Lição 8 - Relacionamento Sexual segundo a perspectiva Cristã - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 8 - Relacionamento Sexual segundo a perspectiva Cristã

Obs. Subsídio para a classe de Jovens. Lição 8 – 2° trimestre de 2019.
OBJETIVOS
• COMPREENDER que o relacionamento sexual é para o casamento;
Conscientizar os jovens da perspectiva cristã a respeito do relacionamento sexual no casamento.

I. Delimitações ao Prazer Sexual em Levítico
Neste tópico, analisaremos um livro do Pentateuco (Levítico) que trata de uma época do Oriente Antigo para falarmos a respeito da sexualidade. Por isso, é necessário a contextualização, tendo em vista o período antigo para ser aplicado ao Novo Testamento e para a contemporaneidade. O povo hebreu é escolhido para fazer a aliança com Deus e ser seu representante, e o critério de aprovação era não praticar as mesmas imoralidades realizadas pelos povos vizinhos. Para isso, serão abordadas algumas práticas rudimentares, mas que, infelizmente, mesmo que em proporções menores, se repetem na sociedade atual.

1. Uma visão panorâmica sobre o livro de Levítico

De início, vem o questionamento: o que um livro da antiguidade pode ajudarmos sobre a sexualidade nos dias atuais? Interessante ressaltar que livros bíblicos do AT, como Levítico, têm despertado interesse não somente nos meios teológicos cristãos, mas também de estudiosos de várias áreas, e é evidente que um grande número contesta os princípios defendidos pelo cristianismo. No entanto, quando se fala de sexualidade e religião, seja por um religioso ou não, a consulta ao livro de Levítico é obrigatória. A perícope que iremos estudar (Lv 18.6-24), dentre outros capítulos do livro, é uma das preferidas pela ênfase sobre as práticas sexuais consideradas impuras. Todavia, não se pode desconsiderar que o livro de Levítico precisa ser entendido em seu contexto veterotestamentário, ser aplicado à luz do NT e contextualizado na contemporaneidade.

O livro de Levítico é dividido em duas partes principais:

1) os 15 primeiros capítulos tratam, de modo geral, de princípios e procedimentos sacrificiais que dizem respeito à remoção do pecado e à restauração da comunhão das pessoas com Deus;
2) os 11 últimos capítulos enfatizam a ética, a moral e a santidade (HARRISON, 1983, p. 12). Para nosso estudo, interessa a segunda parte, especialmente Levítico 17—26, que são os capítulos que formam uma unidade conhecida como o Código de Santidade, relacionado com passagens paralelas como Êxodo 21.13,14; Levítico 11.43,45 e Números 15.37-41. Uma leitura mais acurada de Levítico 18.6-30, no hebraico, nos níveis gramaticais, sintáticos e léxicos demonstrará uma ênfase impositiva marcada pela presença do pronome vós na 2ª pessoa do plural masculino (vv. 24,26,28,30). 

O discurso traz como pano de fundo a comparação com os povos que habitavam anteriormente a mesma região geográfica. As proibições sempre foram dirigidas à pessoa no singular, a maioria na 2ª pessoa masculino singular. A lição de hoje dará ênfase na perícope constituída das proibições, que foram escritas na 2ª pessoa do singular (vv. 6-23) e no verso 24, que faz da perícope de exortações (vv. 24-30), também redigido na 2ª pessoa do singular. A forma como o texto foi construído demonstra o cuidado para destinar a um povo específico e em determinado momento histórico.

Assim sendo, fica evidenciado que o texto trata da aliança do povo israelita com Yahweh e tem como base o projeto de vida que Ele tem para essa nação, que passa a representá-lo diante dos outros povos que estavam distantes do projeto de Deus. Por isso, havia as proibições e exortações para que os israelitas não se misturassem com os demais povos e, em especial, com suas práticas. Essa é a razão de o texto ser conhecido como Código da Santidade. Se o conteúdo for contextualizado, contribuirá com orientações para procedimentos de como santificar a sexualidade aos moldes do projeto de Deus para a humanidade.

2. Proibição de relações sexuais entre consanguíneos no clã familiar
Para a maioria dos leitores atuais, as proibições das relações sexuais entre parentes consanguíneos e de aliança de Levítico podem parecer desnecessárias, mas ninguém legisla sobre o que não acontece. Os israelitas tinham o estilo de vida nômade devido à vida camponesa e às questões da agricultura ainda não desenvolvidas. A convivência no clã das tribos envolvia as diversas famílias que o compunha. Os clãs eram unidades sociais básicas conhecidas como a “casa paterna”, que incluía entre três a cinco gerações, dezenas de pessoas consanguíneas convivendo juntas. Dessa forma, muitos parentes conviviam juntos num mesmo espaço e constantemente se encontravam. Esse estilo de vida precisava de um regramento para evitar-se excessos no comportamento, inclusive na área sexual. Quando as regras são transmitidas em nome de Yahweh (v. 30), o povo da aliança não poderia ter dúvida de que se tratava do projeto divino para um relacionamento sexual saudável entre os membros da comunidade.

O texto de Levítico 18.6-18 lista uma série de proibições de prática de relações sexuais, em que se destacam o caso do incesto, ao repetir-se várias vezes a expressão “carne de sua carne” ou “qualquer parenta”. As proibições são dadas ao chefe/cabeça do grupo familiar, que tem a responsabilidade pessoal e direta de fazer com que as regras sejam cumpridas e, quando não, tomar as providências para amenizar as consequências dos fatos.

Segundo Harrison (1983, pp. 171,172), “as várias proibições abrangem seis graus de parentesco de consanguinidade (vv.7,9,10,11,12,13), e oito de afinidade (vv. 8,14,15,16,17,18). Esses são casos representativos, naturalmente, e não esgotam todas as possíveis combinações ilícitas”. Para ele, a expressão “descobrir a nudez” é um sinônimo de relações sexuais, especialmente para um relacionamento fora do casamento considerado genuíno.

As proibições também incluíam a relação sexual com a nora (v. 15), uma vez que, mesmo após a morte do marido ou o divórcio, ela continuava sendo considerada como filha da família. A lei do levirato (Gn 38; Dt 25.5-10; Rt 4; Mt 22.23-33) criou uma exceção quando se tratava do casamento com a esposa de um irmão (v. 16). O objetivo era dar continuidade ao nome da família do marido falecido que morresse sem filhos. Assim, ele teria a sua descendência por meio do seu irmão, que poderia casar-se com a viúva e manter a linhagem familiar com as proles. Outra exceção que acaba acontecendo é o casamento entre: tios e sobrinhas, como, por exemplo, Naor  e Milca, que era filha de Harã, irmão de Naor (Gn 11.27-29), e entre primos, como, por exemplo, Otniel e Acsa, filha de Calebe, irmão de Quenaz, pai de Acsa (Js 15.16,17; Jz 1.12,13), por questões sociais e em situações em que a convivência seria em um novo clã. Na época, o relacionamento sexual fora da instituição matrimonial já era proibido (Êx 22.16,17; Dt 22.18-29). O relacionamento sexual com a mãe, ou a filha, ou a neta também era proibido em quaisquer circunstâncias, sendo considerado prostituição por serem parentes próximas (v. 17), além do relacionamento com a cunhada enquanto a irmã estivesse viva (v. 18). Os antropólogos que estudam essas regras para evitar o incesto nas mais diversas sociedades não chegaram a uma conclusão firme quanto à sua origem. Harrison (1983, p. 173) afirma que: “De modo geral, os antropólogos pensam que as leis que regem o incesto parecem ter surgido ou para impedir os resultados desastrosos da procriação consanguínea, ou como resultado das limitações sobre tal atividade pela população”. No caso de Levítico, é apresentado como uma santidade comunitária na área da conduta sexual. No entanto, mesmo os mandamentos divinos são reflexos para regramento de comportamentos sociais, econômicos, de saúde, entre outros, para uma saudável e justa convivência em comunidade, como exemplo dos fatores genéticos das relações incestuosas de primeiro ou segundo grau de consanguinidade.

Para resumir, o texto estudado, aliado a outros como Levítico 20.10-21 e Deuteronômio 23.1; 27.20,22,23, fornece uma lista de proibições de relações sexuais:

a) por consanguinidade: a mãe, a madrasta ou as madrastas, as esposas dos tios paternos, as tias paternas e maternas (geração dos pais); as irmãs ou meias-irmãs (própria geração); e as netas (segunda geração seguinte);

b) por aliança: a sogra ou as sogras, as cunhadas, as enteadas e suas filhas.

3. Proibição de relações sexuais de origem ritual
Na antiguidade, existia uma relação muito forte entre a prática sexual e os rituais religiosos. Helminiak (1998, p.50) afiança que, nos ritos de fertilidade, as “cerimônias supostamente envolviam rituais sexuais que, acreditava-se, traziam a bênção sobre as estações, as colheitas e os rebanhos. Provavelmente, fazer sexo com uma mulher em seu período menstrual era uma suposta prática
da cidade de Canaã listada no Código de Santidade”. O versículo 21 parece destoar do restante do texto, pois fala da proibição de oferecer crianças israelitas para o deus cananeu chamado Moloque (Lv 20.2-5; 2 Rs 23.10; Jr 32.35). O contexto, no entanto, é de sacrifício de origem ritual.

A homossexualidade também tem sua relação com rituais religiosos. Essa prática era conhecida no Oriente Próximo desde o tempo antigo como forma de satisfação carnal. Harrinson (1983, p. 176) assevera que “tais atividades entre indivíduos do mesmo sexo parecem ter desempenhado algum papel na adoração cultual mesopotâmica, conforme é sugerido pelos deveres dos sacerdotes Assinnu e kurgarrú da deusa do amor e da guerra, Istar”. Os sacerdotes com o objetivo de servir à deusa do amor e da guerra tornavam-se eunucos. “Práticas sacrohomossexuais e a prostituição feminina dentro do contexto cultual eram, provavelmente, bem estabelecidas em todo o Oriente Próximo antigo antes de os israelitas ocuparem Canaã”. Helminiak (1998, p. 49) assevera que “O Levítico condenava o sexo homogenital como um crime religioso de idolatria e não como uma ofensa sexual, e era esta traição religiosa o que era considerado grave o suficiente para merecer a pena de morte”. Não se pode, no entanto, desconsiderar a promiscuidade sexual. Na realidade, era utilizado o pretexto religioso para fazer uso de práticas sexuais em busca de prazer.
A homossexualidade é um tema pouco abordado na igreja, mas está presente no seu cotidiano. O relacionamento entre pessoas do mesmo sexo era conhecido como “homossexualismo”, definido pela Medicina como uma doença fisiológica a partir do século XIX. Freud, no século XX, tratou como um desvio no desenvolvimento sexual, uma anormalidade funcional do ser humano. Até 1973, o conceito de doença física ou de ordem mental foi mantido. Todavia, neste ano, a Associação Psiquiátrica Americana (APA) desconsiderou a homossexualidade como uma patologia e passou a considera-la como uma orientação sexual. Assim, para a sociedade, o conceito depende de uma construção sociocultural. Todavia, na Bíblia, essa prática sempre foi condenada. Nos textos do AT, a homossexualidade era condenada de modo uniforme como abominação contra o projeto de vida de Yahweh, que era de geração de vida, e não ao que se prestava à concupiscência da carne. Tanto que a condenação para tal prática era a pena de morte (Lv 20.13), o que demonstra a seriedade como era tratado o assunto. No NT, entre outros textos que condenam a prática, estão Romanos 1.27, 1 Coríntios 6.9 e 1 Timóteo 1.10.

Outra prática condenada era a bestialidade (v. 23), que era comumente praticada entre os heteus, os babilônios, os egípcios e os cananeus, o que estava em sentido contrário ao projeto de criação de Deus, conforme estudado em lições anteriores, em que o ser humano foi criado para dominar e preservar o restante da criação, podendo relacionar-se sexualmente apenas com sua própria espécie. A bestialidade era praticada por seres humanos em busca de prazeres nas relações sexuais com animais. Da mesma forma que outras práticas sexuais aqui descritas, a bestialidade também era punida entre os hebreus com a pena
de morte (Êx 22.19; Lv 20.15,16).

É interessante ressaltar que a abordagem dada para o assunto não é puramente a de condenação às pessoas que praticam tais coisas. A reprovação bíblica é para a prática, o que não significa a rejeição das pessoas que as praticam, pois Deus sempre deixa o caminho aberto para todas as pessoas que se aproximam dEle.

4. A vontade de Deus é que o cristão abstenha-se da prostituição.
Uma das questões que são recorrentes quando se fala sobre a prostituição mencionada na Bíblia é tanto com relação ao seu conceito quanto a expressão grega que é traduzida para o português.

Dois termos são utilizados para definir as relações sexuais ilícitas: porneia e moicheia. Porneia trata o tema de maneira mais genérica e, geralmente, não é muito específico, dependendo unicamente do contexto para induzir-se a tradução. Isso se percebe nas diversas traduções. Ela pode ser utilizada tanto para referir-se à prática sexual ilícita entre pessoas solteiras quanto para outras práticas sexuais condenadas na Bíblia: pessoa casada com uma solteira (Mt 5.32; 19.9); qualquer tipo de imoralidade sexual, entre outras (1 Co 5.11; 6.9; 7.2; Gl 5.19; Ef 5.3; Cl 3.15). Quando utilizado o verbo porneuo, tem o sentido de imoralidade sexual de forma genérica. Dentre as traduções possíveis, o termo porneia também é traduzido por adultério. No entanto, mais apropriado por ser específico para essa tradução é o substantivo moicheia e o verbo moicheuo. Desse modo, de forma resumida, o substantivo porneia não tem um significado específico, sendo, portanto, utilizado de forma genérica para identificar várias práticas de promiscuidade sexual, enquanto o substantivo moicheia é utilizado de forma mais específica para identificar o adultério, que envolve, no mínimo, uma pessoa casada.

Em 1 Tessalonicenses 4.1, Paulo faz um apelo incisivo: “[...] rogamos e exortamos no Senhor Jesus”. Ele reconhece a comunhão de irmandade com os tessalonicenses como família de Deus, demonstrando, assim, o amor com que adverte a comunidade, com vistas à santificação e preparação dos seus membros para viver segundo a vontade de Deus. Ele assim o faz para demonstrar o quanto é importante e sério o que tem para falar na sequência, considerando o seu zelo com o evangelho. O líder que está nessa situação às vezes fica tenso porque sabe que a palavra pode não agradar e não ser o que os expectadores esperam, mas ele tem a certeza de que é o que eles precisam ouvir para livrarem-se da perda do sentido da vida.

A advertência de Paulo era para que se lembrassem das orientações já recebidas anteriormente, visto que alguns estavam desfazendo do que ele havia ensinado e seguindo caminhos diferentes, fora do projeto de Deus.

1 Tessalonicenses 4.2 afirma: “Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus”. Assim, Paulo chama a autoridade dada por Deus para deixar claro que não era coisa de sua cabeça, mas algo vindo diretamente do Espírito de Deus devido ao seu cuidado de orientar seu povo no caminho a ser seguido. Então, não era uma questão de capricho pessoal, ou seja, de que suas palavras teriam que ser ouvidas devido à sua liderança eclesial.

A preocupação de Paulo era de que as pessoas deviam seguir as orientações dadas porque eram importantes para a manutenção da salvação. Em uma situação como essa, um líder sofre devido à sua responsabilidade e comprometimento com o Reino de Deus. Ele sabe que não tem como exigir que as pessoas façam exatamente o que lhes recomenda. Também sabe que, se não fizerem, terão um prejuízo significativo na vida espiritual cujas consequências definirão seu destino eterno. O líder, no entanto, tem que fazer o que está ao seu alcance: alertar e, neste caso, até rogar e exortar, esperando que alguns deem ouvido à palavra dita.

Quando Paulo fala sobre a maneira como convém andar e agradar a Deus, refere-se à conduta pessoal, o estilo de vida e o comportamento tanto entre a comunidade de fé como na sociedade em geral, isso estando o cristão presente ou ausente (Fp 1.27), pois feliz é aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos (Sl 128.1). Essa felicidade não é a ausência de conflitos e sofrimentos
(Jo 16.33), mas, sim, a convicção de que, estando no caminho do projeto de Deus, tudo, no final, será de acordo com a vontade. Vale a pena, portanto, superar as tentações de agradar o mundo e andar pelo caminho que agrada a Deus, mesmo que pareça o mais difícil, pois “se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 Jo 2.15).

FonteCobiça e Orgulho – Combatendo o desejo da carne, o desejo dos olhos e a soberba da vida. Editora CPAD | Autor: Pr. Natalino das Neves.
Atenção! Para adquirir o livro completo Acesse AQUI

Obs. Ao comprar um livro, você remunera e reconhece o trabalho do autor e o de muitos outros profissionais envolvidos na produção do livro.

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad