Lição 10 - Ética Cristã e Vida Financeira (Subsídio) - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 10 - Ética Cristã e Vida Financeira (Subsídio)

Este artigo é UMA PARTE do subsídio para a lição bíblica da classe de Adultos. Para a continuação este subsídio Clique Aqui
Introdução
Há princípios bíblicos que norteiam a administração de recursos financeiros e conduzirão o crente a uma postura correia quanto às suas finanças. A Palavra de Deus também é luz para nossa vida financeira, ensinando-nos um caminhar digno perante todos os homens (1Ts 4.11,12).
Não podemos "viver como ricos ganhando como pobres". Salomão exclamou: "Há quem se faça rico não tendo nada e há quem se faça pobre tendo grande riqueza", Pv 13.7. A nossa vida financeira não deve servir de escândalo à sociedade (1Co 10.32,33).

I – ORÇAMENTO FAMILIAR
1. O conceito de orçamento familiar.
O orçamento familiar, também chamado de orçamento doméstico ou pessoal [para quem mora sozinho (a)], é uma ferramenta importante para você ter gerência sobre a sua vida financeira. Ele lhe ajudará a manter os gastos sob controle, identificar a necessidade de mudança de hábitos e, principalmente, ter uma vida mais tranquila do ponto de vista financeiro.

a) A importância de se ter um orçamento.
O objetivo do orçamento não é apenas o de restringir os seus gastos ou cortar todos os prazeres de sua vida. Muito pelo contrário, é acima de tudo o de ajudar você a manter suas finanças sob controle. O orçamento possibilita ainda a documentar seus investimentos e a estabelecer metas.
Para ter um orçamento funcional é necessário equilíbrio entre necessidades, preferências e desejos. Paulo, ao comparar o obreiro cristão com o atleta, afirma que sem autodisciplina não existe prémio (1Co 9.25-27). E a seu discípulo Timóteo, acrescenta: "Igualmente o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas", 1 Tm 2.5. 
Para entendermos melhor esse ponto, é imprescindível deixarmos claro o que são necessidades, preferências e apenas desejos.

Necessidades são aquelas despesas indispensáveis para o funcionamento normal.

Exemplos: alimentação, moradia, saúde etc.
Preferência são as decisões que podem fazer sobre a qualidade dos bens que sentimos necessários.
Exemplo: um carro novo em vez de um carro usado etc.

Desejos são aquelas coisas que podem esperar até que as necessidades sejam supridas.
Exemplos: uma segunda casa, outro carro melhor etc.
Se não somos cientes das barreiras e não temos um equilíbrio preciso entre as necessidades, preferências e desejos seremos levados ao ponto onde a renda quase nem cuida das despesas.

2. Equilibrando Gastos.
Para equilibrar gastos são necessários:
(1) colocar todas as despesas no papel mensalmente,
(2) fazer uma estimativa dos gastos no início de cada mês,
(3) comparar os gastos realizados com os estimados e procurar eliminar o valor excedente,
(4) definir o que é supérfluo e o que é essencial nos gastos,
(5) ir às compras com um limite de gastos preestabelecido
(6) e evitar usar cheque especial e fugir dos financiamentos.
Não podemos esquecer que somos mordomos, administradores dos bens que Deus tem nos dado. O Pai nos concede talentos e recursos financeiros. Por isso, temos que ficar atentos para não desperdiçá-los, não consumir exageros e evitarmos dívidas e vergonha para o Evangelho.

3. Aprendendo a Disciplina Financeira
Disciplina é difícil, mas pode ser desenvolvida. Pode ser difícil encontrar um tempo ideal para economizar, mas quando você põe sua mente e seus objetivos nisso, você se torna capaz de economizar. É uma questão de prioridades.

Se você não começou a economizar, comece agora. A disciplina é boa para o corpo, mas é melhor ainda para alma. Débito prolongado e mal planejado tem a ver com disciplina pessoal da alma, revela nossa incapacidade de viver com o que temos, seja qual for o salário que recebemos.

Princípios a serem seguidos:
1) Planeje a sua vida a longo prazo. Previna, tenha precauções (Pv 1.32).

2) Quite seus débitos. Lembre-se do conselho de Eliseu (2Rs 4.7), corroborado por Paulo (Rm 13.8).

3) Corte as gorduras e não crie outros débitos. Diga não ao impulso de comprar.

4) Comece pagando as dívidas menores. Isso tem um efeito psicológico. Você começa a perceber que seus esforços estão valendo apena (Am 5.13).

5) Caso sua situação seja mais grave, se necessário, venda seu carro e compre um mais velho, ou então ande de ônibus um pouco. Sua vida vai ficar um pouco mais complicada, mas vai valer a pena o esforço.

6) Faça da família seu maior aliado. Aprenda a dividir responsabilidades e contar com os seus para cortar as despesas.

7) Paz financeira começa quando decidimos equilibrar o que ganhamos e o que gastamos (Lc 3.14). Ninguém tem paz financeira se não tiver equilíbrio nas finanças.

8) Esteja Informado. Leia mais sobre economia procure algum tipo de investimento aplicando sabia e proveitosamente o dinheiro, sem esbanjar, agindo com sabedoria proporcionando um futuro melhor para a sua família (SI 128.2).

9) Faça racionamento de energia em casa.

10) Use as sobras. Após saciar a multidão, Jesus ensinou que economia não e sinônimo de mesquinhez e estragar não é sinônimo de fartura (Jo 6.12).


II – O CRISTÃO E A UTILIZAÇÃO DE SEU DINHEIRO
Leia AQUI a Continuação deste Subsídio para a classe de Adultos

III - COMO FUGIR DO CONSUMISMO

A riqueza, a fama, o poder, os prazeres e o consumo desenfreado são ineficazes para satisfazer as necessidades da alma (Ec 6). Infelizmente, por essas coisas vãs, muitos têm empenhado tudo o que possuem, inclusive a própria vida (Mt 16.26). A Palavra de Deus nos adverte taxativamente sobre o gasto abusivo e desnecessário (Pv 121.20; Is 55.2). Vejamos como nos livrar o consumismo.

1. Evite o desperdício e o supérfluo.

Em João 6.12 Jesus ordenou que seus discípulos recolhessem os alimentos que sobrara para que nada se perdesse. Algumas vezes o orçamento acaba porque gastamos com insensatez, onde não se deve ou não se pode (Is 55.2; Lc 15.13,14).

2. Economize, poupe e fuja das dívidas!

Economize comprando no estabelecimento que é mais em conta. Racionalize os gastos com água, luz, telefone, etc. (Gn 41.35,36; Pv 21.20). Abra uma conta-poupança e guarde um pouco de dinheiro, por menor que seja a quantia. Fuja das dívidas!

3. Invista no Reino de Deus.

O dinheiro não é um mal em si mesmo (1 Tm 6.10), pelo contrário, pode e deve ser uma bênção para a obra do Senhor. Seja fiel nos dízimos e você verá a bênção de Deus sobre sua vida financeira (Ml 3.10,11).

POSSO EMPRESTAR O MEU DINHEIRO A JUROS?
Leia AQUI a Continuação deste Subsídio para a classe de Adultos



Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad