O Que São as Cartas Pastorais da Bíblia? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

O Que São as Cartas Pastorais da Bíblia?

As cartas pastorais foram escritas por Paulo e destinadas a dois jovens obreiros: Timóteo e Tito. Ao longo dos séculos e até aos dias atuais, servem de fundamento bíblico e autêntico manual eclesiástico para a edificação das igrejas cristãs formadas por seus membros e seus pastores, autênticos servos de Jesus e da Igreja.

I. AS CARTAS PASTORAIS

Por que se chamam Cartas Pastorais? Por terem sido destinadas aos jovens pastores Timóteo e Tito, e também porque tratam de assuntos relacionados com o ministério pastoral e a boa ordem da Igreja.

1. Propósito e contexto (1 Tm 3.15).
As três cartas pastorais tem o propósito de orientar as igrejas e seus pastores em diversas áreas, como: a firmeza na fé cristã, os perigos das falsas doutrinas e a organização eclesiástica

A primeira epístola a Timóteo e Tito foram escritas por volta de 64 d.C, entre a primeira e a segunda prisão de Paulo. A segunda epístola foi escrita em torno de 67 d.C, quando o apóstolo estava na prisão, bem próximo da sua morte.


2. Combate a ensinos falsos (1 Tm 1.3-5).
Os dois principais formuladores de ensinos falsos da época foram os judaizante e os gnósticos.

Os judaizantes deturpavam os ensinos de Cristo dizendo que o cris tão devia guardar o sábado e circuncidar-se, de modo literal (At 15.5-32). 0 gnosticismo, por sua vez, era uma filosofia herética que se propunha a explicar todas as coisas por meio do "conhecimento" (gnosis em grego). Os gnósticos consideravam-se cristãos dotados de conhecimento superior aos demais convertidos. Praticavam o "culto aos anjos" e negavam a supremacia de Cristo, negando sua encarnação, pois consideravam o corpo humano essencialmente mau.
 
SUGESTÃO DE LEITURA PARA VOCÊ:
- Um camelo pelo fundo da AgulhaAqui
- Podem os mortos ajudar os vivos? Aqui
- Não à Descriminalização do Aborto - Aqui

3. Heresias atuais (1 Tm 4.1).
Na época de Paulo, poucas heresias já ameaçavam os alicerces da fé cristã; hoje são centenas, infiltradas sorrateiramente nos púlpitos evangélicos. Os judaizantes e gnósticos ainda sobrevivem no meio das igrejas evangélicas atuais. Observe o restauracionismo judaizante. Trata-se de uma "modinha teológica" pregando um tipo de retorno ao judaísmo, como guardar o sábado, praticar circuncisão e celebrar as festas judaicas. Não falo dos Adventistas do Sétimo Dia, mas de igrejas evangélicas.

Outro exemplo é a teologia da prosperidade. Um ensino exagerado afirmando que "todo crente tem que ser rico e ter saúde plena". Caso não seja assim, é porque está em pecado ou não tem fé.

II. SERVOS DE JESUS

1. O apóstolo Paulo (1 Tm 1.1, Tt 1.1).
Outrora perseguidor da Igreja, Paulo se tornou um humilde servo de Deus, grande apóstolo e pastor. Paulo era homem poliglota e de educação refinada. Ele foi chamado por Deus e enviado a cumprir a grande comissão em prol da Igreja do Senhor Jesus (1 Tm 1.1; 2 Tm 1.1; Tt 1.1). No exercício do seu ministério, se preocupou não apenas em ganhar almas para Cristo e fundar igrejas, mas também de cuidar das igrejas que ele fundou nas viagens missionárias, ensinando os crentes e preparando obreiros.
 
2. Timóteo e Tito (1 Tm 12; Tt 1.4).
Os jovens Timóteo e Tito são dois de seus mais fiéis cooperadores, os quais ganharam a confiança do apóstolo a ponto de receberem responsabilidades ministeriais. Observemos que na primeira carta dirigida a Timóteo, Paulo o chamou de "meu verdadeiro filho na fé" (1 Tm 1.2); na segunda, o chamou de "meu amado filho" (2 Tm 1.2); na carta a Tito ele o chamou de "meu verdadeiro filho" (Tt 1.4). Também o chamou de "meu irmão" (2 Co 2.13) e "meu companheiro e cooperador" (2 Co 8.23).

Timóteo cresceu sob a influência do apóstolo (2 Tm 1.4,5). Tito tinha a inteira confiança de Paulo (2 Co 12.18).

3. Firmeza na vida pessoal (1Tm4.16).
Timóteo e Tito precisavam ter cuidado quanto às suas vidas pessoais, de acordo com Paulo, pois eram obreiros e precisavam ensinar os cristãos pelo bom exemplo: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (2 Tm 4.12,16). 0 apóstolo sabia que só faz sentido o pastor estar à frente da Igreja se ele tiver uma vida exemplar, cuidando, primeiramente, de seu testemunho, de sua vida pessoal e familiar (1 Tm 3.1-13).
 

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Curso de Secretariado para Igrejas Clique Aqui
4) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui
Matricule-se já ! 



Conclusão
As cartas pastorais foram escritas para instruir ministros e irmãos a como viver e servir.

Timóteo e Tito estavam dispostos a servir (Fp 2.22). É digno de nota que serviram ao Evangelho e nos deixaram o exemplo. Há líderes que se sentem donos da Igreja e acima de seus colaboradores; e, em vez de serem servos de Cristo para servirem à Igreja, são déspotas que governam o povo com desmensurado rigor. Há também cristãos que levam seus pastores a gemerem no ministério.

A verdadeira liderança estabelece-se pelo exemplo, pelo testemunho, pelo caráter, muito mais do que pelo carisma. 0 líder cristão não é o que manda. É o que serve. Não é o maior. É como o menor. Jesus deu precioso ensino sobre isso em Mateus 20.24-28.

SUGESTÃO DE LEITURA:
👉 Subsídios para a Classe de Adultos: Clique Aqui
👉 Subsídios para a Classe de JovensClique Aqui
👉 VÍDEO AULAS - Classe de Adultos - Clique Aqui
🎯  Estudos para Professores EBD - Clique Aqui
👉 LIÇÕES Completas ADULTOS EM ÁUDIO AQUI

Post Bottom Ad