Subsídio bíblico para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio
para a Lição: 3 | Revista do 1° trimestre de 2020| Fonte: E-book Subsídios EBD
Vol. 19 | VEJA AQUI OS SUBSÍDIOS.
Existem algumas correntes de pensamentos usadas para estudar a constituição da natureza humana, as mais conhecidas são: Dicotomia e Tricotomia.
Vamos
estudar a Natureza Humana, nesta lição, de acordo com a tricotomia, visto que a
posição das Assembleias de Deus no Brasil é de que o homem foi constituído de
corpo, alma e espírito, ou seja, somos seres tricotômicos.
Veja também:
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Veja o subsídio Lição 3
I – A COMPLEXIDADE DO SER HUMANO
O ser
humano é complexo pois, é um ser dotado de alma, espírito, além do corpo. Este
é um ensinamento bíblico, o qual teologicamente chama-se de “tricotomia”.
1. O
Conceito de Tricotomia.
A
expressão tricotomia indica uma divisão em três partes; cada qual com sua
função específica.
O
termo também se aplica à Teologia para designar a interpretação de que o homem
compõe-se de três partes distintas: o espírito, a alma e o corpo (1 Ts 5.23; Hb
4.12).
2. A Complexidade do ser
humano.
Ao estudarmos o ser humano
nos aspectos biológico, psicológico teológico e bíblico, vemos que a estrutura
do ser humano não é fácil de ser entendida.
BIOLÓGICO –
vemos que ele tem um corpo constituído organicamente de: 206 ossos, 650
músculos, 1.800Km de vasos sanguíneos e um coração que pulsa 4.200 vezes por
dia.
PSICOLÓGICA –
vemos que é na alma que residem: a emoção, razão e a vontade.
TEOLÓGICO E BÍBLICO – A
través da bíblia sagrada vemos que o espírito humano recebeu de Deus funções
essenciais, por exemplo é por meio de nosso espírito que devemos apresentar ao
Senhor Deus uma adoração verdadeira (Jo 4. 24).
Somos levados concluir que estrutura
humana é demasiado complexa, se comparada à dos animais e à dos demais seres
criados.
II – AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO HUMANO
1. Materialidade.
Este termo é usado para se
referir ao corpo humano como: ser material e físico, o qual veio à vida a
partir de uma matéria já existente: a terra (Gn 2.7).
Não existe no corpo humano
qualquer elemento químico que também não possa ser encontrado na terra. Eis a
razão por que disse o Criador: “...até que te tornes à terra; porque dela
foste tomado; porquanto és pó, e em pó te tornarás” (Gn 3.19b).
2. Visibilidade e
tangibilidade.
Esses dois temos indicam que
o corpo humano pode ser pode ser visto e tocado.
3. Mortalidade.
O corpo humano conserva a
vida enquanto o espírito e a alma nele permanecem. Quando o espírito (Ec 12.7;
Tg 2.26; Lc 8.54,55) e a alma (At 20.9,10; 1 Rs 17.20-22; Gn 35.18) deixam o
corpo, este morre.
O homem foi criado imortalizável
(e não imortal), OU SEJA, com a
possibilidade de viver para sempre.
Vemos em Gênesis 2,16,17, que
Adão foi advertido de que morreria se desobedecesse a vontade de Deus e comesse
da árvore da ciência do bem e do mal (v. 17).
A partir da desobediência de
Adão, todos seres humanos estão sujeitos morte física (Rm 5.12; 6.23).
Agora que somos sujeitos a
mortalidade, a ordem divina para os seguidores de Jesus Cristo diz:
“Não reine, portanto, o
pecado em vosso corpo mortal” [...] (Rm 6.12).
Os seguidores de
Jesus Cristo, em relação a morte física, têm a seguinte promessa:
Então Jesus declarou:
— Eu sou a ressurreição e a
vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê
em mim não morrerá eternamente. Você crê nisto? (Jo 11.25,26 – NAA)
III –
ALMA, O NOSSO ELO COM O MUNDO EXTERIOR
Basicamente, a palavra alma
significa “vida”; ela se refere ao princípio da vida em um ser humano, ou
àquilo que anima o corpo.
1. As faculdades da alma
A Palavra de Deus aponta-nos
a alma como sendo composta de três partes: emoção, vontade e razão. Observe:
A EMOÇÃO é a
parte da alma onde se abrigam os sentimentos, como amor (1 Sm 18.1) e a
angústia (1 Rs 1.29).
A Bíblia diz: "
A minha alma tem sede de
Deus" (Sl 42.2);
"a minha alma se
alegrará no Senhor" (Sl 35.9);
"a minha alma está
quebrantada de desejar os teus juízos" (Sl 119.20).
É com a alma que podemos amar
a Deus (Mt 22.37).
A alma também sente-se
aborrecida (2 Sm 5.8; Jr 14.19; Gn 42.21), ficando triste e amargurada (2 Rs
4.27).
A palavra emoção tem origem no Latim (ex-movere) e significa mover
para fora. As emoções exercem influência direta sobre os pensamentos e as ações
do indivíduo (de forma negativa e/ou positiva); por esta razão, precisam ser
controladas.
A VONTADE é a
sede dos desejos da alma (Ec 6.2; Is 26.9). É a alma que centraliza o querer:
"O que a sua alma quiser, isso fará" (Jó 23.13).
A RAZÃO é
também conhecida como mente ou intelecto.
A alma é a sede do intelecto
com todas as suas faculdades:
- Pensamento,
- Entendimento e
- Saber (Sl 139.14; Pv 19.2).
A alma é a parte que orienta
a vida do corpo, e estabelece o contato com o mundo em redor, enquanto o
espírito é a parte do homem que lhe oferece a possibilidade de relacionamento
com Deus.
IV –
O ESPÍRITO E O NOSSO CONTATO COM DEUS
O espírito é a parte
invisível do homem que, juntamente com a alma, compõe o "homem
interior".
O espírito está dentro do
corpo (Is 26.9; Dn 7.15). É por meio dele que se adora a Deus (Jo 4.23,24) e
que ele se torna também o centro da devoção a Deus (1 Co 14.15).
Quando pessoa passa a ser
morada do Espírito Santo: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito
que somos filhos de Deus" (Rm 8.16).
Do espírito humano, provém o
desejo de buscar as coisas espirituais (Tt 2.11).
1. As três funções do espírito.
O espírito tem três funções
principais. Estas são a consciência, a intuição e a comunhão.
· · Consciência. A
consciência é o órgão que discerne; distingue o bom e o mau.
Uma das faculdades mais
importantes do espírito humano é a consciência (Rm 2.15,16), que é uma
"janela" existente no homem, pela qual Deus olha para o seu interior.
A consciência é uma
testemunha interior que foi afetada pelo pecado, mas que, apesar disso, pode
ser um guia seguro ocasionalmente (1 Pe 2.19; Hb 10.22).
·
Intuição.
A intuição é o órgão
sensitivo do espírito humano. O conhecimento que nos chega sem nenhuma ajuda do
pensamento, da emoção ou da vontade é intuitivo.
· Comunhão.
Nossa adoração a Deus e as comunicações de Deus conosco acontecem diretamente
no espírito.
• Meu espírito exulta em Deus
meu Salvador (Lc. 1.47).
• Os verdadeiros adoradores
adorarão o Pai em espírito e em verdade (Jo. 4.23).
• A quem sirvo em meu
espírito (Rm. 1.9). Servirmos... em novidade de espírito (Rm. 7.6).
O espírito é a parte mediante a qual nos comunicamos com Deus, e só
por ela podemos perceber e adorar a Deus (João 4.24).
Mediante seu
espírito o homem mantém relação com o
mundo espiritual e com o Espírito de Deus.
Conclusão
Em relação a
criação da alma e do espírito humano, o criacionismo ensina que: Deus
cria diretamente um novo indivíduo para todas as pessoas que nascem neste
mundo. Apesar do corpo de cada novo ser humano ser gerado pelos seus pais por
intermédio de um processo natural, a alma é sobrenaturalmente criada por
Deus.
A alma e espírito é produto
da criação de Deus, ou seja, para cada criança que nasce Deus cria um
espírito e uma alma para a mesma, é como se Deus soprasse sobre cada criança ao
nascer, criando a sua alma e espírito, isto baseado em Hebreus 12.9, Isaías 57.16
Eclesiastes 12.7, e se Deus é o pai dos espíritos, somente ele pode criar uma
nova alma.
As "cada alma individual
deve ser considerada uma criação imediata de Deus, que deve sua origem a um ato
criador direto". evidências bíblicas usadas para reforçá-la são os textos
que atribuem a Deus a criação da "alma" e do "espírito" (Nm
16.22; Ec 12.7; Is 57.16; Zc 12.1; Hb 12.9).
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