Lição 4: Possessão Demoníaca e a Autoridade do Nome de Jesus

Seja bem-vindo (a) ao subsídio bíblico para a classe de Adultos.
Lição: 4
Revista do 1° trimestre de 2019 – CPAD
Veja a continuação deste estudo em Nosso “E-book Subsídios EBD”. Vol. 15 – Clique Aqui. 
INTRODUÇÃO
Os demônios, por serem espíritos sem corpos, buscam corpos para desfrutar de sensações através deles, bem como destruí-los. Os demônios estão presentes em todos os setores da atividade humana e agem também na natureza, contrariando leis, provocando acidentes e conturbando a ordem natural das coisas.

I – TIPOS DE INFLUÊNCIAS DEMONÍACAS

1. Opressão demoníaca
Todos os cristãos, estão sob o ataque das forças satânicas. Constituímos um alvo ao qual ele tem de se opor, impedir, ferir e destruir se possível.

Do lado de fora de nossa personalidade, esses poderes podem se aproximar o bastante para injetarem suas tentações em nossas mentes, para intrometer-se em nossas emoções, amolecer e condicionar nossa vontade e assaltar nossos corpos. Jó foi quase literalmente espancado pelas forças satânicas e tudo foi do lado de fora.

Todos os cristãos têm de enfrentar esta opressão satânica e demoníaca em variados graus. A opressão pode ser tão intensa e tão grande, que as pessoas podem chegar ao desespero durante o processo. E necessário empregar de modo total nossos recursos espirituais para resistirmos a esse assalto opressor (Ef 6.13). A vitória espiritual sobre Satanás requer emprego total de nossa vitória em Cristo, apesar do nível ou da intensidade de conflito que enfrentamos.

Devemos perceber que Deus tem um propósito soberano na vida do crente, mesmo durante as intensas batalhas com Satanás. Ele está realizando a Sua vontade em nossas vidas, mesmo quando na superfície parece que Satanás está vencendo.

2. Possessão de demônios
A possessão de demônios significa a introdução de uma nova personalidade no ser da vitima. A nova personalidade apresenta feições de caráter diferentes por inteiro, daquelas que realmente pertencem à vitima em seu estado normal, e esta troca de caráter tende, com raras exceções, para a perversidade moral e impureza. Muitas pessoas, quando possuídas de demônios, dão evidências de um conhecimento do qual não podem dar conta em seu estado normal.

Já se observaram casos em que a pessoa que se rende conscientemente ao poder do demônio, muitas vezes recebe um dom estranho, de forma que pode ler a sorte, ser médium, etc. O Dr. Nevius escreve: "Nesse estado, o endemoninhado desenvolve certas habilidades psíquicas e se dispõe a ser usado. Ele é o escravo voluntário, treinado e acostumado com o demônio." é uma imitação satânica dos dons do Espírito Santo!

O indivíduo sob a influência de um demônio não é senhor de si mesmo; o espírito mau fala por seus lábios ou o emudece à sua vontade; leva-o aonde quer e geralmente o usa como instrumento, revestindo-o às vezes de uma força sobrenatural.

3. O verdadeiro servo de Jesus não fica possesso
O Senhor Jesus afirmou que todos os espíritos demoníacos deixam o corpo da pessoa que se converte ao seu evangelho (Lc 11.24). Tal corpo fica varrido e adornado, como obra do Espírito Santo (v. 25). A Bíblia, ensina ainda, que o corpo do cristão é templo do Espírito Santo (1 Co 6.19) e que o corpo, a alma e o espírito do cristão “pertencem a Deus” (v. 20). Temos promessas de Deus de que o maligno não nos toca: “o que de Deus é gerado conserva-se a sim mesmo, e o maligno não lhe toca” (1 Jo 5.18).

4. Daimonizomai — a Terminologia Bíblica Correta
A palavra grega "Daimonizomai", segundo a Concordância Greco — Española del NUEVO Testamento, ocorre 13 vezes no texto grego nas seguintes passagens: Mateus 4.24; 8.16,28,33; 9.32; 12.22; 15.22; Marcos 1.32; 5.15,16; 5.18; Lucas 8.36; João 10.21.

a) Definições da palavra daimonizomai
ü  Ser endemoninhado, ser possesso por um demônio.
ü  Significa estar possuído por um demônio, atuar sob o controle de um demônio. "Os que se achavam assim afligidos expressavam a mente e consciência do demônio ou dos demônios que moravam neles, por exemplo, Lucas 8.28".
ü  Estar sob o poder de um demônio.

Em suma, o termo grego daimonizomai significa "ser possuído por demônios", e em nenhum lugar do Novo Testamento é aplicado para um crente nascido de novo. Um crente nascido de novo jamais pode ser possuído por demônios.
 
b) O próprio Cristo exclui a possibilidade de um cristão ser possuído por demônios
Usando a ilustração de uma casa, Jesus indaga: “Ou como pode alguém entrar em casa do homem valente e furtar os seus bens, se primeiro não manietar o valente, saqueando, então, a sua casa?” (Mt 12.29)

No caso de uma pessoa possuída por demônios, o homem forte é obviamente o Diabo. No crente habitado pelo Espírito, contudo, o homem forte é Deus. A força do argumento de Cristo leva inexoravelmente à conclusão de que, para os demônios possuírem um crente, eles teriam, primeiro, que atacar aquEle que o habita — isto é, o próprio Deus!

Jesus forneceu um argumento que leva à dedução, ao frisar: “E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então, diz: Voltarei para a minha casa, donde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros” (Mt 12.43-45, ênfase do autor).

A questão aqui é clara e precisa: se não estamos ocupados pelo Espírito Santo, sujeitamo-nos à possibilidade de ser habitados por demônios. Se, por outro lado, a nossa casa é habitação de Cristo, o Diabo não acha lugar em nós.

O ensinamento consistente da Palavra de Deus é que os cristãos não podem ser controlados, contra a sua vontade, por possessão demoníaca. O princípio é perfeitamente seguro. Se você é um seguidor de Jesus Cristo, o próprio Rei habita em você (veja Jo 14.23; Rm 8.9-17). E você pode descansar seguro de que “maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (1 Jo 4.4).

5. Exemplos de possessões demoníacas

a) Um homem gadareno (Mt 8.28- 34; Mc 5.1-20; Lc 8.26-39).
(1) Ele era muito forte, de modo que não podiam controlá-lo.
(2) Ele havia quebrado todas as correntes colocadas nele.
(3) Ele estava morando em volta das tumbas.
(4) Ele estava nu e sendo controlado por 6 mil demônios.
(5) Ele estava possuído por muito tempo.

Os demônios que nele agiam cometiam verdadeiras barbaridades: tratava-se de um espírito imundo (Mc 5.2) que habitava entre os sepulcros (Mc 5.3); era extremamente forte; era perigoso (ninguém o conseguia amansar); não dormia nem de dia nem de noite; feria-se com pedras (Mc 5.4,5). Reconheceu' Jesus quando O viu (Mc 5.7); identificou-se como legião (Mc 5.9). Reconhecendo a autoridade imbatível de Jesus, o espírito que falava no homem pediu-lhe que não os enviassem para fora daquela província, afinal, a ilegalidade espiritual daquele lugar era propícia para atuação demoníaca (Mc 5.10). Finalmente os demônios lhe pediram para entrar numa manada de porcos e Jesus os atendeu. Os porcos se precipitaram no mar e morreram (Mc 5.12,13).

b) Um menino (Mt 17.14-20; Mc 9.14-29; Lc 9.37-43).
(1) Ele estava endemoninhado desde a infância.
(2) O demônio feria-o e o cortava.
(3) Ele jogava-se na água e no fogo.
(4) Ele sofria de convulsões severas.
(5) Com frequência, ele era jogado violentamente no chão, fazendo-o rolar, soltando espuma pela boca.
(6) Ele ficou inconsciente e suspeitou-se que ele havia morrido quando o demônio foi retirado por Jesus.

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !