Lição 13 - Glória a Deus pela Família - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 13 - Glória a Deus pela Família


Lição Bíblica de Adolescentes
Trimestre: 2° de 2018
Editora: CPAD
Revista do Professor
Reverberação: Subsídios EBD
Outras Lições: Acesse Aqui
TEXTO BÍBLICO
Gênesis 12.1-3
Destaque
"Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo" (Gn 12.3).       
LEITURA DEVOCIONAL
SEG...............................................................Ec 11.1,1
TER................................................................Hb 13.1-16
QUA...............................................................Mc 4.21-25
QUI................................................................Os 6.1-11
SEX................................................................Jó 42.1-6
SÁB................................................................Jo 10.1-21
DOM...............................................................Ec 3.1-22
Objetivos
- Apontar a promessa de Deus feita a Abraão;
- Mostrar que a família é benção para o mundo;         
- Conscientizar que devemos agradecer a Deus pela nossa família.

QUEBRANDO A ROTINA
Cada aluno receberá uma folha e fará um retraio da sua família. Peça que o retrato seja o mais elaborado e fiel possível. (Caso fosse possível, sem que os alunos soubessem, ô ideal seria você conseguir uma foto da família, de cada aluno). Quando eles finalizarem o desenho, coloque-o em um envelope, que deverá constar a seguinte mensagem: "Um presente de Deus para você". Identifique o envelope com o nome do aluno e coloque os envelopes dentro da caixa de presente que será mostrada ao final.
 
Após todos, os alunos terem encerrados os desenhos, eles terão a oportunidade de falarem tudo o que aprendeu nesse trimestre, o que mais gostaram e se a lição os ajudou na forma de se relacionar com a família, No final, entregue o presente para a turma. Cada um tirará da caixa o envelope com o seu nome e verá que a sua, família é o presente de Deus.

ESTUDANDO A BÍBLIA
Não existiria uma forma melhor de fecharmos este trimestre do que agradecendo e glorificando a Deus pela formação da família. Nesse processo de agradecimento falaremos sobre o chamado de Abraão, o qual nos identifica com o chamado de Deus para a família, ou seja, nossa responsabilidade enquanto família de sermos benção para o mundo.

Caro professor, graças a Deus chegamos ao fim de mais um trimestre! Espero que essas lições tenham alimentado a sua vida, da sua família, assim como contribuído para o crescimento espiritual dos adolescentes da sua igreja. Que a sua família e a de cada adolescente da sua igreja sejam benção de Deus para mundo. Amém!

Desde sua criação, Deus projetou grandes planos para a família. Foi o que vimos durante todo este trimestre. Nesta lição, vamos encerrá-lo glorificando a Deus e relembrando que herdamos de Abraão as promessas feitas pelo Altíssimo para as famílias (Gl 3.29). Assim, como família de Deus, nós temos também uma missão a cumprir. Você sabe qual é esta missão?

A promessa de Abraão
Imagine um convite para você fazer uma viagem. Entretanto, ao invés de o convite vir acompanhado por "com tudo pago", ele viesse acompanhado por "faça as malas e vá por onde eu te mostrar"? E então, achou uma boa ideia?

Apesar de parecer uma história sem sentido, isso realmente aconteceu. Gênesis conta a vida de Abraão que foi chamado por Deus para sair da casa de seu pai e fazer uma viagem a uma terra que ele não conhecia. Ele não sabia para onde iria e tão pouco como seria essa viagem. Abraão sabia apenas que era plano de Deus, por intermédio dele, abençoar todos os povos do mundo (Gn 12.1-3).

O pai da fé não sabia o final dessa história. Ele apenas confiou em Deus e decidiu obedecê-Lo. Por isso, experimentou o poder divino, viu milagres e a realização das promessas divinas se cumprindo em sua vida.

A Bíblia diz que nós somos herdeiros de Abraão conforme a promessa (Gl 3.29) e que, por isso, somos acompanhados pela promessa de sermos abençoados tanto quanto a missão de abençoar o mundo. Por intermédio de Abraão, Deus tem abençoado várias gerações. Será que o mesmo tem acontecido com você?
 
Clique e acesse
AUXÍLIO DIDÁTICO
Prezado professor, antes de iniciar a última lição, faça uma recapitulação dos temas abordados ao longo de todo o trimestre. Lembra-se de que o professor não pode ter o pensamento particularizado de uma lição somente, mas pensá-la a partir do desenvolvimento todo do tema trimestral. Ora, além de você, seus alunos precisam enxergar e compreender a visão geral de tudo o que foi transmitido de conhecimento ao longo das 13 aulas.

Em seguida, para a exposição do primeiro tópico da presente lição, leve em consideração o seguinte comentário:

"[Gaiatas 3.] V.29 - E se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa. Fundamentalmente a argumentação de Paulo é: se são de Cristo, são também descendentes de Abraão, para quem as promessas foram feitas. Ao dizer que os cristãos são herdeiros da promessa, o apóstolo não quer dizer que eles recebem a promessa da terra feita a Abraão, mas sim, que participam das bênçãos espirituais da justificação por meio da fé, que incluem todos os aspectos da vida cristã, tanto na vida presente como na futura. São herdeiros no sentido absoluto.

A incorporação a Cristo pela fé é ao mesmo tempo uma incorporação ao único 'descendente de Abraão', portanto, equivale a ser recebido na filiação de Abraão, e que, portanto não é necessário que os cristãos de origem gentílica se submetam à circuncisão (Soares, Germano. Gaiatas: Comentário, Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.97).

De casa para o mundo
Deus lhe convida a obedecê-Lo, para que através da sua vida Ele abençoe a sua família e as de toda Terra. Qual tem sido a sua resposta para esse convite? Desde o chamado de Abraão até aos nossos dias, muito tempo se passou, mas a Palavra e as promessas de Deus não mudam (Mt 24.35).

O Altíssimo chamou a Abraão para sair da sua casa, do meio dos seus parentes, e a consequência disso foi a promessa que alcançou a todo o mundo. E uma tragédia a família se fechar em si mesma e esquecer de que há muitas pessoas do lado de fora que precisam ouvir a Palavra de Deus.

Que digamos um sim bem alto ao chamado de Deus para a nossa família, e assim como Abraão, levemos a nossa família para abençoar o mundo todo.

AUXILIO PEDAGÓGICO
Não é nada fácil educar filhos. O desafio é imenso e complexo. Um dos maiores erros que pode acontecer aos pais em relação aos seus filhos é o de dizer uma coisa e se comportar de maneira diferente daquilo que disse ou ensinou.

O adolescente reconhece perfeitamente a incoerência no comportamento dos pais, quando ele fica nítido. Se não houver compromisso de vida, não só o de teoria, na educação dos adolescentes, há verá um total fracasso. E como dizem os especialistas em Educação, Elyse Fitzpatrick e Jim Newheiser: Ninguém pode comunicar o que não tem. Os seus filhos sabem quando você está sendo hipócrita, quando está disfarçando ou quando está apenas deixando a vida correr. Só quando a Palavra de Deus está em nosso coração é que podemos transmiti-la aos nossos filhos com sentimento e sinceridade. Você não consegue enganar as pessoas com quem vive! Se quer que os seus filhos amem a Deus e a sua Palavra, então demonstre esse desejo envolvendo-se com Deus e a sua Palavra. Seus filhos ouvem você orando? Eles o ouvem confessando os pecados ou adorando a Deus em busca de ajuda? Eles sabem de épocas em que lutou com o seu próprio pecado, e viram você ir à Palavra de Deus em busca de orientação e força? Se você tiver uma relação crescente com Deus, isso se mostrará em tudo que faz (FITZPATRÍCK, Elyse; NEWHEISER, Jim. Quando Filhos Bons Fazem Escolhas Ruins. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.140).

Glória a Deus pela família
Já parou para pensarem todas as bênçãos que Deus lhe concedeu? Certamente são muitas. Então, pense em todas as bênçãos recebidas no último ano. São tantas, que chegam a ser incontáveis, não é mesmo? Por isso, deve lhe faltar palavras para expressar tamanha gratidão. O que fazer então?

Seja grato a Deus pela sua família cuidando dela. Assim como Ele confiou a seus pais a responsabilidade de cuidar de você, é seu o encargo de amá-los e de obedecê-los. Atualmente, há uma geração de adultos que não respeita aos seus pais e que os abandona na velhice, esquecendo completamente de quantos cuidados eles lhe dedicaram ao longo da vida. Portanto, obedeça ao mandamento do Senhor: "Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando" (Êx 20.12). Este é o mandamento com promessa (Ef 6.2).

Que a cada dia você agradeça e dê glória a Deus pela bênção de ter constituído e lhe dado a sua família!

AUXÍLIO NDIDÁTICO
Caro professor, como você relembrou com os alunos as etapas das lições anteriores no primeiro tópico, neste último, peça para que compartilhem os pontos que eles puderam aplicar em suas vidas. Ainda, aproveite para ensinar a importância da gratidão a Deus, pois frequentemente os adolescentes não associam as dádivas de Deus, como a família, à graça divina.

Vivemos num contexto social onde nos é imposto a ideia de que se conquistamos algumas coisas ou fomos beneficiados por algum bem ou sucesso proveniente do trabalho ou dos estudos, é que isto se deu única e exclusivamente pêlos nossos próprios esforços. Não permita aos adolescentes reproduzirem essa ideia pragmática e ateia.

Finalize a aula orando pela família de cada aluno, glorificando a Deus por cada família e rogando ao Altíssimo para que Ele dê força aos alunos a fim de cumpram o papel de servos dentro das suas próprias famílias.

Conclusão
Não importa como é a sua família. Se grande ou pequena; se barulhenta ou silenciosa; a sua família é um presente de Deus para você! Ainda que por vezes você e a sua família passem por momentos de dificuldades, conflitos ou desavenças; nunca se esqueça: a família nasceu no coração de Deus, para que por intermédio dela, você usufrua das bênçãos celestiais e abençoe todas as famílias da Terra.

Deus viu que não era bom que o homem permanecesse só, por isso criou Eva para Adão e criou a família para você. Glória a Deus pela família! Amém.

RECAPITULANDO
Fim Gênesis está descrito a vida de Abraão que fora chamado por Deus para sair da casa de seu pai e fazer urna viagem a uma terra que ele não conhecia. Ele não sabia para onde iria e tão pouco como seria essa viagem. Abraão sabia apenas que era plano de Deus, por intermédio dele, abençoar todos os povos do mundo (Gn 12.1-3).

Deus lhe convida a obedecê-lo, para que através da sua vida Ele abençoe a sua família e as de toda Terra. Qual tem sido a sua resposta para esse convite? Desde o chamado de Abraão até aos nossos dias, muito tempo se passou, mas a Palavra e as promessas de Deus não mudam (Mt 24.35).

Que digamos um "sim" para o chamado de Deus para a nossa família, e assim como Abraão, levemos a nossa família para abençoar o mundo todo.

REFLETINDO
1. Qual o chamado de Deus para a nossa família, que herdamos de Abraão?

R. A promessa de sermos abençoados e abençoarmos o mundo

2. Podemos apenas guardar a Palavra de Deus para nós?
R. Não. Devemos pregara Palavra de Deus para assim obedecer ao nosso chamado para abençoar o inundo.

3. Cite alguns motivos pelos quais você pode glorificar a Deus pela sua família.
R: Pessoal.

- Lições Bíblicas de Jovens – 2° Trimestre de 2018 – Acesse Aqui
- Lições Bíblicas de Adultos – 2° Trimestre de 2018 – Acesse Aqui
- Sala do Professor – Acesse Aqui

Fonte: Lições Bíblicas de Adolescentes – 2° trimestre de 2018, CPAD – Divulgação: Subsídios EBD

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad