FECHAR <----

Subsídio bíblico para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio para a Lição: 3 | Revista do 1° trimestre de 2020| Fonte: E-book Subsídios EBD Vol. 19 | VEJA AQUI OS SUBSÍDIOS.

Existem algumas correntes de pensamentos usadas para estudar a constituição da natureza humana, as mais conhecidas são: Dicotomia e Tricotomia.
Vamos estudar a Natureza Humana, nesta lição, de acordo com a tricotomia, visto que a posição das Assembleias de Deus no Brasil é de que o homem foi constituído de corpo, alma e espírito, ou seja, somos seres tricotômicos.
Veja também:
1) Subsídios Bíblicos para todas as Lições dos Adultos – Clique Aqui
2) Antropologia Bíblica - A Doutrina do Homem à Luz da BíbliaClique Aqui
3) Lições Dominical em ÁudioClique Aqui

Veja o subsídio Lição 3

I – A COMPLEXIDADE DO SER HUMANO
O ser humano é complexo pois, é um ser dotado de alma, espírito, além do corpo. Este é um ensinamento bíblico, o qual teologicamente chama-se de “tricotomia”.

1. O Conceito de Tricotomia.
A expressão tricotomia indica uma divisão em três partes; cada qual com sua função específica.
O termo também se aplica à Teologia para designar a interpretação de que o homem compõe-se de três partes distintas: o espírito, a alma e o corpo (1 Ts 5.23; Hb 4.12).


2. A Complexidade do ser humano.
Ao estudarmos o ser humano nos aspectos biológico, psicológico teológico e bíblico, vemos que a estrutura do ser humano não é fácil de ser entendida.

BIOLÓGICO – vemos que ele tem um corpo constituído organicamente de: 206 ossos, 650 músculos, 1.800Km de vasos sanguíneos e um coração que pulsa 4.200 vezes por dia.

PSICOLÓGICA – vemos que é na alma que residem: a emoção, razão e a vontade.

TEOLÓGICO E BÍBLICO – A través da bíblia sagrada vemos que o espírito humano recebeu de Deus funções essenciais, por exemplo é por meio de nosso espírito que devemos apresentar ao Senhor Deus uma adoração verdadeira (Jo 4. 24).
Somos levados concluir que estrutura humana é demasiado complexa, se comparada à dos animais e à dos demais seres criados.

II – AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO HUMANO


O Comentarista, Pr. Claudionor de Andrade, resume as características do corpo humano nas seguintes:

1. Materialidade.
Este termo é usado para se referir ao corpo humano como: ser material e físico, o qual veio à vida a partir de uma matéria já existente: a terra (Gn 2.7).
Não existe no corpo humano qualquer elemento químico que também não possa ser encontrado na terra. Eis a razão por que disse o Criador: “...até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó, e em pó te tornarás” (Gn 3.19b).

2. Visibilidade e tangibilidade.
Esses dois temos indicam que o corpo humano pode ser pode ser visto e tocado.

3. Mortalidade.
O corpo humano conserva a vida enquanto o espírito e a alma nele permanecem. Quando o espírito (Ec 12.7; Tg 2.26; Lc 8.54,55) e a alma (At 20.9,10; 1 Rs 17.20-22; Gn 35.18) deixam o corpo, este morre.

O homem foi criado imortalizável (e não imortal), OU SEJA, com a possibilidade de viver para sempre.

Vemos em Gênesis 2,16,17, que Adão foi advertido de que morreria se desobedecesse a vontade de Deus e comesse da árvore da ciência do bem e do mal (v. 17).
A partir da desobediência de Adão, todos seres humanos estão sujeitos morte física (Rm 5.12; 6.23).
Agora que somos sujeitos a mortalidade, a ordem divina para os seguidores de Jesus Cristo diz:
“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal” [...] (Rm 6.12).

Os seguidores de Jesus Cristo, em relação a morte física, têm a seguinte promessa:

Então Jesus declarou:
— Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Você crê nisto? (Jo 11.25,26 – NAA)

III – ALMA, O NOSSO ELO COM O MUNDO EXTERIOR
Basicamente, a palavra alma significa “vida”; ela se refere ao princípio da vida em um ser humano, ou àquilo que anima o corpo.

1. As faculdades da alma
A Palavra de Deus aponta-nos a alma como sendo composta de três partes: emoção, vontade e razão. Observe:

A EMOÇÃO é a parte da alma onde se abrigam os sentimentos, como amor (1 Sm 18.1) e a angústia (1 Rs 1.29).

A Bíblia diz: "
A minha alma tem sede de Deus" (Sl 42.2);
"a minha alma se alegrará no Senhor" (Sl 35.9);
"a minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos" (Sl 119.20).
É com a alma que podemos amar a Deus (Mt 22.37).
A alma também sente-se aborrecida (2 Sm 5.8; Jr 14.19; Gn 42.21), ficando triste e amargurada (2 Rs 4.27).

A palavra emoção tem origem no Latim (ex-movere) e significa mover para fora. As emoções exercem influência direta sobre os pensamentos e as ações do indivíduo (de forma negativa e/ou positiva); por esta razão, precisam ser controladas.

A VONTADE é a sede dos desejos da alma (Ec 6.2; Is 26.9). É a alma que centraliza o querer: "O que a sua alma quiser, isso fará" (Jó 23.13).

A RAZÃO é também conhecida como mente ou intelecto.
A alma é a sede do intelecto com todas as suas faculdades:
- Pensamento,
- Entendimento e
- Saber (Sl 139.14; Pv 19.2).

A alma é a parte que orienta a vida do corpo, e estabelece o contato com o mundo em redor, enquanto o espírito é a parte do homem que lhe oferece a possibilidade de relacionamento com Deus.

IV – O ESPÍRITO E O NOSSO CONTATO COM DEUS
O espírito é a parte invisível do homem que, juntamente com a alma, compõe o "homem interior".

O espírito está dentro do corpo (Is 26.9; Dn 7.15). É por meio dele que se adora a Deus (Jo 4.23,24) e que ele se torna também o centro da devoção a Deus (1 Co 14.15).

Quando pessoa passa a ser morada do Espírito Santo: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm 8.16).

Do espírito humano, provém o desejo de buscar as coisas espirituais (Tt 2.11).
1. As três funções do espírito.
O espírito tem três funções principais. Estas são a consciência, a intuição e a comunhão.

·      ·  Consciência. A consciência é o órgão que discerne; distingue o bom e o mau.
Uma das faculdades mais importantes do espírito humano é a consciência (Rm 2.15,16), que é uma "janela" existente no homem, pela qual Deus olha para o seu interior.

A consciência é uma testemunha interior que foi afetada pelo pecado, mas que, apesar disso, pode ser um guia seguro ocasionalmente (1 Pe 2.19; Hb 10.22).

·       Intuição.
A intuição é o órgão sensitivo do espírito humano. O conhecimento que nos chega sem nenhuma ajuda do pensamento, da emoção ou da vontade é intuitivo.

·   Comunhão. Nossa adoração a Deus e as comunicações de Deus conosco acontecem diretamente no espírito.
• Meu espírito exulta em Deus meu Salvador (Lc. 1.47).
• Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade (Jo. 4.23).

• A quem sirvo em meu espírito (Rm. 1.9). Servirmos... em novidade de espírito (Rm. 7.6).

O espírito é a parte mediante a qual nos comunicamos com Deus, e só por ela podemos perceber e adorar a Deus (João 4.24).

Mediante seu espírito o homem mantém relação com o mundo espiritual e com o Espírito de Deus.


Conclusão
Em relação a criação da alma e do espírito humano, o criacionismo ensina que: Deus cria diretamente um novo indivíduo para todas as pessoas que nascem neste mundo. Apesar do corpo de cada novo ser humano ser gerado pelos seus pais por intermédio de um processo natural, a alma é sobrenaturalmente criada por Deus.

A alma e espírito é produto da criação de Deus, ou seja, para cada criança que nasce Deus cria um espírito e uma alma para a mesma, é como se Deus soprasse sobre cada criança ao nascer, criando a sua alma e espírito, isto baseado em Hebreus 12.9, Isaías 57.16 Eclesiastes 12.7, e se Deus é o pai dos espíritos, somente ele pode criar uma nova alma.


As "cada alma individual deve ser considerada uma criação imediata de Deus, que deve sua origem a um ato criador direto". evidências bíblicas usadas para reforçá-la são os textos que atribuem a Deus a criação da "alma" e do "espírito" (Nm 16.22; Ec 12.7; Is 57.16; Zc 12.1; Hb 12.9).

Se Inscreve em Nosso Canal e Acesse Nosso Subsídio 3 - CLIQUE AQUI



SUGESTÃO DE LEITURA:
👉 Subsídios para a Classe de Adultos: Clique Aqui
👉 Subsídios para a Classe de JovensClique Aqui
👉 VÍDEO AULAS - Classe de Adultos - Clique Aqui
🎯  Estudos para Professores EBD - Clique Aqui
👉 LIÇÕES Completas ADULTOS EM ÁUDIO AQUI

 
Top