Foram Tiago e João ou a mãe deles que fez pedido a Jesus?

Como explicar a aparente contradição entre Mateus 20.20,21 e Marcos 10. 35-37? Quem fez o pedido dos assentos ao lado do Mestre em Seu Reino, Tiago e João ou a mãe deles?

Parece haver uma hipotética contradição nos registros dos evangelistas Mateus e Marcos. O primeiro registra (20.20,21) que a mãe de Tiago e de João, filhos de Zebedeu, fez o pedido ao Senhor. Marcos relata o fato dizendo que foram os filhos de Zebedeu, Tiago e João, que arrogaram o pedido de assentarem ao lado de Jesus em Seu Reino (10.35-37). Como entender esta aparente contradição?
Veja também:
1) A luz da Bíblia, cremação é pecado? Clique Aqui
2) Os anjos tiveram relações sexuais com os seres humanos? Clique Aqui
3) Pedofilia: Distúrbio ou Ação Demoníaca? Clique Aqui
4) Como é que a arca de Noé couberam centenas de milhares de espécies? Clique Aqui

William Barclay ressalta a diferença de anos entre os escritos dos dois evangelistas. Marcos é o primeiro livro escrito dos evangelhos. O tempo de escrita entre eles é de 25 anos. Quando Mateus escreveu seu livro após o relato de Marcos, os discípulos eram os líderes espirituais, tinham consideração e respeito da igreja. Logo, Barclay conjectura que Mateus não quis imputar esse pedido de ambição aos seus líderes 25 anos depois para não macular a imagem deles. São Jerônimo também entende que Mateus atribuiu o pedido à mãe para preservar o nome e a integridade dos discípulos. É provável que o pedido de João e Tiago teve iniciativa com o parentesco entre eles e Jesus. Isso quer dizer que podemos estar quase certos de que Tiago e João eram primos irmãos de Jesus. A mãe deles se chamava Salomé e era irmã de Maria, a mãe de Jesus. Vejam as referências de Mateus 27.56, Marcos 15.40 e João 19.25.

Champlin acredita que o pedido está relacionado ao grau de parentesco entre eles, portanto o nepotismo não foi aceito pelo Mestre em Seu Reino. Eles provavelmente não entenderam de imediato as lições sobre o Reino de Deus, fazendo relação entre este e os reinos da época, onde os mais ilustres se sentavam à direita do monarca. “Por isso é que Jônatas e Abner se assentavam de ambos os lados de Saul”.

Mas, voltando à questão, uma leitura analítica do próprio texto ajuda a dirimir a dúvida: “Aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos” (Mt 20.20). Ou seja, a mãe veio com os filhos. Tanto ela quanto os filhos fizeram esse pedido autointercessório dos assentos privilegiados. Mateus apenas complementa; ele não contradiz os fatos como narrados por Marcos. A mãe instigou o plano, pedindo ao Mestre o privilégio; os filhos confirmaram o pedido da mãe, conforme Marcos. Os evangelhos se completam, não se contradizem. O Comentário Bíblico Pentecostal enfatiza que Mateus deixa claro que os três estão diante de Jesus quando o pedido é feito, logo ambos os evangelistas apresentam a verdade nos seus relatos. Logo, não há contradição de fato.


Divulgação: Subsídios EBD | Fonte: Jornal Mensageiro da Paz, fevereiro de 2019 | Artigo: Ev. Geziel Silva Costa

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !