Subsídios - A Criação de Eva, a Primeira Mulher.

Subsídio bíblico para a Escola Dominical - classe dos Adultos. Subsídio para a Lição: 2 | Revista do 1° trimestre de 2020| Fonte: E-book Subsídios EBD Vol. 18 | VEJA AQUI OS SUBSÍDIOS.
Veremos como a mulher foi criada e seu compromisso como ajudadora, além de destacarmos que o homem e a mulher são dependentes um do outro.
Veja nossos Subsídios Bíblicos para todas as Lições do Trimestre, Aqui
Clique Aqui para se Inscrever em Nosso Canal no YouTube
SUBSÍDIOS BÍBLICOS EM ÁUDIO

MÉTODO DE DEUS PARA CRIAR A MULHER

O comentarista, pastor Claudionor de Andrade, destaca que na criação de Eva, Deus atuou como anestesista, cirurgião e geneticista.

Assim ele escreveu:

1. Anestesista.
Antes de tudo, Deus seda o homem, para que este adormeça profundamente (Gn 2.21). E, assim, o Senhor dá início, bem ali no Éden, a uma ciência que só viria a ser descoberta alguns milênios mais tarde: a anestesiologia.

2. Cirurgião.
Ato contínuo, o Criador submeteu Adão a uma intervenção cirúrgica: “e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar” (Gn 2.21). A operação foi tão perfeita que incluiu uma plástica. Somente aquele que nos conhece a estrutura haveria de praticar uma medicina tão perfeita (Sl 103.14).
3. Geneticista.
Como última etapa da cirurgia, o Senhor extraiu de Adão uma de suas costelas. E, desta, formou a mulher (Gn 2.22). Tinha início a engenharia genética. Nesse processo, Deus vai além da mera clonagem: traz à vida um ser autônomo e cônscio de si. 

Falando de Deus como o primeiro a fazer uma clonagem, o comentarista Elinaldo Renovato, assim escreveu:
Poder-se-lá dizer que o Senhor fez a primeira “clonagem” da história do homem, pois, com as células adultas da costela do homem, ele fez um outro ser.
No entanto, foi mais que uma clonagem. Neste processo científico, o ser “copiado” tem idênticas características do doador das células a serem transplantadas para o tal processo. O que Deus operou foi a criação de um novo ser, semelhante ao primeiro, mas distinto, em sua estrutura emocional e física! 

Ainda falando acerca da maneira utilizada por Deus para criar a Mulher, o físico Adauto J. B. Lourenço, explica sobre os três passos dados por Deus:

(1) O primeiro passo foi Deus anestesiar Adão.

A anestesia faz que o paciente caia em sono profundo, bloqueando temporariamente o seu sistema sensorial. O procedimento cirúrgico utilizado pelo Senhor Deus está cientificamente correto.

(2) Em segundo lugar, o Senhor Deus removeu uma das costelas de Adão.

O segundo passo foi obter o tipo de material genético correto, do local correto, para a criação de Eva. As escolhas do tipo de material genético e do local onde esse material foi obtido, feitos pelo Senhor, estão cientificamente corretas.

A medula óssea vermelha, encontrada, por exemplo, nas costelas, contém células-tronco, (células estaminais). Essas células são células-tronco multipotentes, que podem diferenciar-se numa variedade de tipos de células.
Como o objetivo principal do Senhor Deus era trazer à existência um outro ser vivo semelhante a Adão, Ele usou as células-tronco encontradas na medula óssea vermelha da costela removida de Adão, para fazer o primeiro clone humano: Eva.

(3) Em terceiro lugar, o Senhor fechou o lugar da costela removida com carne.

Cirurgias de reconstrução e correção, conhecidas como cirurgias plásticas, são realizadas na índia desde 800 a.C. Um procedimento muito comum nesse tipo de cirurgia é o de auto transplantação, onde tecidos, órgãos ou proteínas de uma parte do corpo são transplantados em uma outra parte.
O terceiro passo de Deus foi utilizar-se desse processo para eliminar qualquer deformação física decorrente da remoção da costela. O procedimento cirúrgico adotado está cientificamente correto.

A MULHER, CRIADA PARA SER UMA AJUDADORA DO HOMEM


“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. (Gn 2.18 - ARC)”.

1. Deus observou que o homem precisava de uma adjutora.
O próprio Senhor observou: “Não é bom que o homem esteja só”, assim Ele determinou: “Far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” (Gn 2. 18). Logo em seguida, ocorre a “fabricação” de uma mulher retirada da costela do lado do homem (Gn 2. 23).

A incapacidade de Adão de cuidar de todas as coisas provocou a criação da mulher, companheira descrita ao pé da letra como “alguém que o auxilie e lhe corresponda” (Gn 2.18).

Ao dizer: “não é bom que o homem esteja só”, Deus não falava apenas em criar uma companheira para satisfazê-lo sexualmente, mas para conviver com ele. O homem precisa se relacionar com pessoas: falar, ouvir, trocar ideias, concordar, discordar, reagir, gostar, enfim, relacionar-se socialmente. O casamento é o início dessa relação social. A relação social que nasceu entre Adão e Eva, se estendeu por toda a humanidade.

2. Mulher, a Adjutora de seu marido.
O termo Adjutora sugere que a mulher, longe de ser uma mera assistente ou até mesmo serva do homem, era o complemento dele, sua outra metade sem a qual ele estaria incompleto ou incapacitado.

O termo hebraico, do qual se traduz a palavra, adjutora, é usado muitas vezes concernente ao Senhor ser o ajudador do homem (Dt 33-7; SI 33.20; 115.9-11; 146.5; Os 13.9). Um ajudador, então, não é necessariamente dominante ou subordinado, mas alguém que satisfaz a necessidade na vida e experiência de outra pessoa.

De modo algum a mulher era uma "criatura inferior". O mesmo Deus que fez Adão também fez Eva e criou-a à sua própria imagem (Gn 1.27). Paulo escreveu que "a mulher é glória do homem" (1 Co 11.7); pois se o homem é o cabeça (1 Co 11.1-16; Ef 5.22-33), então a mulher é a coroa que a enobrece.

O HOMEM E A MULHER, AMBOS EM UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA

1. Dependência mútua (1 Co 7.4; 11.12).
À luz da Bíblia Sagrada a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher. Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus” (1 Co 11.11,12).

Uma vez que a mulher foi formada do lado do homem, ela tem a obrigação de permanecer ao seu lado e de ajudá-lo. Ele tem a obrigação de lhe dar a proteção e defendê-la com o seu braço. Os dois seres formam um todo completo, a coroa da criação.
O autor do Gênesis declara que Deus transformou a costela que tirou do homem em uma mulher. A mão que moldou o barro para fazer o corpo do homem, pegou uma parte do corpo vivo do homem e transformou-o em uma mulher.

3. Não deve haver insubmissão e nem autoritarismo.
A insubmissão feminina e o autoritarismo masculino ferem a sensibilidade mútua. Esse não é o padrão divino para a vida familiar.

A receita neotestamentária prima pelo resgate do propósito divino para o casamento: “Vós, mulheres, estai sujeitas a vosso próprio marido, como convém no Senhor. Vós maridos, amai a vossa mulher e não vos irriteis contra ela” (Cl 3.18,19).

Em Efésios o apóstolo também exorta as mulheres a serem sujeitas ao marido: “Vós mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo” (Ef 5.22,23).

O maior compromisso da mulher é com Deus. Por isso, ela, sem dúvida, deve ser submissa ao marido, porém tudo isso no Senhor. Ou seja, se o marido quiser desobedecer a Deus, a mulher não deve participar do equívoco (1Sm 25.1-35). Ela é adjutora, constituída por Deus, mas somente para o bem, nunca para o mal.

O dever da esposa cristã é ser um baluarte da família, conduzindo-a ao centro da vontade de Deus, em parceria, sempre, com o esposo.

4. A receita para um relacionamento saudável deve ser seguida também pelo marido.
Está escrito em Efésios o seguinte: Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela” (Ef 5.25).

Pedro diz aos maridos que eles devem tratar com “honra” sua esposa (1 Pe 3.7).      

Conclusão
Vamos concluir pontuando a importância das mulheres no ministério de Jesus Cristo.

1) Mulheres tiveram presentes na crucificação de Jesus (Lc 23.49).
2) As mulheres preparam o corpo do Senhor para o sepultamento (Lc 23.56).
3) As mulheres foram as primeiras a chegar ao túmulo na manhã da ressurreição (Lc 24.1).
4) As mulheres foram as primeiras a testemunhar a ressurreição de Jesus (Lc 24.9-10).
5) Jesus não hesitou em ensinar Mulheres e em mencioná-las em suas parábolas e ilustrações.

Exemplos:

1. Jesus fala da mulher que perdeu uma moeda (Lc 15.8-10).
2. Jesus citou o episódio de uma viúva insistente afim de nós ensinar a orar constantemente (Lc 18.1-8).
3. Jesus curou enfermidades de mulheres (Mt 9.19-22; Lc 8.2; 13.11-14).
4. Jesus falou da oferta especial de uma viúva (Mc 12.41-44).
5. Vemos Maria de Betânia, sentada nos pés de Jesus recebendo seus ensinamentos (Lc 10.38,39).

SUGESTÃO DE LEITURA:
👉 Subsídios para a Classe de Adultos: Clique Aqui
👉 Subsídios para a Classe de JovensClique Aqui
👉 VÍDEO AULAS - Classe de Adultos - Clique Aqui
🎯  Estudos para Professores EBD - Clique Aqui
👉 LIÇÕES Completas ADULTOS EM ÁUDIO AQUI

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !