Lição 3 – A Salvação e o Advento do Salvador (Subsídio)

Obs. Este artigo é um subsídio para a lição bíblica da classe de Adultos.
Introdução.
O termo “advento” vem do latim adventus, que significa vinda. O Novo Testamento ensina dois adventos de Jesus: o primeiro refere-se à sua encarnação, sobre a qual falaremos nesta lição três; o segundo é o que chamamos de arrebatamento da Igreja.

I - A PROMESSA DO PRIMEIRO ADVENTO DE JESUS

1. O advento foi prometido no Antigo e cumprido no Novo Testamento.
Jesus, o "Deus bendito eternamente" (Rm 9.5), fez-se homem. Esse mistério chama-se "encarnação". A Bíblia diz: "Grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne" (1 Tm 3.16).
Quando Deus, no dia da queda, prometeu o Redentor, revelou também de que maneira Ele viria ao mundo.
Disse à serpente: "Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gn 3.15).

O profeta Isaías profetizou: "Uma virgem conceberá e dará à luz um filho e será o seu nome Emanuel” (Is 7.14).
O arcanjo Gabriel comunicou a Maria que ela seria o instrumento da encarnação de Jesus, disse-lhe: "Em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus" (Lc 1.31).

Maria respondeu: "Como se fará isto, visto que não conheço varão?" (Lc 1.34). E Gabriel lhe revelou como este milagre aconteceria. Ele disse: "Descerá sobre ti o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, pelo que também o Santo que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus" (Lc 1.35). As palavras de Maria foram: "Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim segundo a sua palavra" (Lc 1.38), Maria aceitou, e o milagre aconteceu! Ela estava grávida!
Foi por meio desse milagre que "o verbo se fez carne" (Jo 1.14), que Deus introduziu no mundo o primogênito (Hb 1.6), que Jesus veio em semelhança de carne (Rm 8.3), que participou da carne e do sangue (Hb 2.14) e foi feito "descendência de Abraão" (Hb 2.16), "em tudo,... semelhante aos irmãos" (Hb 2.17). Foi assim que Ele desceu do Céu (Jo 6.33,38, 41, 42, 51,58), e Deus lhe preparou um corpo (Hb 10.5).
A encarnação deu a Jesus condições de ser o Mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2.5), e ser misericordioso e fiel sumo sacerdote, para expiar o pecado do povo (Hb 2.17). Sendo homem, podia fazer reconciliação pelos homens; sendo Deus, a sua reconciliação fica com um inédito valor.

II - A ENCARNAÇÃO DO VERBO (João 1.1-18)
IV - AS TESTEMUNHAAS DE JEOVÁ E A ENCARNAÇÃO DO VERBO
A CONTINUAÇÃO DESTE SUBSÍDIO ESTÁ EM NOSSO E-book Subsídios EBD – Vol. 10 Acesse Aqui

CONCLUSÃO
A palavra dos homens é o meio de eles se expressarem e se comunicarem uns com os outros. A Palavra de Deus é, igualmente, o poder, a inteligência e a vontade dEle em ação. O Criador tinha somente de falar, e com a Sua palavra tudo foi criado, Gn 1.3,6, 9,11. Ele envia a Sua palavra e nos sara, quando enfermos; manda a Sua palavra para nos livrar, quando corre perigo de sermos destruídos, SI 107.20. Da mesma maneira enviou o Verbo, a Palavra na forma de Carne, a este mundo para nos salvar do inferno.
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !