O que Pensa a Maçonaria Sobre Luz e Trevas Espirituais? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

O que Pensa a Maçonaria Sobre Luz e Trevas Espirituais?

1. Veja o Pensamento da Maçonaria

Todas as pessoas “profanas” [não maçons], incluindo cristãos piedosos e genuínos, estão condenados, cegos e perdidos em completa escuridão espiritual. Somente a iniciação aos Graus e mistérios da maçonaria irá retirá-los das trevas, trazendo-os “para a luz”, purificando-os e dando-lhes nova vida.

(1) “Na maçonaria, as trevas, que envolvem a mente dos não iniciados [não maçons] são removidas pelo esplendor da Luz Maçônica. Os maçons são chamados, de modo apropriado, de ‘Filhos da Luz’” (Lightfoot’s Manual of the Lodge, pág. 175).

(2) “Os maçons são enfaticamente chamados de ‘Filhos da Luz’... ao passo que os profanos ou não iniciados [os não maçons], que não receberam esse conhecimento... são considerados como estando nas trevas” (Masonic Dictionary, “Light”, Chicago, Consolidated Book Pub., 1963).

(3) Vedado e de joelhos, meio nu e preso por uma corda, o Venerável Mestre faz a seguinte pergunta ao candidato à iniciação nos Graus Azuis: “Em sua atual condição de cego, o que você mais deseja?”. A sua resposta, de acordo com o ritual, deve ser “Luz” (1º Grau), “Nova Luz” (2º Grau) e “Mais Luz” (3º Grau) (Ritual Verbal Maçônico, 1º, 2º e 3º Graus).

(4) “Ali, ele [o homem sendo iniciado] espera, do lado de fora de nossas portas, à entrada de sua nova vida maçônica, na escuridão, impotência, desamparo e ignorância. Tendo peregrinado entre os erros e tendo sido coberto com as poluições do mundo profano exterior, ele vem indagativamente às nossas portas, procurando o novo nascimento e pedindo que lhe seja retirado o véu...” (Albert Mackey, Manual of the Lodge, pág. 20).

(5) “Aplicadas ao simbolismo maçom, elas [as trevas] pretendem lembrar o candidato de sua ignorância, que a maçonaria deverá esclarecer; de sua natureza perversa, que a maçonaria deverá purificar; do mundo em cuja obscuridade ele tem peregrinado e do qual a maçonaria deverá resgatá-lo” (Albert Mackey, Manual of the Lodge, pág. 39).


2. O Verdadeiro Ensinamento Bíblico: Jesus é a Verdadeira Luz

Jesus é a Luz do mundo; aqueles que o seguem não estarão nas trevas. Ele, e somente Ele, é a fonte do esclarecimento espiritual. Se estivermos “nEle”, não estaremos nas trevas, pois nEle não há treva alguma. A vida que somente Ele dá é a luz dos homens.

(1) “[...] Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12).

(2) “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9).

(3) “Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Ef 5.8).

(4) “E esta é a mensagem que dele [de Jesus] ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” (1 Jo 1.5).

(5) “Nele [em Jesus], estava a vida e a vida era a luz dos homens” (Jo 1.4).

🔍 Saiba mais:

O que a Maçonaria Pensa Sobre Jesus?

O que Pensa a Maçonaria sobre o "Deus da Bíblia"?

O que Pensa a Maçonaria Sobre a Bíblia Sagrada?
Estudo Publicado em Subsídios EBD – Site de Auxílios Bíblicos e Teológicos para Professores e Alunos da Escola Dominical.

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Post Bottom Ad