Subsídio Lição 11 - Atributos da Unidade da Fé: Humildade, Mansidão e Longanimidade - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Subsídio Lição 11 - Atributos da Unidade da Fé: Humildade, Mansidão e Longanimidade

Subsídio Bíblico para a Lição dos Adultos (CPAD). Lição: 11 | 2° Trimestre de 2020

**

📖 Lições Adultos  | 📝 Lições Jovens  | 📚 Sala dos Professores

Em Efésios 4.2, “Paulo continua a falar sobre o andar conforme a chamada que tivemos para a salvação, apresentando os requisitos para que haja unidade em Cristo, os quais são indispensáveis aos chamados”.

"... com toda a humildade, e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor". Destacam-se quatro qualidades da unidade em Cristo que devem ser cultivadas pelo crente (Elienai Cabral).

1. Humildade.

a) O que é ser humilde?

Ser humilde significa colocar Cristo em primeiro lugar, os outros em segundo e a si mesmo em último. Ser humilde também significa ser autêntico, isto é, reconhecer as suas fraquezas e limitações e ser honesto consigo mesmo e com os outros.

A verdadeira humildade é descrita em Filipenses 2.1-11. Não se trata de rebaixar-se nem de ter uma imagem negativa de si mesmo, mas sim de sequer pensar em si mesmo!

b) O que a bíblia nos ensina sobre a humildade?

Fp 2.3: “Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros” (NAA).

Tg 4.6: “.... Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (NVT).

Pv 29.23: “O orgulho do ser humano o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (NAA).

Sl 138.6: “Mesmo nas alturas, o SENHOR cuida dos humildes, mas mantém distância dos orgulhosos” (NVT).

Sl 147.6: “O SENHOR protege os humildes, mas lança os perversos no pó” (NVT).

 

2. Mansidão.

A pessoa mansa busca somente a glória de Deus, não o louvor dos homens. A mansidão é um fruto do Espírito (Gl 5.23); não pode ser produzida pelo homem. Existe uma falsa humildade que, por vezes, as pessoas confundem com mansidão, mas que não passa de falsificação.

Mansidão (Gl 5.22). Este fruto é um dos mais difíceis de definir, principalmente porque é impossível traduzir prautes (mansidão) por um único termo em nosso idioma. Ser manso não tem a conotação de ser “desalentado, desanimado, mole, fraco ou destituído de energia ou força moral”. Mansidão é a combinação de força e suavidade. “Quando temos prautes, tratamos todas as pessoas com cortesia perfeita, reprovamos sem rancor, argumentamos sem intolerância, enfrentamos a verdade sem ressentimento, iramos, mas não pecamos, somos gentis, mas não fracos.”

 

3. Longanimidade.

A palavra longanimidade (Gr. makrothimia), é usada às vezes para indicar a firme paciência no sofrimento ou infortúnio (tal como em Tg 5.10), embora mais frequentemente indique o não apressar-se em vingar o mal ou em retaliar quando ferido por outrem. Usa-se esta mesma palavra para designar a paciência de Deus para com os homens (Rm 2.4; 9.22; 1 Tm 1.16; 1 Pe 3.20; 2 Pe 3.15), e a qualidade correspondente e consequente que o cristão deve manifestar para com os outros (1 Co 13.4; Gl 5.22; Cl 3.12; 2 Tm 4.2).[1]

4. Tolerância (Ef 4.2b; Cl 3.13 - ARC).

"... suportando-vos uns aos outros em amor (Ef 4.2b)". Essa expressão fala da tolerância que devemos demonstrar para com os nossos irmãos em Jesus Cristo, irmãos na fé. Tolerar é também uma qualidade cristã que deve ser cultivada (Rm 2.4).

Suportando-vos uns aos outros em amor — significa perdoar as faltas e fraquezas dos outros, as diferenças de personalidade, de habilidade e de temperamento. Não é manter a fachada da boa educação enquanto por dentro ferve o rancor. Trata-se de um amor positivo em relação àqueles que nos irritam, nos perturbam e nos envergonham.

Quando notamos algum defeito em nossos companheiros de fé, devemos ser pacientes e gentis. Será que existe alguém cuja personalidade ou cujos atos estão lhe aborrecendo? Em vez de se deter nas fraquezas dos outros, ou procurar seus defeitos, ore por eles. Em seguida, vá mais adiante — passe algum tempo ao lado dessas pessoas procurando estender-lhes a sua amizade.[2]

👉 ATENÇÃO!

Peça a Continuação deste Subsídio Clique Aqui!




[1] FOULKES, Francis Efésios: Introdução e Comentário. 1ª edição/1983. SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA.

[2] Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal

Estudo Publicado em Subsídios EBD – Site de Auxílios Bíblicos e Teológicos para Professores e Alunos da Escola Dominical.

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad