Lição 1 - A Queda - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 1 - A Queda

- Lições Bíblicas Juvenis – 3° Trimestre de 2018 | Data da Aula: 1° Julho de 2018
- Assunto do Trimestre: QUEDA E REDENÇÃO
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD
LEITURA DIÁRIA
Seg. Mt 26.41: Para não cair em tentação
Ter. 1Co10.12: Todo cuidado é pouco
Qua. Sl 20.8: O pecado faz o homem cair
Qui. 1Tm 3.6: A soberba precede a queda
Sex. Ap 2.5: É possível cair, e não se lembrar?
Sáb.  Rm 11.12: Uma queda que trouxe riqueza

REFLEXÃO
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela (Gn 3.6).

OBJETIVOS
- Conhecer a tragédia da Queda para a humanidade.
- Mostrar o plano de livramento de Deus para a humanidade.
- Reconhecer o perigo em desobedecermos a Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Romanos 5.12 - 21

SINTETIZANDO
Deus colocou Adão e Eva no paraíso para viverem uma linda história de amor. Para tanto, o Senhor deu a eles o livre-arbítrio, que é o requisito essencial para a existência de qualquer tipo de amor, bondade, obediência e felicidade autênticos. Eles escolheram o pecado. Deus, então, usando o mesmo princípio de justiça da Queda, prometeu que derrotaria o mal por intermédio de um  Homem, Jesus, a Semente da mulher. Agora, todos os que querem ter comunhão com Deus, entregam suas vidas a Cristo e são salvos pela Graça.
INTRODUÇÃO
A história da Queda é a história de todos nós. É a narração do nosso fracasso, enquanto raça humana. De como nossos mais antigos ancestrais, representando toda a humanidade, Levantaram-se, um dia, contra Deus. Por ingratidão e ambição, eles caíram no engano da Serpente. Talvez, por isso, algumas igrejas prefiram não abordar tal assunto em seus púlpitos, porque isso humilha o homem. Mas este é um assunto de extrema importância, por isso, vamos estuda-lo neste trimestre.

A AULA VAI COMEÇAR!

Prezado professor, inicie a aula apresentando o quadro abaixo Enfoque a diferença entre o mundo antes do pecado e depois dela. Os alunos entenderão a gravide da Queda, circunstância essencial para despertar o interesse pela aula.
UM MUNDO SEM PECADO
1) Existência de amor verdadeiro e poesia (Gn 2.23).

2) Uma vida sem medo (Gn 2.19).

3) A comunhão com Deus era constante (Gn 3.8a).

4) Uma vida com responsabilidades, mas sem sofrimento (Gn 2.15),

5) Olhos abertos para Deus e fechados ao pecado (Gn 2.25).

UM MUNDO DECAÍDO
1) Existência de acusação irresponsável (Gn 3.12).

2) Uma vida com medo (Gn 3.10).

3) Fuga da presença de Deus (Gn 3.8b).

4) Uma vida com sofrimento (Gn 3.16,17).

5) Olhos abertos para o pecado e fechados para Deus (Gn 3. 7,8).

1. A QUEDA
1.1. História
Deus criou o homem e a mulher e colocou-os no jardim do Éden, pois Ele havia estabelecido um maravilhoso projeto para a raça humana em que não havia angústia, sofrimento ou morte. Entretanto, nossos mais antigos ancestrais precisavam provar que amavam a Deus suficientemente. E, por isso Senhor plantou uma árvore "proibida" no paraíso, mas advertiu que eles não poderiam comer daquele fruto. Entretanto, Adão e Eva comeram do fruto proibido e morreram espiritualmente. Numa fração de tempo, eles não eram mais os mesmos. Caíram desgraçadamente. Perderam a comunhão com Deus. Por tal razão, a Queda do homem pode ser considerada o fato mais dramático da história da humanidade.

1.2. Definição
A Queda marcou a ocasião do rompimento entre o homem e seu Criador. O pecado desembarcou de vez no mundo. E, por ele, toda a humanidade ficou comprometida.

AÇÃO TÓPICO l
Caro professor, é importante que ao longo da aula você interaja com os alunos. Por isso, para este primeiro tópico, sugerimos que indague à classe o seguinte: "Deus agiu certo em conceder o Livre-arbítrio ao gênero humano?"

Ouça as respostas dos alunos, em seguida, dê uma uniformidade a sua reposta, mostrando, segundo o livro do Gênesis, que Deus não criou "fantoches" ou "robôs", mas seres humanos autônomos e conscientes.
2. A CRIATURA CONTRA O CRIADOR
Na história do Éden, três sentimentos são encontrados em Adão e Eva, que os impeliram a cometer o pecado original. Ou seja, ainda sem pecado, eles se convenceram, pela astúcia da Serpente, de três coisas muito sérias que, ainda hoje, são as causas das desobediências diárias, constantes, dos seres humanos. São eles (referência a aspectos):

2.1. Duvidaram de Deus
Deus tinha dito que, no dia em que eles comessem do fruto proibido, morreriam. Mas Satanás, a antiga Serpente, afirmou que Deus tinha mentido. E nossos primeiros pais preferiram dar crédito à Serpente. Em seus corações, taxaram Deus como mentiroso. Essa estratégia do mal, de questionar a veracidade de Deus, é bastante usual A percebemos em diferentes ocasiões relatadas na Bíblia, na vida dos servos do Senhor. E até os nossos dias isto não mudou. Esteja vigilante.

2.2. Negaram a bondade de Deus.
Na hora da tentação, a Serpente convenceu Eva de que a desobediência, além de não acarretar a morte, traria uma bênção. A Serpente estava sugerindo que, com a desobediência, eles entrariam no verdadeiro paraíso.

Ora, Adão e Eva tinham tudo à disposição no Éden, mas foram convencidos de que possuíam "de menos"... Insatisfeitos, eles pensavam que precisavam de mais coisas! Para estes, naquele momento, desobedecer a Deus era a única chance de serem completos, realizados, ou mesmo felizes. O fruto proibido tornou-se, assim, desejável e todos os outros que eram permitidos, desprezíveis.

2.3. Negaram a superioridade divina.
Por fim, o Inimigo convenceu Adão e Eva de que poderiam ser iguais a Deus! O antigo sentimento que fez o Diabo pecar e ser precipitado do céu, também estava no primeiro casal, e foi decisivo no momento da Queda (Gn 3.5; Is 14.12-14), Adão e Eva haviam sido criados à imagem e semelhança de Deus, portanto eles possuíam a essência do Criador, não precisavam de mais nada. E em busca dessa igualdade com o Criador. Adão e Eva embarcaram em uma rebelião contra a autoridade exclusiva de Deus.

AÇÃO TÓPICO 2
Outra questão que você pode colocar, nesse tópico 2 é se a rebelião de Adão e Eva contra Deus foi razoável. Peça aos alunos para justificarem as suas repostas. A ideia é trabalhar o princípio de que o ser humano por natureza busca sempre deixar de Lado a sua responsabilidade diante dos acontecimentos cruciais em suas vidas. Talvez, na perspectiva humana Adão e Eva encontrariam justificativas para terem feito o mal, Entretanto, as Escrituras dizem; "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados " (Lm 3.39).

3. CONDENADOS PELO PECADO COMETIDO POR OUTRA PESSOA?
Na Epístola aos Romanos 5.12-21, Paulo informa que, por causa do pecado de Adão e Eva, todos os homens pecaram e foram destituídos da Glória de Deus (Rm 3,23). Mas por que condenar todas as pessoas por causa de uma única desobediência? Adão e Eva eram os representantes da raça humana. Eles deram legalidade ao pecado, o que trouxe a corrupção de toda a humanidade, Foi como colocar, numa receita de bolo, um ingrediente apodrecido, Todo o bolo ficou afetado. Assim, o pecado de Adão e Eva abriu a porta para o mal dentro do género humano.

AÇÃO TÓPICO 3
"Por que o pecado de Adão gerou a morte para o mundo?" Eis uma questão por demais importante. Neste tópico é preciso deixar claro para a classe que o pecado dos nossos primeiros pais gerou morte para o mundo porque estes eram os representantes da raça humana, assim, quando os nossos pais pecaram, fez todo o género humano se corromper, necessitando da urgência de um Salvador.

4. UM PESO E UMA MEDIDA.
A boa notícia é que Deus usou a mesma regra para salvar a humanidade. Como o Senhor Deus é sábio! Está escrito: "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida" (Rm 5.18), Que Deus maravilhoso! Ele utilizou uma regra desfavorável para nos abençoar e salvar! O Senhor sacrificou um animal, cobrindo o pecado de Adão e Eva, o que apontava para o sacrifício de Jesus na cruz. Se com Adão o pecado teve acesso à humanidade, com Jesus, a salvação foi outorgada. Um peso e uma medida.

AÇÃO TÓPICO 4
É interessante o prezado professor, neste último tópico, fazer a seguinte indagação: "Deus foi justo ao dar, de graça, a salvação, por intermédio do sacrifício pessoal de Jesus?" Ouça as possíveis respostas dos alunos. Em seguida, afirme com toda a clareza para com a classe que Deus é Justo, Santo e Senhor. Ele amou o ser humano de tal maneira que por intermédio de um só ato de justiça Ele trouxe a graça sobre todos os homens para justificação de vida (Rm 5,18). Que ato de justiça foi esse? O sacrifício suficiente de Cristo na Cruz do Calvário.

SUBSIDIO l
As Escrituras ensinam que Deus criou o Universo e nos fez à sua imagem, para sermos santos e vivermos de acordo com os seus mandamentos. Mesmo assim, Deus nos amou de tal maneira que nos deu a dignidade única de sermos agentes morais livres - criaturas com habilidade de fazer escolhas, optar entre o bem e o mal. Com o propósito de criar as condições nas quais pudessem exercitar essa liberdade, Deus estabeleceu um Limite moral aos nossos antigos ancestrais: Ele os proibiu de comer do fruto da árvore da sabedoria do bem e do mal. Os humanos originais, Adão e Eva, exerceram sua liberdade de escolha e optaram por fazer o que Deus mandara que não fizessem. Assim, rejeitaram o modo de vida proposto por Deus. bem como a sua vontade, abrindo o mundo para a morte e o mal, O termo teológico para esta catástrofe é Queda.

Em resumo, a Bíblia coloca a responsabilidade do pecado, que abriu as portas para o mal, diretamente sobre a raça humana - começando com Adão e Eva, mas continuando em nossas próprias escolhas morais. Em virtude da decisão de desobedecer a Deus, a natureza humana tornou-se moralmente distorcida e em declínio, de modo que desse ponto era diante a humanidade sempre se inclina a fazer o mal. Esta é a base da doutrina que os teólogos chamam de pecado original, e que assombra a humanidade até os dias de hoje." (COLSON, Charles e PEARCEY, Nancy E agora como viveremos? Rio de Janeiro: CPAD, 2000, pp.185,86).

SUBSIDIO 2
Nesta seção. Paulo muda o foco do crente individual para a humanidade em geral a fim de recontar a história do pecado e da salvação. Esta história é dividida em duas eras: a era de Adão e a era de Cristo. Comparando estes dois homens e os efeitos que causaram na humanidade, Paulo resume o conteúdo da carta neste ponto relativo à situação difícil e desesperadora de toda a humanidade e à provisão graciosa da salvação de Deus. Esta seção também trabalha em continuidade com Romanos 5.1-11, já que revisa, agora numa escala cósmica, a verdade da justificação e da graça. A ideia central desta porção da carta é o triunfo da graça sobre o pecado e a morte.

Paulo faz, no versículo 12, uma comparação entre a obra de Adão e a de Cristo, a qual permanece incompleta até os versículos 18 e 19, Depois de expor o primeiro elemento, o pecado de Adão, ele imediatamente divaga para discutir a relação do pecado e da morte e seu efeito desastroso no género humano. Depois, ao término do versículo 14, quando ele se prepara para retomar a comparação entre Adão e Cristo, ele faz urna pausa para fazer a qualificação nos versículos 15 a 17 de que a obra de Cristo substitui a de Adão. Mais tarde, ao retomar a comparação começada no versículo 12. ele a completa com duas orações paralelas (vv, 18,19) e resume a totalidade nos versículos 20 a 21.

(ARRINGTON, French L: STONS-TAD, Roger (Eds) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento 2.ed.. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. p843).

PARA CONCLUIR
Adão e Eva sofreram uma perda irreparável porque disseram não ao "não" de Deus. E nos, como temos agido cotidianamente quando o Senhor nos proíbe algo? Não há nada que o Pai nos ordene que não vise o nosso próprio bem. Essa confiança no amor e bondade do nosso Criador para conosco deve ser o suficiente para que possamos corresponder a esse amor e cuidado com nossa obediência. E assim, tudo nos irá bem.

CARO PROFESSOR, você foi escolhido por Deus para o ministério do ensino. Por isso, você é um privilegiado. O Senhor confiou a você a tarefa de contribuir, significativamente, com a formação espiritual de uma pequena parte de seus filhos. No entanto, apesar do imenso desafio inerente a essa tarefa, somado às muitas atividades do dia a dia, até aqui o Senhor tem fortalecido você. Portanto, invista em seu ministério. O Mestre dos mestres e o maior interessado no êxito dessa obra e Ele cooperara com você. Esforça-te!

HORA DA REVISÃO
Assinale "V" se a frase, no seu entender, for verdadeira e "F" se for falsa:
1. (F) Adão e Eva comeram do fruto proibido por inocência.
2. (F) Adão e Eva estavam insatisfeitos com o que tinham recebido de Deus, por isso comeram do fruto proibido.
3. (V) A Queda teve um alcance para todos, porque o primeiro casal, além de progenitor, era também representante de toda a humanidade.
4. (F) A Queda teve um alcance para toda a humanidade, porque o primeiro casal não fez, logo em seguida, uma oração de arrependimento.
5. (F) Como o pecado entrou no mundo por um homem, Adão, Deus usou a mesma regra de justiça, através de Jesus para conceder a salvação.

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad