por pessoas

Os registros bíblicos, quando se referem à pessoa de Deus sendo visto por pessoas, referem-se a uma forma de manifestação divina, chamada teologicamente de “teofania”. Teofania, no contexto teológico, é uma manifestação visível de Deus, quando Ele se manifestava não em sua plenitude, mas de uma forma que pudesse ser assimilado. Era quando Deus se manifestava através de algo a alguém.

 

2. Manifestação teofânica

Quando alguém via uma teofania, normalmente via algo grandioso, fora dos padrões normais.

Essa manifestação teofânica se observa nos seguintes textos: “E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva” (Gênesis 32.30).

 

E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha--se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés” [...] “E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois, tornava-se ao arraial; [...] ’’(Êxodo 33.9-11).


Essas passagens retratam a expressão da glória de Deus para com o homem. Mas alguém dizer que viu Deus face a face, de modo literal, não é possível, porquanto o texto sagrado afirma que “Deus nunca foi visto por alguém”, e essa afirmação é literal.


🎯 VEJA TAMBÉM:

👉 Se Deus não pode ser visto, por que Moisés temeu olhar para Ele?

👉 Quantos anjos foram vistos após a ressurreição do Senhor Jesus?

 

3. Era muito comum eles acharem que tinham visto a Deus

Algumas pessoas querem afirmar que Moises viu Deus em sua plenitude no episódio de Êxodo 33.17-23, mas, no episódio citado, encontramos mais uma vez a manifestação da glória de Deus. Era muito comum eles acharem que tinham visto a Deus devido à grandeza das manifestações. Quando lemos o texto de Isaías 6.5, ventos o profeta clamando “Ai de mim!”, “Ai de mim!”.

 

O fato de o profeta ter contemplado no primeiro versículo do capítulo 6 a manifestação teofânica da glória de Deus, o induz a pensar que está vendo literalmente a face de Deus, e isso não procede, pois estaria em contradição com as Escrituras, que assevera que ninguém jamais viu a Deus.

 

4. Há possibilidade de se ver a Deus?

A Bíblia relata que somente é possível ver a Deus através do Filho Unigênito, o canal para se chegar a Deus na Nova Aliança.

 

O texto da Primeira Epístola de João diz o seguinte: “Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele” (1 João 4.12-16).

Portanto, se alguém quer ver a Deus, precisa reconhecer o Filho e passar pelo Filho, com o seu sacrifício na Cruz do Calvário, que possibilita o “religare”, ou seja, a possibilidade de a humanidade chegar à presença de Deus através do projeto salvífico realizado na Cruz do Calvário. Jesus mesmo disse: “Quem me vê a mim vê o Pai [...]” (João 14.9). Quando Jesus fala da unidade da fé, ele cita as Escrituras “Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras” (João 14.11).


Além do mais, quando chegarmos no Céu com corpos glorificados, poderemos ver Deus pela primeira vez em Sua plenitude.


Artigo: Pr. Agisse Levi da Silveira | Reverberação: Subsídios Dominical

📝 SUBSÍDIOS | 🔥 ADULTOS | 📚 ARTIGOS | 💢 JOVENS

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Post Bottom Ad