Lição 2 - Consequências da Queda - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 2 - Consequências da Queda


LEITURA DIÁRIA
Seg. Gn 19.13: A consequência do pecado de Sodoma e Gomorra
Ter. Nm 16.31-33: A consequência do pecado de Coré, Datã e Abirão
Qua. Js 7.24,25: A consequência do pecado de Acã
Qui. Lm 5.7-18: A consequência do pecado de Judá
Sex. At 5.5,10: A consequência do pecado de Ananias e Safira
Sáb.  Ap 18.2,8: A consequência do pecado da “grande Babilônia"

REFLEXÃO
“Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus” (Rm 2.5).

OBJETIVOS
- Conhecer as graves consequências da Queda.
- Reconhecer a vontade de Deus m poupar o ser humano dessas consequências.
- Conscientizar de que devemos, fletir antes de tomarmos.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Gênesis 3. 9-22a

SINTETIZANDO
Consequências sempre acompanham nossas escolhas. Isso aconteceu com Adão e Eva. Depois da Queda, a vida deles mudou radicalmente. Em instantes, tudo desmoronou. Em todos os sentidos. Perderam seu lindo lar. Morreram espiritualmente, no dia em que desobedeceram. Quanta tristeza! Porém, quando tudo parecia irremediavelmente perdido, o Senhor matou um animal, fez túnicas para Adão e Eva e, em seguida, vestiu-os. Deus, com isso, renovou a  esperança, apontando para a redenção da humanidade.
INTRODUÇÃO
As consequências do pecado de Adão e Eva foram avassaladoras. Atingiram a primeira família em todos os aspectos. Do ponto de vista moral, a mudança também foi brusca. E para pior. Além, é claro, de um forte impac­to negativo na natureza. Deus, porém, como um pai amoroso, abriu um novo caminho de relacionamento para a sua obra-prima, Ele jamais a extinguiria. As consequências da Queda seriam sentidas, fariam a humanidade sofrer, mas o afável manto da graça do Senhor os cobriria.

A AULA VAI COMEÇAR!
Caro professor, para que os alunos entendam o foco da lição, é Importante que eles fixem a ideia de que nossas decisões, em regra, trazem consequências das quais não podemos fugir. É a lei da semeadura. Para tanto, de início, estabeleça o seguinte exercício de perguntas (e respostas) rápidas, que podem ser recortadas e sorteadas: Qual a consequência para quem:

1) Come mais do que necessita?
2) Mergulha num rio profundo sem saber nadar?
3) Pula de um avião sem paraquedas?
4) Come açúcar em excesso?
5) Decide nunca mais dormir?
6) Não escova os dentes?"
Após, faça a 7’ pergunta: “O que acontece com quem desobedece a Deus?" Diga-lhes que essa última pergunta será respondida no fim da aula! Reforce, por enquanto, somente o princípio de que podemos escolher as decisões que tomaremos, mas não os resultados que colheremos.

1. CONSEQUÊNCIAS ESPIRITUAIS (EM RELAÇÃO A DEUS)

1.1. Sentimento de culpa.
Tão logo Adão e Eva comeram do fruto proibido, a consciência — sensor de Deus que existe em todos os seres humanos — entrou em ação.

Eles reconheceram imediatamente que algo mudou. E mu­dou para pior. Perde­ram a proteção e caíram. O pecado trouxe um forte sentimento de culpa... e tristeza, certamente! Nossos primeiros pais já não podiam sorrir da mesma maneira. Eram, agora, escravos de uma natureza pecaminosa que os afastava de Deus.

Motivados pela culpa, eles fizeram um patético avental de folhas de figueira (Gn 3.7) pensando que, com isso, resolveram, em parte, o problema. Ledo engano! A culpa não se resolve com medidas palia­tivas.
1.2. Coração endurecido.
Quando ouviram os passos do Senhor, no jardim, Adão e Eva procuraram esconder-se. Certamente, antes, quando eles ouviam que Deus estava chegando, prontamente se apresentavam para falar-Lhe. Mas, agora, o coração estava endurecido. O pecado faz isso, tira a sensibilidade e sede pela presença de Deus.

1.3. Sentimento de medo.
O sentimento de medo é próprio de  uma vida que não é perfeita em amor, pois "no amor não há medo" (1 Jo 4.18 - NTLH). Adão e Eva, portanto, por não serem perfeitos em amor, fugiram de Deus. Que consequência terrível! Aliás, em nossos dias, essa ca­racterística humana é bastante presente.

AÇÃO TOPICO 1
Professor, faça a seguinte indagação: “Era razoável o medo de Deus sentido por Adão e Eva”? Desenvolva com a classe a ideia bíblica de que Adão e Eva temeram serem exterminados por Deus, daí o medo deles. Entretanto, tal sentimento não era razoável, pois Deus nunca desistiria da sua obraprima.

2. CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS/MORAIS (EM RELAÇÃO AO PRÓXIMO)

2.1. Sentimento de vergonha.
Após os olhos de Adão e Eva se abri­rem, a vergonha afastou-os, mutuamente, um do outro. Eram uma só carne, mas o pecado separou-os emocionalmente. Eles não podiam olhar entre si. Acha­vam seus corpos instrumentos do mal, podiam olhar entre si, sujos e, por isso, se en­vergonhavam. Antes, seus corpos eram símbolos de uma união verdadeira, como altares para Deus. Agora, porém, seus corpos traziam vergonha. Eles, a par­tir dali, tinham o que esconder. Não refletiam mais a imagem do Criador. Por tal razão, quiseram cobrir-se. A vida de decepções entre os semelhantes estava apenas começando.

2.2. Sentimento de egoísmo/indiferença.
Quando Adão recebeu Eva, das mãos de Deus, ele ficou tão feliz que fez até uma poesia. Cantou uma música romântica (Gn 2.23,24). Entretanto, depois da Queda, a coisa ficou diferente. Logo no primeiro aperto, quando Deus perguntou sobre o pecado cometido, Adão respondeu: “A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta, e eu comi” (Gn 3.12 — NTLH). Com a resposta, Adão estava esquivando-se da sua responsabilida­de e, a rigor, culpando a sua esposa. Quanto egoísmo! Quanta indiferença! Que coisa feia! O genuíno e puro amor foi maculado com a Queda.

2.3. Desigualdade entre os gêneros (dentro do casamento)
Adão e Eva eram perfeitamente iguais de mesma essência e mesma natureza. Ocorre que, depois da Queda, o corpo da mulher sofreria uma série de mudan­ças, prova disso é que, no momento de dar à luz, ela passaria a sentir fortes do­res. De igualdade e parceria, o desejo da mulher seria para o seu marido e ele a dominaria (Gn 3.16).

AÇÃO TÓPICO 2
Após fazer a exposição do segundo tópico, reflita com a classe se “Adão agiu coerentemente ao colocar a culpa do pecado em Eva". A ideia deste diálogo alunos é demonstrar que Adão não foi coerente, nem cumpriu o papel dado por Deus, como marido, ao culpar Eva pelo pecado. Nas Escrituras o ser humano é responsável pelos seus próprios atos.

3. CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS (EM RELAÇÃO À VIDA)
A primeira consequência social foi a expulsão de Adão e Eva do jardim. Eles perderam o ambiente mais harmônico de todos os tempos.

Deus ainda disse a Adão que a terra se tornou maldita por causa do seu pecado e, em consequência, ele teria que trabalhar duro para produzir seu próprio sustento, Deveria suar para fazer o solo florescer. O homem voltaria a ser pó. Morreria. Talvez, Adão já es­perasse por isso, já que Deus prometera que, se eles comessem do fruto proibido, este seria seu fim, Por causa da desobediência do primeiro casal, a morte teve Legalidade para entrar no mundo.

AÇÃO TÓPICO 3
Outra indagação importante que pode surgir após a ministração da aula é: “Deus foi justo em impor, como consequência da Queda, a morte física aos seres humanos?"
Uma resposta bíblica é afirmar que Deus é tão puro e tão santo que não suporta o pecado, em nenhum grau. Por isso, “a alma que pecar, essa morrerá" (Ez 18.20). Deus, assim, foi justo ao impor a morte como consequência da Queda. Entretanto, Ele revelou o seu tão grande amor provendo salvação (Jo 3.16).

Quando o Senhor fez vestes de peles de animais para o primeiro casal e o vestiu, Ele estava trazendo uma raio de esperança ao ser humano. A amor do Criador permaneceria, apesar da Queda.

Professor, essa mensagem deve ser reafirmada com muita clareza. o aluno juvenil deve ter gravado no coração que ainda que o ser humano optasse caminhar por caminho de pecado, ainda assim, Deus não desistiu dele.

SUBSÍDIO 1
Por que agora morremos? Se não havia morte de nenhum animal nem de ser humano quando Deus terminou sua criação e declarou que ela era muito boa, por que agora morremos? Hoje, vemos a morte por todo lugar. Algo deve ter acontecido para mudar a criação - esse algo foi o pecado, Adão e Eva, envergonhados e com medo, tentaram escapar das consequências de seu pecado, co­brindo-se com folhas. Mas eles, por si mesmos, não podiam encobrir o que tinham feito, Eles precisavam de algo mais para fornecer uma cobertura.

De acordo com o escritor da Epístola aos Hebreus: “Sem derramamento de sangue não há remissão" (9.22). Era necessário um sacrifício de sangue para esconder a culpa diante de Deus.
A fim de ilustrar a terrível conse­quência do pecado, Deus matou um animal e fez túnicas de pele (...) para cobrir Adão e Eva. Não é dito que tipo de animal foi morto, mas talvez fosse algo semelhante a um cordeiro para simbolizar Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que derramaria seu sangue para afastar nossos pecados.

Gênesis 3 também revela que a terra foi amaldiçoada. Agora, espinhos e cardos feriam parte do mundo. Os animais foram amaldiçoados, a serpente mais do que os outros. O mundo não era mais perfeito, mas pecaminoso e amaldiçoado. Agora, o sofrimento e a morte abundavam nessa criação antes perfeita. (HAM, Ken, Criacionismo: verdade ou mito? Rio de Janeiro: CPAD, 2012,
pp 343-45).

SUBSÍDIO 2
O trabalho é essencial à nos­sa humanidade e pelo trabalho mantemos unidos não só a alma e o corpo de nosso próximo, como também a nossa própria, e, além disso, cooperamos com Deus na preservação e transformação de nosso mundo. No entanto, como todos sabemos, também há um lado desagradável do trabalho.
Considerando que a Bíblia não o encobre, seria altamente impróprio se os teólogos o fizessem. A teologia do trabalho não é uma ideologia projetada a glorificar o trabalho, mas é uma ferramenta que nos ajuda a transformar o trabalho, de forma que corresponda à vontade de Deus para a sua criação.

Considere no segundo relato da criação (Gênesis 2-3), um texto - você se lembrará, no qual o trabalho figura muito proeminentemente - que tem a dizer algo sobre o lado desigual do trabalho. No mesmo texto em que lemos que Deus criou os seres humanos e os colocou no jardim do Éden para cultivar e guardá-lo, lemos também sobre a labuta humana fora do jardim. Entre o trabalho realizador e o trabalho fatigante está o mistério inexorável do pecado humano. O texto não tenta explicar esse; só narra o aparecimento do pecado, a responsa­bilidade humana a esse respeito e as consequências do pecado nos seres humanos. Uma das consequências tem a ver com o trabalho humano (PALMER, Michael D. (Ed.) Panora­ma do Pensamento Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.233).

CARO PROFESSOR, considerando que nossos encontros são semanais, crie um grupo da sala de juvenis (a classe pode criar um nome para o grupo) numa rede social, e utilize como canal de comunicação com seus alunos durante a semana. Você pode postar imagens, mensagens e/ou textos que despertem a curiosidade deles sobre a aula do próximo domingo, homenagear os aniversariantes da semana. Eis uma excelente ferramenta complementar de ensino cristão.


PARA CONCLUIR
Deus, quando concluiu sua obra, que tudo era muito bom (Gn 1.31) Entretanto, com a Queda, muita coisa mudou. O homem danificou seu padrão psicológico e moral e, com isso, perdeu a comunhão com o Criador e foi expulso do seu lindo lar. Houve, em consequência, a conturbação do ecossistema terres­tre. Adão e Eva sentiriam a dureza de uma existência debaixo da maldição do pecado. O sofrimento e a morte entraram no mundo...
Essas consequências deslocaram o eixo do equilíbrio da vida... Deus, porém, não desistiu do homem. Fez um plano de salvação em que Ele mesmo se doaria para nos ter, novamente, como seus filhos.

- Lições Bíblicas Juvenis – 3° Trimestre de 2018 | Data da Aula: 1° Julho de 2018
- Assunto do Trimestre: QUEDA E REDENÇÃO
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad