Lição 9 - Conhecendo a Armadura de Deus (Subsídios) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

Lição 9 - Conhecendo a Armadura de Deus (Subsídios)

Seja bem-vindo (a) ao subsídio bíblico para a classe de Adultos.
Lição: 9 | Revista do 1° trimestre de 2019 – CPAD
Veja a continuação deste estudo em Nosso “E-book Subsídios EBD”. Vol. 15 – Clique Aqui.
INTRODUÇÃO
Uma vez que lutamos contra inimigos na esfera espiritual, precisamos de equipamentos ofensivos e defensivos. Deus nos supriu com "toda a armadura", e não devemos deixar parte alguma de fora (Ef 6.13-17).

I – O EQUIPAMENTO DE GUERRA DO CRENTE

Os versículos 14-17 apresentam as seis “peças” da armadura espiritual. Quatro são mencionadas de modo específico, mas o cinturão e as sandálias estão implícitos.
 
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6.13-17).

1. O Cinto da verdade
“[...] tendo cingidos os vossos lombos com a verdade...”
  ü  Mas o que é a verdade?
A verdade é Jesus Cristo (Jo 14.6), é por isso que, nós cristãos, somos os portadores da verdade.

Satanás é um mentiroso (Jo 8.44), mas o cristão cuja vida é controlada pela verdade o derrotará. A menos que pratiquemos a verdade, não temos autoridade contra os demônios, no uso da Palavra da verdade.

Alerta bíblico:
Não mintam uns aos outros, uma vez que vocês se despiram da
velha natureza com as suas práticas” (Cl 3.9 –NAA).

Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos imorais, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que está queimando com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Ap 21.8 - NAA).

a) A importância do cinto para o soldado
Prendia a túnica e segurava a bainha com a espada, além de manter unidas as outras partes da armadura.

b) Significado dos lombos cingidos
Prontidão e desembaraço para a atividade da guerra. Neste sentido a bíblia nos orienta:
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra”(2 Tm 2.4).

2. A couraça da justiça
a) Utilidade
Proteger alguns dos órgãos vitais do corpo. Essa parte da armadura, feita de chapas de metal ou correntes, cobria o corpo, do pescoço à cintura, na frente e atrás.

b) Significado
A couraça da justiça se refere à retidão de caráter e conduta.

c) A importância dos justos diante de Deus
Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor” (Sl 34.15 – NAA).

Clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas angústias” (Sl 34.17 – NAA).

Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal” (1 Pe 3.12).

3. As sandálias do evangelho
a) Utilidade
Os soldados romanos usavam sandálias com cravos na sola para dar mais apoio aos pés durante a batalha.

b) Significados
  ü  Prontidão para a batalha, para permanecer inabalável contra o inimigo.
  ü  Prontidão para anunciar o evangelho (Mt 28.19,20; Mc 15; At 1.8).

Se calçarmos as sandálias do evangelho, teremos os "pés formosos" mencionados em Isaías 52:7 e em Romanos 10:15. Satanás declarou guerra, mas somos embaixadores da paz (2 Co 5:18-21) e, como tai, levamos conosco o evangelho da paz a todo lugar para onde vamos.

4. O escudo da Fé
O escudo do soldado romano, normalmente, medindo cerca de 1,20 m de altura por 60 a 80 centímetros de largura, era feito de madeira e revestido de couro resistente.

a) Utilidade
O soldado o segurava diante de si para protegê-lo de lanças, flechas e "dardos inflamados".

b) A importância do escudo para o crente
A fé é uma arma defensiva que nos protege dos dardos inflamados de Satanás.
Ele lança "dardos inflamados" em nosso coração e em nossa mente: mentiras, pensamentos blasfemos, pensamentos de ódio contra outros, dúvidas, tentações, acusações, perseguições, calúnias, heresias e outras tentativas de derrotar o crente e dividir a Igreja.

Se não apagarmos esses dardos pela fé, eles começam um incêndio dentro de nós, e desobedecemos a Deus.

Não temos como saber quando Satanás lançará um desses dardos contra nós, de modo que devemos sempre viver pela fé e usar o escudo da fé. A pessoa de fé que estuda a Bíblia e que aprende o significado das Escrituras não se deixará enganar com facilidade.

Alerta bíblica:
Segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno” (Ef 6.16 – NAA).

“[...] sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam” (Hb 11.6 – NAA).

5. O capacete da salvação
a) Utilidade
O capacete protege a mente dos ataques dos inimigos (Ef 6.12). Satanás deseja atacar nossa mente, e foi assim que derrotou Eva (Gn 3; 2 Co 11:1-3).

b) O significado
O capacete da salvação refere-se à mente controlada por Deus. Quando Deus controla a mente, Satanás não consegue fazer o cristão se desviar (Veja sobre a mente na lição 6).

6. A espada do Espírito
A palavra usada para “espada” (machaira) denota a pequena espada ou adaga (que media entre 30 e 35 cm) que o soldado usava para repelir o inimigo em combates corpo a corpo, e não a espada longa usada para matá-lo (rhompbaia).

a) Utilidade
A espada é a arma ofensiva que Deus nos dá. O soldado romano usava embainhada em seu cinto uma espada curta para combates corpo a corpo.

Palavra de Deus é comparada com uma espada, pois é afiada e capaz de penetrar o ser interior da mesma forma como a espada material trespassa o corpo (Hb 4.12).

Quando foi tentando por Satanás no deserto, Cristo usou a espada do Espírito e derrotou o inimigo. Jesus declarou três vezes: "está escrito" (Lc 4:1-13).

7. A sétima arma do soldado
Estudiosos têm discutido se a oração mencionada por Paulo seria a sétima arma da guerra espiritual. Porém, a oração não é somente uma outra arma; é parte do próprio conflito. Deixar de orar é equivalente a render-se ao inimigo. [1]
Sobre a oração, veja a lição 13 – Orando sem Cessar.

AS ARMAS DO CRENTE

Armas de Defesa
Armas de contra-ataque e ataque
1
A verdade
O evangelho
2
A justiça
A espada
3
O evangelho
A oração (Ef 6.18)
5
O capacete
O nome de Jesus (Mc 16.17-18)

VEJA A CONTINUAÇÃO DESTE ESTUDO AQUI


[1] Comentário Bíblico Pentecostal - CPAD

Post Bottom Ad