Subsídio bíblico para a Lição dos
Adultos (CPAD). Lição: 1 | 1°
Trimestre de 2020 | Peça a
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Texto
Áureo
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Leitura
Bíblica Indicada
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A
vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo (Ef
1.2).
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Ef
1.1,2; At 19.1-7
|
Esta
carta (aos Efésios) resume as boas-novas da graça de Deus, em Jesus Cristo,
enfatizando que ela é para os gentios, tanto quanto para os judeus (Ef 1-3). A
seguir, ela apresenta instruções específicas sobre como os crentes fiéis devem
viver (Ef 4-6).
A MENSAGEM DA CARTA
1.
Louvor pela Graça de Deus.
Talvez
mais do que qualquer outro livro do Novo Testamento, a carta aos Efésios está
repleta de gratidão pela graça salvadora que Deus exibiu aos que creem em Jesus
Cristo. Somente pela graça de Deus, os cristãos são escolhidos, perdoados,
chamados à sua família, feitos seus filhos; eles recebem as suas bênçãos
eternas e o dom do seu Espírito Santo para marcá-los como pertencentes a Ele
para sempre (Ef 1.3-14). A
salvação nunca pode ser considerada como algo que é conquistado; ela é um
presente (Ef 2.8-9). Como resultado, os cristãos sabem que devem louvar a Deus
para sempre, pela sua maravilhosa graça (Ef 1.6,12,14). Eles não podem deixar
de fazer isso, pois devem tudo a Ele.
2.
A Natureza Condenada dos Seres Humanos.
A
percepção da graça que permeia os três primeiros capítulos de Efésios é ainda
maior pela ênfase contrastante de Paulo no pecado e no juízo de Deus por ele. O
que é verdade a respeito dos seus leitores, é verdade a respeito de todos, uma
vez que, por natureza, todos estão sob o juízo de Deus (veja Ef 2.1-3,12, uma
das passagens mais fortes no Novo Testamento sobre como os seres humanos
perdidos estão separados de Cristo).
Cada
ser humano é culpado e condenado perante o juízo eterno de Deus, que não pode
tolerar o pecado. Este conceito parece perturbadoramente rude e rígido para a
mentalidade moderna; por trás dele, há uma visão do pecado humano e da total
santidade de Deus, muito mais forte do que os ocidentais de hoje estão
acostumados. Uma vez que, separados de Cristo, os seres humanos são, por
natureza, impulsionados pelo pecado e sujeitos ao diabo, a evangelização é uma
questão urgente no Novo Testamento (veja Mc 16.15-16; cp. Rm 9.1-3; 10.1).
3.
A Unidade da Igreja.
Com
sua ênfase no espantoso plano de Deus de incluir os gentios na sua família
(veja Ef 2.11–3.6), Efésios nos lembra que as distinções étnicas não significam
nada para Deus, e não deveriam significar nada para o povo de Deus (Gl 3.28).
Como Deus uniu pessoas de todas as origens étnicas em sua igreja (veja Ef
2.14-17; 3.6), os cristãos devem responder acolhendo uns aos outros, em
humildade, graça e amor, sem considerar as diferenças étnicas (veja Ef 4.1-6;
Rm 15.5-7). Na igreja, a identidade de uma pessoa é definida apenas pela fé
dessa pessoa em Cristo.
Usando
linguagem elevada e figuras notáveis, o apóstolo diz que a Igreja completa
Cristo, o qual completa todas as coisas do Universo inteiro (1.23). É por meio
da Igreja que a humanidade e os poderes celestiais conhecem o plano secreto de
Deus (3.10). Cristo, que tem autoridade sobre todas as coisas, foi dado por
Deus à Igreja (1.22); e é por meio dela e por meio de Cristo Jesus que glória é
dada a Deus (3.21).
Paulo
usa três figuras para falar sobre a Igreja:
2.1.1.
A Igreja é o corpo de Cristo (1.23; 2.16; 4.4,12; 5.23). Cristo é a cabeça
do corpo; ele cuida do corpo (5.29-30) e faz com que o corpo cresça e se
desenvolva (4.15-16).
Assim
como a Igreja não existe sem Cristo, Cristo não existe sem a Igreja.
2.1.2.
A Igreja é um edifício, o Templo de Deus, do qual Cristo é a pedra fundamental.
Ele
mantém o edifício bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao
Senhor (2.20-21).
2.1.3.
A Igreja é a esposa de Cristo.
Cristo
tem autoridade sobre a Igreja; ele é o Salvador dela, ele ama a Igreja, deu a
sua vida por ela e cuida dela (5.23-32).
4.
Viver como Cristo.
Em
Ef 4–6 (e Cl 3–4), Paulo nos fornece um belo retrato da vida cristã, como
deveria ser vivida. Os fiéis devem se afastar da escuridão de suas vidas
anteriores, e, cheios com o Espírito Santo, viver como novas pessoas da luz,
buscando somente a “bondade, honestidade e verdade”. Eles devem expressar
atitudes gentis, integridade, respeito, bondade e amor pelos outros.
Com
relação a Deus, suas vidas devem ser cheias de pureza, louvor e ação de graças
(veja Ef 4.17–5.20). Os cristãos devem se tornar como Cristo e refleti-lo em
tudo o que disserem e fizerem (veja Ef 4.13,15; Rm 8.29). Em Cristo, eles foram
criados para ser como Deus (veja Ef 4.24; 5.1-2).
5.
Respeito e Amor no Lar.
Em
Ef 5.21–6.9 (e Cl 3.18–4.1), Paulo enfatiza a importância de mostrar respeito e
amor àqueles com quem você vive. Por um lado, as esposas têm que respeitar seus
esposos, os filhos têm que honrar seus pais, e os servos têm que obedecer a
seus senhores. Por outro lado, os esposos devem amar suas esposas, os pais
devem disciplinar seus filhos gentilmente, e os senhores devem ser
misericordiosos com seus servos. Os relacionamentos culturais tradicionais são
mantidos e honrados, ao passo que as atitudes dos cristãos devem ser
semelhantes às de Cristo.
6.
Guerra Espiritual.
Ef
6.10-20 apresenta a narrativa do Novo Testamento sobre como os cristãos devem
se proteger, em sua guerra contra o diabo. Nessa batalha espiritual, os
cristãos não podem confiar em seus próprios recursos, mas devem usar as armas
que o Senhor lhes dá. Significativamente, todas as armas descritas – exceto a
espada – são armas defensivas. Aqui não há um retrato de cristãos atacando o
diabo. Embora a oposição do diabo deva ser levada a sério, a visão que Paulo
tem da vida cristã não se centra na batalha espiritual em um sentido agressivo
ou ofensivo.
7.
Características Especiais.
Há quatro características que
predominam nesta epístola.
(1)
A revelação da grande verdade teológica dos capítulos 1 - 3 é interrompida por
duas grandiosas orações apostólicas. Na primeira, o apóstolo pede para os
crentes sabedoria e revelação no conhecimento de Deus (1.15-23); na segunda,
roga que possam conhecer o amor, o poder e a glória de Deus (3.14-21).
(2)
“Em Cristo”, uma expressão paulina de peso (106 vezes nas epístolas de Paulo),
sobressai grandemente em Efésios (cerca de 36 vezes). “Toda bênção espiritual”
e todo assunto prático da vida relaciona-se com o estar “em Cristo”.
(3)
Efésios salienta o propósito e alvo eterno de Deus para a igreja.
(4)
Há um realce multifacetado do papel do Espírito Santo na vida cristã
(1.13,14,17; 2.18; 3.5,16,20; 4.3,4,30; 5.18; 6.17,18).
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Estudo
Publicado em Subsídios EBD –
Site de Auxílios Bíblicos e Teológicos para Professores e Alunos da Escola Dominical.