Os filhos de Deus e as filhas dos homens (Gn 6.1-4) - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Os filhos de Deus e as filhas dos homens (Gn 6.1-4)

Testemunhas de Jeová. Segundo sua interpretação, a frase “filhos de Deus” está se referindo aos anjos, que assumiram corpos físicos e vieram à terra para ter relações sexuais com belas mulheres, união da qual teriam nascido gigantes iníquos.

RESPOSTA APOLOGÉTICA:
Ainda que tal interpretação possa ser defendida, acreditamos, porém, que os “filhos de Deus” sejam os descendentes piedosos de Sete. Apresentamos, para isso, os seguintes argumentos:

Em primeiro lugar, ao analisarmos o texto de Mateus 22.29,30, que diz: ‘Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu”, entendemos que as paixões e os apetites sexuais são especificamente manifestações do corpo e não dos anjos celestiais.

Em segundo lugar, não foi da união entre os "filhos de Deus” e as “filhas dos homens” que nasceram os gigantes. Pelo contrário. eles já existiam antes desse acontecimento.


Vejamos: “Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama” (Gn 6.4).

Em terceiro lugar, caso esses "filhos de Deus” fossem anjos decaídos, seriam demônios e não mais "filhos de Deus"; logo, não poderiam ser considerados como tais.

Em quarto lugar, os descendentes de Sete “invocavam o nome do Senhor", tal como o próprio Sete (4.26). Ou seja, possuíam comunhão com Deus. Andavam com Deus, como Enoque (5.22-24). “Acharam graça diante do Senhor", como Noé (5.29; 6.8). E obtiveram “testemunho de que agradaram a Deus e se tomaram herdeiros da justiça que é segundo a fé" (Hb 11.5,7).

SAIBA MAIS: Os anjos tiveram relações sexuais com os seres humanos? Clique Aqui

Qual era o plano de Satanás para derrotar o povo de Deus no tempo de Noé?
Levar a linhagem piedosa de Sete ("os filhos de Deus") a misturar-se com a linhagem perversa de Caim ("as filhas dos homens") e, assim, abandonar sua devoção ao Senhor.
Quando os descendentes de Sete condescenderam e se misturaram com os cananeus, perderam a bênção de Deus. O Senhor entristeceu-se por eles se casarem com as perversas descendentes de Caim, escolhendo esposas como bem desejavam, sem levar em consideração a vontade de Deus (Gn 6.2).

CONCLUSÃO
Esses filhos de Deus, sem dúvida, eram os descendentes da linhagem piedosa de Sete (Dt 14.1; Sl 73.15; Os 1.10); eles deram início aos casamentos mistos com as filhas dos homens, i.e., mulheres da família ímpia de Caim (Gn 4.16). A teoria de que os filhos de Deus eram anjos, não subsiste ante as palavras de Jesus, que os anjos não se casam (Mt 22.30; Mc 12.25). Essa união entre os justos e os ímpios levou à maldade do versículo 5 de Gêneses 6., i.e., os justos passaram a uma vivência iníqua. Como resultado, a terra corrompeu-se e encheu-se de violência (vv. 11-13).

Adaptação:  www.subsidiosebd.com |
Fontes:
- Bíblia Apologética de Estudos
- Bíblia de Estudo Pentecostal
- Comentário Bíblico Expositivo: Antigo Testamento Volume I — Pentateuco (Warren W . Wiersbe)

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad