Na ação de
graças matinal que o judeu proferia todas as manhãs, agradecia a Deus por não
tê-lo feito gentio, escravo ou mulher. Mas Jesus Cristo veio, e através de suas
atitudes e ensinamentos, mostrou-nos que tantos os homens como as mulheres
precisam de Jesus Cristo para receber a Salvação. A alma do homem não é mais
importante do que a da mulher! Através do ministério de Jesus, as mulheres são
valorizadas.
Quatro mulheres na Genealogia de Jesus
Raabe era uma prostituta de Jericó (Josué
2.1-7).
Rute nem sequer era judia, era moabita
(Rute 1.4). A própria lei estabelece que "Não entrará amonita nem moabita
na congregação do Senhor, nem até a décima geração deles; não entrarão na
congregação do Senhor para sempre." (Deuteronômio 23.3). Rute pertencia a
um povo estrangeiro e odiado.
Tamar seduziu deliberadamente a seu sogro
Judá e cometeu adultério com ele (Gn 38).
Bate-Seba, a mãe do Salomão,
foi a mulher que Davi tomou de Urias, seu marido, valendo-se de uma imperdoável
crueldade (2 Samuel 11 e 12).
Tamar, Raabe e Rute (Leia Mateus 1.3,4, o versículo 6 –
refere-se a Bate-Seba). A simples presença de nomes femininos
em uma genealogia é um fato surpreendente e extraordinário. A mulher não
exercia direitos legais: não era considerada como uma pessoa, mas uma coisa.
Era simplesmente propriedade de seu pai ou de seu marido, e estava obrigada a
fazer o que eles quisessem.
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Através de Jesus as barreiras são
derrubadas
1) Em Jesus a barreira que separa o judeu do gentio é
derrubada.
Raabe, a
mulher de Jericó (Josué 2.1-7) e Rute, a mulher de Moabe (Rute 1.4)., encontram
um lugar na linha direta dos antepassados de Jesus. Já figura aqui a grande
verdade de que em Jesus não há judeu nem grego.
2) Em Jesus a barreira que separa o homem da mulher é
derrubada.
Em nenhuma
genealogia comum apareceriam nomes de mulher, mas os encontramos na genealogia
de Jesus. O antigo desprezo desapareceu: O homem e a mulher estão igualmente
perto do amor de Deus e são igualmente importantes em seu plano.
3) Em Jesus a barreira que separa o santo do pecador é
derrubada. Raabe
era uma prostituta de Jericó (Josué 2.1-7).
Tamar seduziu deliberadamente a seu sogro
Judá e cometeu adultério com ele (Gn 38). De algum modo Deus pode incluir em
seus propósitos, e incorporar em seu plano para a História, até aquele que
cometeu grandes pecados. Diz Jesus: "Porque eu não vim para chamar os
justos, mas os pecadores, ao arrependimento" (Mateus 9.13).
Fonte:
Estudo adaptado de WILLIAM BARCLAY, por Subsídios EBD