Lição 11 - Secularização


- Lições Bíblicas Juvenis – 2° Trimestre de 2018
-Tema do Trimestre: Questões Difíceis do nosso Tempo
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD
- Comentarista: Adriano Lima
LEITURA DIÁRIA
SEG. Rm 12.2: Não tomar forma do mundo
TER. Jo 10.10a: O inimigo veio roubar, matar e destruir
QUT. Jo 15.13: Dar a vida pelos amigos
QUI. 2Tm 2.23: A rejeição das questões loucas e sem instrução
SEX. Mt 2.23: O falso fundamento leva a ruina
SÁB. Mt 7.25: O verdadeiro fundamento não será abalado
                                                                      
OBJETIVOS
- Definir o termo secularização;
- Compreender os perigos da secularização para a Igreja;
- Destacar qual deve ser o posicionamento do crente frente à secularização.
REFLEXÃO
"Disse-lhe Jesus: eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14. 6ª).

- Lições Bíblicas de Jovens – 2° Trimestre de 2018 – Acesse Aqui
- Lições Bíblicas de Adultos – 2° Trimestre de 2018 – Acesse Aqui
- Sala do Professor – Acesse Aqui


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 12.2; Gálatas 1.10
SINTETIZANDO
Estamos vivendo tempos de secularização. Tempos em que o que é espiritual e o que é religioso não fazem mais sentido para o ser humano. Se em tempos passados a sociedade aceitava com mais facilidade as orientações das Escrituras, nos dias atuais a situação é bem diferente. Mas como cristãos, continuamos moldando a nossa vida pelos parâmetros bíblicos e não pelos seculares.
 
INTRODUÇÃO
Você sabia que houve uma época em que para exercer um cargo público era preciso ser cristão? Naquela época, a ciência, a filosofia, a política, a economia e todas as demais ciências eram conduzidas pela religião cristã. Mas a partir do século XVI, as coisas começaram a tomar rumos diferentes. Cada ciência e área de conhecimento, que antes eram conduzidas  pelos parâmetros da religião cristã começaram a buscar sua própria autonomia e se desligar da religião. Assim iniciou-se o processo da secularização.

A AULAVAI COMEÇAR!
Estimado professor, escreva no quadro as seguintes características da secularização:
A secularização não vê sentido na religião; não dá crédito aos valores morais religiosos; não busca nem valoriza o espiritual, mas apenas o material; a secularização busca construir uma sociedade cujos valores são materialistas e ateístas.

Procure enfatizar os desafios que a secularização propõe à fé cristã. Busque a Deus em oração e se prepare bem. Que o Espírito Santo o ajude a alcançar o coração dos seus alunos.


1. ENTENDENDO O TERMO
Secularismo refere-se à separação entre instituições governamentais e instituições religiosas. Ou ainda segundo o dicionário, é "o sistema que não assume a influência da religião no destino dos homens". Na Idade Média, aqui no Ocidente, a religião estava no centro de toda discussão. A ciência, a política, a filosofia e todos os demais ramos de conhecimentos tomavam suas decisões tendo como base a religião. Se porventura um cientista fizesse uma descoberta que não estivesse de acordo com a interpretação da Igreja Católica, ele não poderia anunciar os resultados da sua pesquisa. Mas se o cientista insistisse naqueles resultados, o que poderia acontecer? Lembra-se de Galileu, que teve suas obras censuradas e foi condenado pela inquisição? Pois então, o tempo passou e cada campo de conhecimento foi se tornando autónomo e distanciando-se da religião. Foi assim que se iniciou o processo de secularização.

De fato, a Igreja Católica cometera muitos equívocos sob o pretexto de defender a "fé". Contudo, o secularismo, ao longo dos anos, foi tomando rumos prejudiciais à sociedade, à medida que a distanciava não apenas do domínio político da Igreja, mas também dos padrões éticos e morais bíblicos. E este foi o grande problema. Pois, os valores que passaram a reger a sociedade não eram mais os valores cristãos e sim os valores materialistas, que não levam em conta a existência de Deus e muito menos os preceitos da Bíblia. Esse processo tornou-se um grande desafio para os cristãos genuínos. Agora precisavam continuar a anunciar o Evangelho e a viverem de acordo com os princípios bíblicos, mesmo com a rejeição desses pela sociedade.

2. A IGREJA E A SECULARIZAÇÃO
Hoje, o significado de "secularização" ganhou o sentido de ser o modo de viver e comportar-se de acordo com o presente século, ignorando a Deus e seus princípios e colocando o homem acima de todas as coisas.

Infelizmente, em nossos dias, muitas igrejas abraçaram a proposta da secularização, anunciando uma mensagem agradável aos ouvidos seculares, em detrimento dos verdadeiros fundamentos da fé cristã. A igreja que segue essa tendência vive e age não de acordo com os padrões bíblicos, mas com os valores estabelecidos pelo mundo. O desafio para a Igreja e o genuíno cristão é: viver a verdade de Deus, andando na contramão do mundo secular ou se aliar e permitir a sua completa secularização.

A principal característica da secularização é a substituição dos valores sagrados pelos profanos. O que antes era considerado sagrado, agora é visto puramente do ponto de vista secular e erróneo. Por isso, percebemos que em muitas igrejas nos nossos dias, as coisas sagradas não têm mais valor, enquanto o profano é enaltecido. Você conhece igrejas que vendem objetos "sagrados"? Pessoas que se acham no direito de negociar a salvação, a cura e os milagres? Esta é a real característica de uma Igreja que está mergulhada na secularização.
 
Clique e acesse
SECULARISMO
[Do lat, Seculu+ ismol. Doutrina que ignora os princípios espirituais na condução dos negócios humanos. O secularismo, ou materialismo, tem o homem, e somente o homem, como a medida de todas as coisas, Pode ser considerado sinónimo de humanismo (Dicionário Teológico. Claudionor Andrade, CPAD, p, 261).

A secularização quer afastar-nos de Deus e da sua vontade. Quer nos convencer de que não precisamos de Deus, nem da sua Igreja. Que precisamos unicamente da razão e da ciência. Se a secularização busca expulsar da sociedade Deus e a sua Palavra, nós, que somos cristãos, precisamos cada dia mais firmar os nossos pés na Palavra e disseminá-la. Em todas as esferas da nossa vida. em nossa família, na escola, no lazer, no trabalho e nas demais áreas, andando segundo o padrão bíblico e não segundo os valores desse mundo,

3. OS VALORES DO REINO E A SECULARIZAÇÃO
É verdade que a secularização busca estabelecer padrões de vida que valorizam unicamente o material em detrimento do espiritual, Nós, porém, devemos viver os valores do Reino de Deus neste mundo. E de acordo com Jesus, os valores do Reino dizem respeito ao homem integral - corpo, alma e espírito. A Bíblia é para o homem todo, em todas as esferas da vida. Por isso, mantemos como fundamento da nossa vida o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

A história nos ensina que o ser humano que depositar a sua esperança na ciência, na razão e nos valores seculares ficará profundamente decepcionado. A vida não é apenas matéria. As pessoas que assim a encaram se deparam com o vazio existencial e a angústia da falta de sentido, posto que o sentido da vida só é encontrado em Jesus. Sem Jesus, a vida resume-se à "concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida" (Jo 2.16). Tudo vaidade e correr atrás do vento (Ec 2.17).
Se os valores seculares "matam, roubam e destroem"; os valores do Reino, estabelecidos por Jesus, produzem "vida e vida com abundância" (Jo 10.10), Jesus é o sentido maior da nossa vida!

A secularização quer tornar aquilo que é sagrado em algo comum. Aos pouquinhos a fé das pessoas vai sendo minada. Tenha cuidado! Como servos de Deus, não podemos aceitar a maneira de pensar deste mundo (Rm 12.2). Temos que viver de forma santa, buscando agradar a Deus em tudo. Diga não à secularização! Viva de maneira santa. Lembre-se de que: "a amizade do mundo é inimizade contra Deus" (Tg 4.4).

SUBSÍDIO 1
O secularismo atual é uma consequência do humanismo pós-moderno, O termo secularismo procede do latim 'saeculum e significa 'pertencente a uma época'. Em sentido religioso, o vocabulário é empregado para designar o comportamento e o pensamento do mundo de nosso tempo, que são inversos ao sagrado ou espiritual. Portanto, 'secular representa o modo de viver deste mundo, aquilo que se opõe ou que não comunga com os interesses do Reino de Deus.

Na igreja, o secularismo transparece quando o sagrado começa a ceder o profano. Nas igrejas secularizadas, o Calvário não é mais pregado, o sangue de Cristo é descartado, o sofrimento e a cruz de Cristo são rejeitados porque ofendem o gosto estético dos secularizados, A cruz é substituída pelo trono e a confissão de pecados, pela proclamação das bênçãos terrenas (Lições Bíblicas. CPAD).

SUBSÍDIO 2
Pense com a Mente de Cristo
Ter a mente do Senhor é um aspecto central da fé cristã. O apóstolo Paulo expressou isso da seguinte forma: Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo (1Co 2.16). No original grego, a palavra mente (nous) significa o lugar da consciência reflexiva, compreendendo as faculdades de percepção e entendimento, e do sentimento, julgamento e determinação.

Ter a mente de Cristo, portanto, implica em pensar corno Ele e aplicar as verdades bíblicas em tudo o que fazemos. Ter a mente de Cristo envolve refletir, compreender, sentir, julgar e decidir de acordo com a vontade de Deus.

Em síntese, pensar com a mente de Cristo envolve três aspectos básicos: visão, reflexão e decisão nos moldes de Jesus. Todos esses componentes, juntos, formam uma cosmovisão adequada e biblicamente relevante (NASCIMENTO, Valmir. Pense com a Mente de Cristo. Rio de Janeiro, dez, 2014.

PARA CONCLUIR
Hoje muitas pessoas têm optado peta descrença, pelo hedonismo, pois acreditam que esta é a melhor opção. Como consequência temos visto uma sociedade cada vez mais caótica. Em contrapartida, todas as vezes que nos deparamos com os valores do Reino que Jesus anunciou, temos consciência de que são bem mais significativos para a nossa vida e a resposta para todo o caos. Por isso, afirmamos a nossa opção por Jesus de Nazaré. Sua proposta de vida e seus ensinamentos nos fazem pessoas melhores e, além disso, com Ele temos uma vida plena de sentido, de verdadeira paz e alegria.

CARO PROFESSOR,
“[...] assim como os adultos, os adolescentes geralmente não respondem bem aos assuntos e situações em que não tenham interesse ou motivação. Considerando que a participação ED é voluntária, ainda que os pais façam os adolescentes frequentarem às aulas, é vital estimular a curiosidade dos alunos e cativar seu interesse logo nos primeiros minutos" (LinJohnson).

HORA DA REVISÃO
1. O que é secularismo?
R: Aquilo que se refere a uma determinada época.

2. O que caracteriza uma Igreja secularizada?
R: Uma igreja que deixa de observar os princípios bíblicos e passa a observar os valores estabelecidos pelo mundo.

3. Por que afirmamos nossa opção por Jesus em detrimento de uma sociedade secularizada?
R: Porque temos consciência de que os valores do Reino que Jesus anunciou são mais significativos para nossa vida.

4. A secularização quer afastar-nos de quem?
R: De Deus e da sua Palavra.

5. Qual é a marca da sociedade secularizada?
R: O ateísmo e o afastamento de Deus e dos seus princípios morais.

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !