Lição 10: Poder do Alto contra as Hostes da Maldade (Subsídio) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 10: Poder do Alto contra as Hostes da Maldade (Subsídio)

Seja bem-vindo (a) ao subsídio bíblico para a classe de Adultos.
Lição: 10
Revista do 1° trimestre de 2019 – CPAD
Veja a continuação deste estudo em Nosso “E-book Subsídios EBD”. Vol. 15 – Clique Aqui.
INTRODUÇÃO
Vimos na lição oito a quem se refere às hostes, as quais lutam contra todos os servos de Deus (Ef 6.12 – ARC[1]). Agora, analisaremos um pouco mais o termo em questão. E veremos o poder de Cristo à disposição de seus seguidores.

I – A LUTA CONTRA AS HOSTES
1. As “hostes espirituais da maldade (Ef 6.12 – ACF[2])
a) Definição
São exércitos de demônios, de categoria inferior aos Príncipes das trevas, Principados e as Potestades, cujo principal General é o Diabo.

2. O local da batalha
“[...] nos lugares celestiais (Ef 6.12 – ACF)”.
O campo de batalha espiritual não se limita a alguma área geográfica e terrena, mas abrange todo e qualquer lugar onde o reino de Deus esteja. Onde estiver um crente fiel, ali se tornará um campo de batalha. Como a batalha é espiritual, resta ao crente lutar com as armas espirituais contra poderes espirituais (veja sobre a armadura de Deus na lição 9).

3. Maneiras diferentes de se identificar as hostes
Ø  Espíritos malignos ou imundos: são responsáveis pelos atos imorais, pensamentos impuros, opressão, depressão e outras estratégias de Satanás que estudaremos depois. Afligem a mente e a alma do homem (Exemplos em Mateus 10.1; 12.43; Marcos 1.23-26).

Ø  Espíritos de doenças: estes espíritos afligem o corpo físico (Exemplo em Lucas 13.11). Jesus libertou pessoas que eram possuídas de enfermidades causadas por espíritos, como a mulher que andava curvada havia 18 anos (Lc 13.11). Demônios que causavam mudez (Mt 9.32,33); cegueira (Mt 12.22); o jovem lunático (Mc 9.18).

Ø  Espíritos Sedutores: os espíritos sedutores afligem a mente, a alma, e o espírito do homem, levando-o a crer em falsas doutrinas como é indicado em 1 Timóteo 4.1. Estes espíritos seduzem as pessoas para crer em uma mentira e para serem condenadas ao castigo eterno. São espíritos de falsas doutrinas, seitas, falsos cristos, e falsos mestres.


II– O PODER DE JESUS
VEJA A CONTINUAÇÃO DESTE ESTUDO AQUI

III – O PODER PARA BATALHAR CONTRA AS HOSTES

1. Na dependência do poder do alto
Precisamos do poder sobrenatural do Senhor Jesus Cristo para vencermos Satanás, e Deus nos deu ao conceder o precioso Espirito Santo, que esta dentro de cada um de nós, bem como a sua armadura, que está sobre cada um de nós. Quando você se sentir desencorajado, lembre-se das palavras de Jesus a Pedro: ‘‘Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).

2. O crente recebeu poder contra as forças malignas
Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum” (Lc 10.19).

a) Serpentes e escorpiões
A serpente é símbolo de Satanás, e o escorpião é símbolo dos demônios (Ap 20.2; 9.1-5). Sendo sim, trata-se de linguagem figurada para representar poderes demoníacos.

ü  Em Mc 16.18, Jesus disse: “Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.”
ü  Em At 28.1-5, a Bíblia afirma que Paulo, ao ser atacado por uma víbora na ilha de Malta, sacudiu o réptil no fogo e “não padeceu nenhum mal”. Aleluia! Deus é fiel e cumpre a sua Palavra.
ü  Em Rm 16.20, Paulo afirma que “o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés.”

3. Batalhe usando o poder do alto
O Senhor Jesus Cristo nos promete poder contra toda força do inimigo e isenção total de dano (Lc 10.19).

Ø  No Sl 121.7-8, a Bíblia afirma: “O SENHOR te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.”
Ø  Em 2Ts 3.3, a Palavra de Deus afirma: “Fiel é o Senhor, que vos confortará e guardará do maligno.”
Ø  Em 1Jo 5.18, a Bíblia diz que “todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.”


4. Use o poder vestido com a armadura da Deus (Lc 10.19; Ef 6.13-17)
A “armadura” pode ser definida como um conjunto de armas que formam uma vestimenta de guerra, cujo objetivo é servir de blindagem para um soldado no campo de batalha.

Jesus prometeu aos genuínos crentes autoridade sobre o poder de Satanás e das suas hostes. Ao nos depararmos com eles, devemos aniquilar o poder que querem exercer sobre nós e sobre outras pessoas, confrontando-os sem trégua pelo poder do Espírito Santo (Lc 4.14-19). Desta maneira, podemos nos livrar dos poderes das trevas. Creia que o poder de Satanás pode ser aniquilado seja onde for o seu domínio (At 26.18; Ef 6.16; 1Ts 5.8).
VEJA A CONTINUAÇÃO DESTE ESTUDO AQUI

Veja também: Novas Lições do Próximo Trimestre




Post Bottom Ad