Obs. Este
artigo é parte do subsídio para a lição bíblica da classe de Adultos.
O termo salvífico significa “que salva”. Pela sua morte, Jesus Cristo
pagou o preço de nossa salvação e nos reconciliou com Deus. Cristo é o cordeiro
de Deus que veio a terra para morrer em nosso lugar e tirar o pecado do mundo
(Jo 1.29). Sendo assim, podemos definir
a expressão “Obra salvífica de Jesus” com sendo o “sua morte e ressurreição para
redimir e reconciliar e o pecador com Deus”.
I- O CAMINHO
DE NOSSA RECONCILIAÇÃO COM DEUS
1. A cruz de Cristo.
Sendo nós ímpios e Deus pura santidade, como poderíamos pensar até
mesmo em nos aproximar dEle? No entanto, isto é possível, porque Ele não só
escolheu o caminho como o preparou: a cruz de Cristo.
“Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela
morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos
pela sua vida (Rm 5.10).”
O Novo Testamento contém numerosas referências a "pecados" ou
"pecadores" em conexão com a morte de Cristo. Eis algumas delas:
"O qual por nossos pecados foi
entregue" (Rm 4.25). "Cristo
morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm 5.8). "Cristo morreu por nossos pecados, segundo as
Escrituras" (1 Co 15.3). "Cristo
padeceu uma vez pelos pecados" (1 Pe 3.18).
LEIA TAMBÉM:
2. O sacrifício de Jesus
na cruz.
Jesus subiu ao Gólgota para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si
mesmo (Hb 9.26). Logo após Jesus ter tomado os nossos pecados sobre si, Ele foi
preso e condenado à morte. Como um Cordeiro mudo foi levado ao matadouro (Is
53.7), para que Ele, assim, abrisse a porta para a solução dos problemas do
homem em relação ao pecado e à culpa do homem diante da lei de Deus. A
condenação pairava sobre os homens — mas Jesus tomou sobre si a sentença deles.
Jesus padeceu pelos pecados, o justo pelos injustos (1 Pe 3.18).
Embora inimigos de Deus, fomos reconciliados pela morte de seu Filho
(Rm 5.10) e assim chegamos perto pelo sangue de Jesus (Ef 2.13). A parede de
separação ruiu (Ef 2.14). Jesus o nosso Mediador (1 Tm 2.5) nos revestiu da sua
justiça (Is 61.10; Ap 19.7,8; 2 Co 5.21) e assim temos paz com Deus (Rm 5.1) e
agora temos entrada a esta graça (Rm 5.2).
II- JESUS
PAGOU O PREÇO DA REDENÇÃO COM SUA PRÓPRIA VIDA
Em 1 Timóteo 2.6, Paulo se refere a Cristo como “o qual se deu a si
mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu
tempo.”
1. Definição.
Várias palavras gregas são traduzidas como redenção; uma delas é apolytrosis, que significa “redimir,”
“resgatar,” ou “libertar.” Apolytrosis
é utilizada dez vezes no Novo Testamento, uma vez para se referir à libertação
física (Hb 11.35) e outras nove para se referir principalmente à libertação
espiritual.
Outra palavra grega para se referir à redenção é lytron, que é utilizada duas vezes (Mt 20.28; Mc 10.45). Lytron significa “resgatar,” “redimir,”
ou “comprar novamente,” e na sua aplicação espiritual ilustra os pecadores
sendo redimidos (comprados) como se fossem escravos em um mercado de pecado.
Outra palavra, agoradzo, que
deriva da palavra grega para mercado (agora), leva consigo o sentido de
“comprar,” “adquirir,” ou “pagar um preço por” algo. Espiritualmente falando, agoradzo significa “redimir um escravo
que está cativo no mercado do pecado,” “pagar o preço pela nossa salvação” (1Co
6.20; 7.23; 2Pe 2.1; Ap 14.3-4; Ap 5.9).
2. O valor do regate.
A Bíblia diz: “nenhum deles de
modo algum pode remir a seu irmão ou dar a Deus o resgate dele, pois a redenção
da sua alma é caríssima e os seus recursos se esgotariam antes” (SI
49.7,8).
Jesus, porém, pagou o resgate por nós (Mt 20.28), o "preço da
redenção" (1 Tm 2.6). "Não foi
com ouro nem com prata que fomos resgatados, mas com o precioso sangue de
Cristo, como de um Cordeiro imaculado e incontaminado" (1 Pe 1.18,19;
Mt 26.28; Lc 24.47; Hb 9.22). Jesus comprou-nos por "um bom preço" (1 Co 6.20). Por causa da morte de Cristo,
diante de qualquer exigência da Lei da Justiça divina com respeito a todos os
que crerem em Jesus, Deus pode agora dizer: “... Livra-os... já achei
resgate" (Jó 33.24).
3. A quem foi pago o
preço do resgate?
Apesar de alguns estudiosos terem argumentado que o preço do resgate
foi pago a Satanás, já que os pecadores são seus escravos. Entretanto, a
maioria dos estudiosos ortodoxos rejeita esta posição, insistindo que o
pagamento de Cristo pelo pecado foi feito a Deus, porque o pecado nos torna
devedores diante Dele. Sem este pagamento, que não poderia ser feito por nós e
que Cristo realizou em favor de toda a humanidade, nós jamais seriamos salvos.
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