Assunto:
Reforma Protestante: história, ensinos e legado.
Lição:
Jovens e Adultos
Trimestre: 4°
de 2017
Comentarista:
Pr. Gilmar Vieira Chaves
Editora: Central Gospel
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Habacuque 3.1-6
(ARA)
1
- Oração do profeta Habacuque sob a
forma de canto.
2
- Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua
obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida;
na tua ira, lembra-te da misericórdia.
3
- Deus vem de Tema, e do monte Para vem o Santo. A sua glória cobre os céus, e
a terra se enche do seu louvor.
4
- O seu resplendor é como a luz, raios brilham da sua mão; e ali está velado o
seu poder.
5
- Adiante dele vai a peste, e a
pestilência segue os seus passos.
6
- Ele para e faz tremer a terra; olha e sacode as nações. Esmigalham-se os
montes primitivos; os outeiros eternos se abatem. Os caminhos de Deus são
eternos.
2
Timóteo 4.18
18
- E o Senhor me livrará de toda má obra e guardar-me-á para o seu Reino
celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.
1
Pedro 5.10,11
10
- E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória,
depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará,
fortificará e fortalecerá.
11
- A ele seja a glória e o poderio, para todo o sempre. Amém!
TEXTO
ÁUREO
Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se
alegre em ti?
Salmo 85.6
SUBSÍDIOS
PARA O ESTUDO DIÁRIO
2ª Feira - Romanos 11,33-36: Glória,
pois, a Ele eternamente
3ª Feira - Jó 42. 1 -6: Bem
sei eu que tudo podes
4ª Feira - Gênesis 17.1-7: Estabelecerei
o meu concerto entre mim e ti
5ª Feira - Salmo 29.1,2: Dai ao
Senhor glória e força
6ª Feira - Salmo 33.10,11: O
conselho do Senhor permanece para sempre
Sábado - Isaías 40.13,14: Quem
guiou o Espírito do Senhor?
OBJETIVOS
• compreender que o avivamento é
um processo duradouro e contínuo, cujo artífice e agente cardeal é o Espírito
Eterno;
• conhecer os grandes
movimentos avivalistas oriundos da Reforma Protestante;
• ser encorajado a dar ouvidos à voz do Espírito
Santo, arrepender-se e voltar à devoção espiritual e ao estudo das Escrituras
Sagradas.
ORIENTAÇÕES
PEDAGÓGICAS
Caro professor,
A tarefa principal de quem ensina é motivar o aluno a aprender.
Por mais que o professor seja vocacionado, tenha experiência e domine as
técnicas didáticas, ele não pode ensinar sem a participação ativa do aluno.
O médico obstetra ou a parteira auxiliam a mãe na hora do parto,
porém a tarefa de dar à luz um filho é da parturiente. Assim, o professor não
pode aprender pelo aluno, não pode ensiná-lo sem sua cooperação e, muito menos,
ser alheio a ele. O educador apenas indica o caminho e mostra a importância do
conhecimento, ajudando e orientando o educando em sua aprendizagem.
Pensando assim, inicie a aula de hoje com a certeza de que seus
alunos estão predispostos a aprender.
Excelente aula!
Palavra
introdutória
O
avivamento
não é um movimento emocional de curta duração, tampouco é um subproduto dos
muitos eventos eclesiásticos. Ao contrário, ele é um processo duradouro e
contínuo, ele é filho legítimo do desejo de mudanças. Seu artífice e agente
cardeal é o Espírito Eterno. Suas características principais, dentre outras,
são: busca pela verdade, intrepidez, retorno da vibração e da alegria em servir
ao Senhor, e ao próximo, de maneira pura e genuína.
1.
REFORMA E AVIVAMENTO
Mais do que um processo revolucionário que alterou significativamente
a cultura, a economia, o modo de produção e a política medievais, a Reforma foi
um movimento espiritual que varreu a Europa, atravessou os séculos e chegou até
os tempos atuais — e o que a caracterizou foi um avivamento de grande magnitude.
É certo dizer que, desde então, o mundo jamais foi o mesmo. As
mudanças ocorridas naquela época continuarão influenciando a raça humana por
todos os séculos.
Vejamos
alguns resultados dessa portentosa obra do Espírito Santo.
1.1. Os cristãos
voltaram a priorizar a Bíblia como regra de fé e prática
O reencontro com a Palavra de Deus levou a comunidade cristã à
contestação de verdades doutrinárias, aparentemente inabaláveis. Os dogmas
haviam sido sacralizados pela Igreja Romana e postos no mesmo grau de
importância da Bíblia.
Só mesmo um gigantesco reavivamento poderia abrir o entendimento
e o coração das pessoas para a necessidade de retornarem à Verdade e à devoção
legítima ao Criador.
Os
cristãos daquele tempo deixaram de lado a passividade e a dependência do Clero
na maneira de entenderem as questões de fé e prática cotidiana. A fé e o modo
de viver o cristianismo foram radicalmente transformados. A capacidade de
escutar a voz do Espírito Santo, pelas Escrituras, foi aguçada, e eles
tornaram-se pessoas comprometidas com a busca da genuína comunhão com o Altíssimo
(Rm 15.4; 2Tm 3.14-17; 2Pe 1.20,21).
Assim é o
mover do Espírito Santo: ninguém pode detê-lo. Como disse o profeta Isaías:
Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das
minhas mãos; operando eu, quem impedirá (Is 43.13)?
1.2. O entendimento
sobre a salvação foi radicalmente modificado
A
salvação, que era ensinada a partir dos interesses e da ótica do Clero, passou
a ser proclamada, novamente, de forma universal, ampla e irrestrita no
Continente Europeu.
Os
pregadores reafirmaram que a salvação, como fruto do arrependimento e da fé
pessoal, é uma obra da graça divina (Ef 2.8,9). O tema do novo nascimento
tornou-se prioritário nas ministrações dos pregadores protestantes (Jo 3.1-6).
1.3. O desejo de
evangelizar cresceu de forma exponencial
Assim
como aconteceu na Igreja primitiva, os que aceitaram a fé reformada saíram para
compartilhar as boas-novas do evangelho da graça.
Cada
crente, com o coração cheio de amor pelos perdidos, assumiu a sua parcela de
responsabilidade na evangelização do mundo, como ensinado por Jesus (Mc
16.15,16).
2.
GRANDES MOVIMENTOS A VIVALISTAS ORIUNDOS DA REFORMA PROTESTANTE
Depois
da morte das primeiras gerações de reformadores, a intrepidez na pregação e a
santidade no viver deram lugar ao esfriamento espiritual. Essa condição levou
para o meio protestante distorções características na Igreja Romana. Surgiram,
naquele tempo, movimentos que condenavam cruelmente qualquer posicionamento
discordante (ainda que de forma mínima) da unha teológica vigente. O
fundamentalismo religioso ganhou espaço, o que culminou em rupturas entre
irmãos e até em guerras que se espalharam pela Europa.
Em
reação ao cenário exposto acima, surgiram alguns grupos espiritualidade.
Vejamos a seguir.
2.1. Jacob Boehme
(1575-1622)
Para
esse pregador-filósofo alemão do século 17, os líderes cristãos pós-reforma
haviam transformado a Igreja numa grande Torre de Babel, por conta das
intermináveis discussões desenvolvidas em seu nome. Após examinar todo conteúdo
produzido pelos debates teológicos da época, e depois de passar por uma
profunda experiência espiritual, baseada em visões e revelações, Boehme
escreveu um livro intitulado "Brilhante amanhecer". Segundo ele, o
livro fora ditado, letra por letra, por Deus.
Por
conta dessa obra, Boehme foi duramente perseguido; porém,
devido
à sua ocupação como sapateiro ambulante, suas ideias foram difundidas em várias
localidades e seu movimento cresceu muito. Assim, ele fez discípulos, que se
espalharam para outros países.
Seu
maior legado foi o afastamento da ortodoxia fria e a busca direta da presença
de Deus, sem intermediários e de maneira genuína e pura.
2.2. George Fox e os
Quakers (1624—1691)
Pregador inglês do
século 17 que fundou a Society of friends
(t.l: Sociedade dos amigos), conhecida mundialmente como os Quakers.
Sentindo-se incomodado com os rumos da Igreja de sua época e com o modo de vida
dos cristãos, Fox partiu em busca de respostas espirituais na visitação a
igrejas e a diversos grupos, participando dos seus cultos e estudando a fundo
as Escrituras Sagradas. Depois disso, passou a pregar que Deus não habitava em
templos feitos por mãos humanas, e contra os pastores mercenários de seu tempo.
Em
lugar dos dogmas e das doutrinas, Fox ensinou seus discípulos a seguirem, cada
um, a sua própria luz interior. Para ele, todo cristão tem dentro de si uma luz
que leva ao conhecimento de Deus. Essa luz conduz à fé, à compreensão das
Escrituras e ao conhecimento de Jesus como Ele é, bem como concede acesso à
presença de Deus.
O
sucesso dos Quakers foi tanto, que eles migraram para i os Estados Unidos —
após grande perseguição religiosa — e lá estabeleceram comunidades cristãs,
existentes até os dias atuais.
2.3. O pietismo
Na Alemanha de Lutero, por conta da prática de uma teologia
muito distante da realidade e missão da Igreja, surgiu esse movimento
avivalista que disseminou a fé protestante para diversos lugares do mundo,
produzindo marcas visíveis. As influências desse movimento repercutem até os
dias de hoje.
O
pietismo baseou-se nos escritos do grande avivalista Philip Jacob Spener
(1635—1705), que cresceu em meio a literaturas sobre a necessidade de uma fé
pessoal, uma fé salvífica, além da doutrina correta. Sendo escolhido para
pastorear a igreja em Frankfurt, seu ministério, a despeito da grande
perseguição sofrida, desenvolveu-se muito, e suas Ideias foram difundidas pela
Europa.
Spener
insistiu na pregação luterana da experiência pessoal com Deus, no sacerdócio
universal dos crentes e na participação ativa deles na vida espiritual da
Igreja.
2.4. Os morávios
A mensagem do avivamento pietista alcançou um povo que vivia na
região da Morávia. Naquela ocasião, converteu--se ao evangelho o conde Nicolaus
Ludwig von Zlnzcndorf, que foi batizado pelo próprio Philip Spener.
O conde Zinzendorf estudou nos melhores centros teológicos da
época, e sua pregação mesclou elementos da doutrina bíblica com sua formação
pietista, o que resultou em um dos maiores movimentos missionários da História da
Igreja.
O
avivamento dos morávios começou com uron dinâmica de oração de 24 horas diárias
e de pregação e ensino ininterrupto da Palavra de Deus. Naquelas reuniões, inúmeras
pessoas receberam o chamado missionário para várias partes do mundo, inclusive para
o Continente Americano, África, índia e outros países. O despertar missionário
moraviano sacudiu o mundo.
2.5. O metodismo
A
mensagem de avivamento dos morávios, no século 18, alcançou um pregador
anglicano chamado John Wosliey. Após entrar em contato com o movimento dos
morávio, Wesley sentiu seu coração abrasado pela chama da oração, do ensino e
da pregação do Evangelho. Seu ministério tornou-se uma referência de intrepidez
na entrega dos sermões e na evangelização dos povos.
O
criador do metodismo no mundo enfatizou, de maneira categórica, a necessidade
de conversão pessoal, de experiência individual com Deus e de manutenção da
santidade para a salvação, para a Teologia e para o ministério cristão.
Junto
de seus irmãos, Wesley evangelizou toda d Inglaterra, a cavalo. Sua pregação
foi direcionada para a conversão de almas ao Senhor Jesus e para a justiça
social, o que trouxe dignidade aos pobres, escravos, órfãos e viúvas.
2.6. O
pentecostalismo
O
maior despertamento espiritual ocorrido no mundo cristão, a partir do século 20
— fruto da Reforma Protestante —, foi o movimento pentecostal. Nas reuniões
lideradas por Charles F. Parham, em Topeka, Kansas, Estados Unidos (1901),
vários irmãos e irmãs receberam o batismo com o Espírito Santo e falaram em
outras línguas. Os cultos, naquele período, eram marcados por curas, milagres e
pela manifestação de profecias e dons espirituais.
Em
1906, o movimento ganhou grande projeção na Missão da Rua Azuza, em Los
Angeles, sob a liderança de Richard Seymour, pastor negro, sindicalista e sem
formação escolar formal. Naquele tempo, igrejas pentecostais foram implantadas
em todo território americano; como consequência, pessoas do mundo inteiro
receberam a experiência pentecostal e levaram essa mensagem as suas cidades e
países.
No
Brasil, a mensagem pentecostal chegou pela pregação de Gunnar Vingren e Daniel
Berg, missionários suecos, provenientes dos Estados Unidos. Eles foram
responsáveis por fundar as Assembleias de Deus — inicialmente batizada como
Missão de Fé Apostólica — em Belém do Pará (1911).
Nenhuma
denominação cresceu tanto nos primeiros anos de sua fundação como as
Assembleias de Deus no Brasil. Depois de uma década de trabalho, a denominação
tinha igrejas em sete estados da região Norte e Nordeste. Depois de 30 anos de
história (1911—1934), a denominação contava com ministérios e igrejas em todo
território nacional.
Na convenção das Assembleias de Deus realizada na cidade de São
Paulo, em 1947, o Brasil já era visto como a terceira nação em número de
pentecostais no mundo, com mais de cem mil membros.
CONCLUSÃO
A
Reforma Protestante legou-nos uma Igreja com profundidade nas Escrituras e com
poder espiritual para triunfar sobre as trevas: uma Igreja moralmente pura,
rica e imbuída da missão de levar homens e mulheres ao verdadeiro Evangelho e
ao conhecimento de Deus (Jo 17.3).
Que a mensagem do profeta Habacuque encontre guarida no seio das
igrejas ao redor do mundo e em nosso coração: Ouvi, Senhor, a tua palavra e
temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a
notifica; na ira lembra-te da misericórdia (He 3.2).
ATIVIDADE PARA
FIXAÇÃO
1.
Cite os grandes movimentos avivalistas, oriundos da Reforma Protestante,
destacados nesta lição:
R.:O movimento
encabeçado por Jacob Boehme; o dirigido por George Fox; o pietismo; o dos
morávios; o metodismo e o pentecostalismo.