Mãe Cristã: Bênçãos e Responsabilidades

De todos os papéis desempenhados pela mulher durante a trajetória da sua vida, o papel de mãe é extremamente significativo e duradouro. Ser mãe é ter o privilégio de gerar e abrigar em seu ventre uma nova vida, é conviver e compartilhar simbioticamente com o crescimento do novo ser, participando e disponibilizando o seu próprio organismo para isso. E ter o privilégio de reconhecer os mais fortes sentimentos despertados pela constatação da gravidez. É, na maioria das vezes, o acontecimento ímpar para autorrealização de uma mulher.

A mulher cristã tem a sua ótica da maternidade ampliada. Ela recebe o filho como um presente de Deus. “Os filhos são herança do Senhor” (SI 127.3). “Eles são bênçãos do Senhor” (SI 128.3; Dt 28.4; 1 Tm 2.15).


Logo, suas percepções e preocupações estarão voltadas para o pequeno bebê que transformará a rotina diária da mulher numa grande aventura com fortes emoções e muito trabalho. A partir de então, ela passa a entender e a suprir as necessidades do filho que, inicia a sua vida totalmente dependente, sendo acompanhado por ela, com amor, carinho e dedicação; e capaz de transmitir segurança à criança, que paralelamente ao ensino, disciplina e coerência, preparam-na para a autonomia. A tarefa é árdua e exige tempo de qualidade, talento, energia e boa comunicação para alcançar os objetivos propostos.


A mulher cristã é preocupada com o desenvolvimento do filho como um todo: Espírito, Alma e corpo. Ela exerce influência na formação da personalidade da criança, passando, não só através de palavras, mas dos exemplos vivenciados em família e na sociedade, os valores morais e cristãos que nortearão o comportamento infantil. Assim eles poderão se tornar adultos saudáveis e bem ajustados.

A mãe tem a oportunidade de vivenciar, desde a mais tenra idade, os anos mais importantes no processo de desenvolvimento, quando a criança é mais flexível e vulnerável à assimilação dos valores e princípios eternos. A criança é “matéria prima” de muito boa qualidade. O amor, boa vontade, postura firme e profunda compreensão serão a base da maternidade bem sucedida (1Co 13.4-8).

A mãe crente possui características especiais. Além de todas, possui sensibilidade para entender a importância, também, do cuidado com a vida espiritual de seus filhos (Pv 22.6). Dará a seus filhos conhecimento de Cristo e seu poder, levando-os a ter uma experiência pessoal com Deus. Será capaz de interceder por eles em oração, dando apoio espiritual.


A Bíblia traz exemplos de inúmeras mulheres que se destacaram como mães diligentes. Maria, mãe de Jesus é um deles. Ela foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador e possuía características que agradavam a Deus, como humildade, submissão, santidade e uma vida de oração. Maria soube ouvir e entender a vontade de Deus a respeito da criação de Jesus (Lc 1.46-51).


A Bíblia como Palavra de Deus contém boas lições sobre o correto desenvolvimento dos nossos filhos. Contém também a orientação precisa para auxiliar as mães nessa tarefa.


Vivemos num mundo corrompido que apresenta aos nossos filhos só o lado satisfatório que os prazeres do mundo oferecem, em nada contribuindo para a salvação da alma deles e da felicidade plena e duradoura que o Senhor nos proporciona. Ajudar a mantê-los saudáveis de corpo e mente, crescendo espiritualmente, é básico e fundamental. Para isso, é necessário recorrer à graça e à sabedoria que vem de Deus (Lc 2.52; Cl 3.21).


A lei da semeadura é verdadeira. “Porque tudo o que o homem semear, isto também ceifará” (G1 6.7b). O reconhecimento virá através das bênçãos que você usufruirá em família e também do testemunho de quem mais te conhece, daqueles que conhecem o teu caráter, que foram gerados e acalentados muito perto do teu coração. O elogio dos seus filhos.


Componentes imprescindíveis ao perfil da mãe cristã

🎯 1) Amar o filho com amor incondicional e valorizá-lo.

Valorizar os filhos significa:

👉 Criar ambiente no lar onde eles possam compartilhar alegrias e suavizar as tristezas (Cl 3.21).

👉 Selecionar boas sementes para plantar no coração deles, no tempo certo do seu desenvolvimento (Ec 3.1).

👉 Preparar o filho para a vida (Gn 18.19; Ef 6.4).

👉 Construir uma lista de prioridades, onde a atenção para ouvir o que o filho tem a dizer, a valorização de suas qualidades e correção dos defeitos com amor e firmeza, estejam à frente de tantas outras coisas também importantes (SI 78.4).

👉 Acreditar no seu potencial, garantindo motivação para boas realizações e comprovação de que é capaz. Respeitá-lo e ensiná-lo, é também sinônimo de valorização (Ef. 6.4), bem como esperar dele o devido respeito (Hb 12.9).

👉 Reconhecer suas características positivas, corrigir quando necessário, levando-os a interpretar o amor de Deus como pai amoroso que nos corrige, ensina e reconhece (Hb 12.6-8; Pv 19.18; Pv 22. 6, 15).

👉 Fazer a vontade de Deus conhecida pelos filhos, como faziam os israelitas com os seus filhos (Dt 11.18-20).

👉 Ensiná-los a obedecer. Eles aprenderão a obedecer a Deus.

👉 Através da disciplina tornar evidente o amor.

👉 Não ridicularizá-los à frente de outras pessoas.

👉 Não menosprezá-los, ameaçá-los ou suborná-los. Esse procedimento afeta a sua autoestima.

👉 Possuir fina sensibilidade para, através de suas palavras, reações e comportamentos, com valor de sentimentos, ajudar a mudar comportamentos, despertar respeito, confiança e vontade.

 

🎯 2) Sabedoria - É a capacidade de discernir, compreender e agir no momento certo e da melhor maneira possível. A mãe sábia não age por impulso.

🎯 3) Saber administrar prioridades.

🎯 4) Recorrer a Cristo como orientador e fonte de motivação (Jo 15.5b)

🎯 5) Usar o tempo de maneira eficiente, criando uma rotina organizada

🎯 6) Ser flexível para aprender sempre e mudar de atitude quando for necessário. A intransigência impede o nosso crescimento e o dos nossos filhos.

🎯 7) Ter sensibilidade e fé no Senhor Jesus, sabendo que a Ele, todas as coisas são possíveis (Mt 19.26).

 

RAMOS, Sonia Pires. Bênçãos e responsabilidades de ser mãe. Mensageiro da Paz, maio de 2007 | Reverberação: www.subsidiosdominical.com


Estudo Publicado em Subsídios EBD – Site de Auxílios Bíblicos e Teológicos para Professores e Alunos da Escola Dominical.

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !