Lição 5: Um Inimigo que Precisa Ser Resistido - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 5: Um Inimigo que Precisa Ser Resistido

Seja bem-vindo (a) ao subsídio bíblico para a classe de Adultos.
Lição: 5
Revista do 1° trimestre de 2019 – CPAD
Veja a continuação deste estudo em Nosso “E-book Subsídios EBD”. Vol. 15 – Clique Aqui. 
INTRODUÇÃO
Satanás é o líder dos seres angelicais que se revoltaram contra Deus e foram expulsos do céu. O seu principal objetivo agora é separar as pessoas de Deus. Estando condenado à destruição, Satanás quer arrebatar o máximo que ele puder da criação. Precisamos desesperadamente da graça de Deus, porque estamos travando um combate mortal com um inimigo superior. Precisamos da ajuda de Deus para resistir a este inimigo.

I – O DIABO É UM INIMIGO QUE PRECISA SER RESISTIDO

1. O Diabo, inimigo de Deus e de seu povo
 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5.8). Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tg 4.7).


Ao mesmo tempo em que os crentes podem lançar as suas preocupações sobre Deus (1 Pe 5.7), eles ainda precisam ser sóbrios e vigiar (1 Pe 5.8). Assim como os soldados esperam e vigiam, os crentes também devem estar constantemente alertas quanto aos ardis do inimigo. Toda perseguição que os crentes enfrentavam, em última análise, reduzia-se a uma única fonte: “o diabo, vosso adversário”.

Satanás está em oposição direta a Deus em cada atividade e característica da natureza. Por exemplo, Deus é amor enquanto Satanás é odioso e promove o ódio (1 João 3.7-15). Deus é vida e cria vida enquanto que Satanás promove a morte e a destruição (Hebreus 2.14).

Satanás não somente se opõe a Deus e Sua natureza, se não que também se opõe ao programa de Deus. Nega a existência de Deus (Salmos 14.1-3), promove mentiras (Efésios 2.2; 2 Tessalonicenses 2.8-11); e está por trás de falsas religiões, o oculto, e cultos com falsas doutrinas e práticas. O sistema religioso de Satanás resulta em falsos mestres, profetas, e “cristos”.

Ele odeia a Deus e é o arqui-inimigo de Deus; portanto, ele também odeia o povo de Deus e é seu inimigo. Embora Satanás não tenha poder contra Deus, ele faz o que pode para prejudicar o povo de Deus.

2. O Diabo, um inimigo oportunista e cruel
Como vimos no versículo 8, Pedro descreveu o diabo como andando em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.
 
Os leões atacam animais doentes, jovens, ou desgarrados; eles escolhem vítimas que estejam sozinhas, ou, que não estejam alertas. Os leões andam silenciosamente, observando e esperando, e atacam repentinamente quando as suas vítimas menos esperam.

Pedro advertiu os crentes a que estivessem alertas quanto a Satanás, especialmente em épocas de sofrimento e perseguição, pois ele espreita a terra (Jó 1.7), procurando alguém a quem ele ou os seus demônios possam atacar e derrotar.

Quando os crentes se sentem sozinhos, fracos, desamparados, e desgarrados dos outros crentes, eles podem se concentrar tanto nos seus próprios problemas, que se esquecem de vigiar quanto ao perigo. Nestas ocasiões, os crentes são particularmente vulneráveis aos ataques de Satanás, que podem vir sob várias formas, frequentemente atingindo o ponto mais fraco da pessoa - tentação, medo, solidão, preocupação, depressão, perseguição. Portanto, Pedro e Paulo insistiam para que os crentes estivessem sempre alertas quanto aos ardis de Satanás.

II - PASSOS PARA RESISTIR O DIABO


1. Humilhando-se perante Deus (Tg 4.6,7)
Uma vez admoestados pelo Espírito Santo, temos a promessa de que Ele nos dará “maior graça”. Tal maior graça é o fato de que “Deus resiste aos soberbos”, mas “dá, porém, graça aos humildes”. A exaltação do Senhor ser-nos-á dada mediante a sua graça e bondade infinitas. Humilhemo-nos, portanto, debaixo da potente mão de Deus (1Pe 5.6)!

O arrogante, o soberbo e o ganancioso nunca terão esta atitude e, por isso, serão abatidos. E ainda, à luz do ensino de Tiago, resistir ao Diabo significa não desejar as mesmas coisas que a falsa sabedoria nos oferece: egoísmo, orgulho, soberba etc. É não almejarmos a posição dos mestres orgulhosos e soberbos, mas contentarmo-nos com a vocação de servirmos ao Senhor, voluntária e espontaneamente, em espírito e em verdade (Jo 4.23).

2. Convertendo a soberba em humildade (Tg 4.8,9)
Se o orgulhoso e o soberbo decidirem-se por se achegarem a Deus, o Senhor lhes será propício. A mão de Deus “não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir” (Is 59.1). O que precisa acontecer é um verdadeiro arrependimento! A exortação bíblica de Tiago a essas pessoas é que o “riso” e a “aparente felicidade” delas, produzidos pela amizade do mundo, convertam-se em “choro”, “lamento” e “miséria” (v.9; 2 Co 7.10), assim que elas perceberem-se como “inimigas de Deus”. Esta é a atitude genuína de um verdadeiro arrependimento.

3. Rendendo-se incondicionalmente ao Senhor
A maneira eficaz de resistirmos às artimanhas do Diabo, assim como aos desejos e paixões da nossa própria carne, é nos rendendo incondicionalmente ao Senhor, em plena devoção (1Pe 5.8,9; Mt 4.10). Ao atendermos o chamado de Deus e dele nos aproximarmos com sinceridade, seremos recompensados com seu abraço acolhedor e sua presença poderosa em nossas vidas (Sl 24.3-6). A arrogância e o egoísmo contribuem para uma submissão, cada vez maior, do ser humano ao Diabo e um proporcional afastamento de Deus (Dt 4.7).

 III – ALIADOS DO DIABO NA BATALHA ESPIRITUAL
VEJA A CONTINUAÇÃO DESTE TÓPICO AQUI

1. Os demônios
2. O Mundo
3. A carne
Satanás deseja usar nosso inimigo externo, o mundo, bem como nosso inimigo interno, a carne, para nos derrotar. Suas armas e seu plano de batalha são terríveis.

As estratégias certas, que o crente em Jesus precisa, para vencer os seus inimigos são:
1) Deixar que o Espírito Santo o guie (Gl 5.16,25)
2) Vestir-se a armadura de Deus (Ef 6.11-18)
3) Nunca deixar de Resisti ao Diabo (Tg 4.7)

VEJA A CONTINUAÇÃO DESTE ESTUDO AQUI

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Post Bottom Ad