Lição 12 - As bênçãos do Avivamento Espiritual

- Lições Bíblicas Juvenis – 3° Trimestre de 2017
-Tema do Trimestre: Avivamento para a Juventude
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD
- Comentarista: Carlos Alexandre
LEITURA BÍBLICA DA SEMANA
Seg. Tg 2.17 – A fé sem obras é morta
Ter. Lc 3.8 – Viver para dar frutos
Qua. Mt 7.20 – Os frutos revelam o caráter
Qui. 1Co13.4-7 – As características do verdadeiro amor    
Sex. Os 6.3 – Desejo por conhecer a Deus
Sáb. Pv 4.18 – Desejo pelo aperfeiçoamento



OBJETIVOS
- Enumerar os efeitos do avivamento;
- Apontar para a necessidade de gerarmos frutos;
- Destacar o amor e a "fome" por Deus.

REFLEXÃO
"Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus." (1 Co 2.12)

SINTETIZANDO
Os grandes aviamentos promoveram resultados extraordinários nas pessoas, nas comunidades e em nações inteiras. Suas consequências transcendem as manifestações sobrenaturais do poder do Espírito, pois os seus frutos alcançam a vida cotidiana, mudando a forma egoísta de o ser humano viver para uma forma que agrade a Deus. É o que o apóstolo Paulo define como "andar no Espírito" (Gl 5.25).

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gaiatas 5.19-25
19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emu­lações, iras, pelejas, dissensões. heresias,
21 invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23  Contra essas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

INTRODUÇÃO
Quando há uma obra verdadeira do Espírito de Deus, ocorre uma mudança radical no caráter do ser humano, que expressará um comportamento novo, revelando progressivamente a imagem de Jesus Cristo implantada nele. Nesta lição, procuraremos abordar as bênçãos advindas de um avivamento espiritual.
A AULA VAI COMEÇAR!
Na aula de hoje, veremos que a melhor maneira de reconhecer um autêntico avivamento bíblico é procurar suas evidências por intermédio de seus frutos. As Escrituras ensinam que uma árvore deve ser reconhecida pelos frutos que gera (Lc 6.44). Na crise em que estamos mergulhados, só um autêntico avivamento do Espírito poderá nos ajudar.
Inicie a aula apresentando imagens ou as próprias folhas de árvores frutíferas, mas sem os frutos respectivos. Em seguida, solicite aos alunos que indiquem o nome da árvore. Provavelmente alguns terão dificuldades. Agora repita a dinâmica colocando os frutos e as folhas juntas para que eles deem o nome da árvore. Agora ficará mais fácil, pois é muito mais fácil reconhecer a árvore por seu fruto. Assim também ocorre com os avivamentos. Olhemos para os frutos.
1. O FRUTO DO ESPÍRITO É GERADO

1.1. O que é?
O fruto do Espírito é a resposta do crente mediante a ação do Espírito Santo no sentido de se parecer mais com Jesus Cristo. Nesse aspecto, o que é gerado pelos verdadeiros avivamentos espirituais transborda para o campo da ação humana, moldando o caráter da pessoa para o viver cristão. Logo, o crente que está avivado deseja sinceramente manifestar as virtudes do Espírito Santo em sua vida (Gl 5.22).

1.2. Mover do Espírito e fruto do Espírito.
O renomado exegeta pentecostal, pastor Anthony D. Palma, no livro O Batismo no Espírito Santo e com Fogo, editado pela CPAD, afirma: "O batismo no Espírito não pode ser separado de suas implicações no que se refere a uma vida dentro dos padrões de justiça [...] alguém que é realmente cheio do Espírito Santo não viverá uma vida incorreta" (p.93). Ou seja, é inimaginável que uma pessoa que passou pela experiência do batismo no Espírito Santo, não desenvolva o fruto do Espírito. Ser cheio do Espírito Santo, conforme o apóstolo disse à igreja de Éfeso, que já havia provado do batismo no Santo Espírito (At 19.1-7), implica desenvolver um caráter de respeito e justiça em relação ao próximo (Ef 5.18-6.9).

1.3. Uma vida transformada.
O verdadeiro avivamento gera um impacto transformador na vida da pessoa, tornando-a mais parecida com Jesus. É como a árvore seca que se torna frondosa e frutífera. Logo, os que passam pela experiência do aviamento tornam-se cônjuges mais amorosos, pais melhores, filhos mais obedientes, profissionais mais comprometidos, cristãos mais engajados com a justiça em toda a esfera da sociedade. Assim, essa onda varre uma nação inteira como aconteceu na Inglaterra do século XVIII.


AÇÃO TÓPICO l
Nós, pentecostais, damos bastante destaque aos dons espirituais. Isso não significa que desprezamos uma vida de frutificação no Espírito. Para iniciar este tópico, sugerimos que você faça uma Lista com as virtudes do fruto do Espírito descritas em Gaiatas 5.22 e fixe em lugar de destaque na sala.

2. O AMOR DE DEUS É DERRAMADO

2.1. A maior característica da vida cristã.
"Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; quem não ama a seu irmão permanece na morte" (i Jo 3.14), Uma das características marcantes da visitação do Espírito Santo na vida do crente é a efusão do amor de Deus nos corações, pois a vida no Espírito é marcada por um genuíno amor por Deus e pelo próximo. Como testemunho claro da relação entre o Espírito Santo e o amor na vida do crente, temos a afirmação de Paulo aos Romanos "[...] o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espirito Santo que nos foi dado" (Rm 5.5b). Você já percebeu quantas atividades são realizadas nas igrejas locais? Louvores, orações, pregação, batismo, santa ceia, ensaios, reuniões, ação social. Tudo isso é muito útil, porém, se não for temperado com amor, perde-se todo o sentido (1Co 13.1-3).

2.2. Um tempo de crises.
Vivemos num tempo de crise moral e espiritual, em que a violência gratuita cresce assustadoramente, a sensação de barbárie toma conta das cidades, revelando a deficiência do amor em nosso tempo. Os nossos dias lembram a Inglaterra do século XVIII, antes do avivamento, onde as prisões estavam lotadas, trabalhadores eram explorados, crianças estavam abandonadas, assaltos e assassinatos ocorriam constantemente. Entretanto, com o avivamento espiritual naquela nação, houve uma mudança profunda em sua estrutura social.

2.3. A solução é o avivamento.
A nossa esperança não está nos governos, nos planos económicos ou nas reformas sociais, embora saibamos que deve haver tais projetos para a prosperidade de uma nação. Mas o que precisamos é de uma transformação interna das pessoas, uma profunda conscientização e mudança de mentalidade. Só um genuíno avivamento do Espirito pode fazer isso.

AÇAO TÓPICO 2
Todo automóvel necessita de um combustível para poder acionar o motor e se locomover. Você já ouviu falar de carros Flex? Esses carros "aceitam" mais de um combustível. Usando essa figura alegórica, converse com seus alunos que a vida espiritual também é movida por alguns "combustíveis" e o maior deles é o amor. A Palavra de Deus afirma que tudo há de passar, mas o amor permanecerá para sempre.

3. "FOME" DE DEUS

3.1. Um anseio pela presença de Deus.
Os avivamentos geram o anseio da alma por mais de Deus. Somos desafiados a buscar constantemente a presença do Altíssimo. Quanto mais amamos a Deus com um amor gracioso, mais desejamos amá-lo e mais ficamos inquietos com a nossa falta de amor por Ele. Quanto mais odiamos o pecado, mais desejamos odiá-lo e lamentamos que tenhamos resquícios de amor por ele. Essa foi a reflexão de um grande avivalista.

3.2. Indo em direção a Deus.
Um genuíno avivamento também deve levar o Cristão em direção a Deus, na certeza de que não somos mais o que éramos, mas ainda não somos o que devíamos ser, restando-nos apenas os passos do Mestre em busca do aperfeiçoamento da nossa fé como afirmado pelo apóstolo Paulo ao filipenses:"[..,] prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus" (Fp 3.12).

3.3. Devemos ter "fome" por Deus.
No primeiro dia do século XX, Agnes Ozman, considerada a primeira pessoa a ser balizada com o Espírito Santo nos EUA, e por isso, a precursora do Movimento Pentecostal Moderno, confirma esse desejo por Deus: "Eu queria a promessa do Pai mais do que comida ou descanso". Aqui, lembramos a declaração do Salmista: "Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!" (SI 42.1).

AÇÃO TÓPICO 3
Uma pergunta pode ser muito pertinente para este tópico. Existe alguma fome boa? Solicite a participação de seus alunos, pois muitos pensando na fome de alimento, dirão que não. Outros podem falar de fome pelo conhecimento, pela justiça entre outras. Mas a melhor e mais necessária fome é a "fome de Deus". Ao contrário da fome de alimento, que precisa ser saciada, a fome de Deus precisa continuar, enquanto estivermos neste mundo, pois no dia em que pensarmos que estamos completamente saciados estaremos perdidos.

SUBSIDIO 1
"Que as nossas armas sejam as de John Knox. Este bravo campeão de Deus logrou alterar não apenas a política, como a própria história de seu país. Que segredo detinha Knox? Oração e confiança irrestrita na intervenção divina no curso natural dos negócios humanos. Nas caladas de sua aflição, orava: 'Senhor, dá-me a Escócia senão morrerei! Dá-me a Escócia, senão morrerei!1 Espero que ainda haja homens como John Knox em nosso país. Embora lhes acenem os favores seculares, que mantenham eles reservas espirituais e morais necessárias para se conduzirem como profetas e sacerdotes. Nunca o mundo careceu tanto destes ministérios. Que os ministros do Senhor se ergam para condenar o pecado; não se esqueçam, todavia, de interceder por aqueles que caminham para o inferno. Que tenham voz e lágrimas, exemplos e conselhos! Ao invés de se curvarem ante os poderosos, demonstrem suficiente fibra para interpretara escritura na parede, e desvendar as alucinações dos que se levantam contra Deus. Ajamos assim e haveremos de alterar profundamente a nossa história.
O que a Igreja de Cristo poderá fazer para alterar nossa história. Em primeiro lugar, há de se portar como a agência por excelência do Reino de Deus. Nesta sublime e intransferível vocação, deve ela retomar imediatamente às Sagradas Escrituras, e tê-las como a inspirada, infalível, inerrante e completa Palavra de Deus" (ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.17576).

SUBSÍDIOS 2
"Paulo estava mostrando que o amor é uma realidade espiritual de um tipo diferente, igual à esperança e a fé, e não deve ser considerado um dos dons espirituais. Na eternidade, a importância dos dons será reduzida, mas a fé, a esperança e o amor irão permanecer.
A palavra 'fé', às vezes, refere-se a um dom espiritual (1Co 12.9, 13. 2), ou a fé salvadora pela qual Deus perdoa os pecados. Nesse contexto, ela refere-se à confiança na bondade e na misericórdia do Senhor. Essa confiança acompanhará os crentes até que estejam face a face na presença de Deus. Os crentes também esperam: eles aguardam a chegada do prometido Reino de Deus com toda a sua plenitude, sabendo que o Senhor os livrará nos momentos de sofrimento.
Paulo acrescentou que o maior dos dons é a caridade (ou amor). Mas, porque o amor é o 'maior? Paulo já havia estabelecido que o amor permanecerá eternamente (1Co 13.8). O amor é o maior dom porque é uma das qualidades da vida cristã que é plenamente ativa no presente, tanto quanto o será por toda a eternidade. A fé dos crentes em Deus estará completamente realizada quando eles o encontrarem face a face - pois, onde se pode enxergar de fato, a fé torna-se desnecessária. Da mesma forma, a esperança dos crentes também se realizará plenamente. O amor permanecerá eternamente porque aqueles que estarão no novo céu e na nova terra continuarão amando a Deus e ao seu povo (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, vol.2. Rio de Janeiro, CPAD, 2009, p.167).

CARO PROFESSOR, o aviva mento espiritual em que acreditamos ser uma obra do Espírito Santo deve gerar resultados sublimes como os que descrevemos nesta lição. Alerte seus alunos para os perigos de pseudoavivamentos fabricados pelo homem. Alguns até motivados por interesses egoístas e contrários aos valores de Deus. Ensine aos seus alunos a rejeitar os "avivamentos" fabricados pelas "equipes de marketing", a fim de buscarmos em Deus um avivamento genuíno.

PARA CONCLUIR
A nossa geração vive mergulhada numa grave crise social, política e religiosa. A violência chega a índices estratosféricos, os governos perderam a legitimidade, movimentos religiosos se transformaram em balcões de negócios. Mas ao estudarmos os avivamentos bíblicos e históricos, percebemos que a solução para isso tudo é um clamor sincero por um novo avivamento, pois seus efeitos podem nos tirar desse atoleiro. Clame por essa bênção!
HORA DA REVISÃO
1. Leia o texto de Gaiatas 5.22 e escreva quais as virtudes contidas no Fruto do Espírito.
Caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
2. Segundo o texto de Romanos 5.5, quem derrama o amor de Deus em nossos corações?
O Espírito Santo.
3. Segundo o texto de 1Coríntios 13.1-3, o que pode tornar significativo os atos praticados na Igreja?
O Amor,
4. O que desejava Agnes Ozman, segundo a lição?
A promessa do Batismo no Espírito Santo.
5. Quais as três bênçãos consequentes do avivamento descritas nesta lição?
O Fruto do Espírito, o Amor e a Fome de Deus.

Fonte: Lições Bíblicas Juvenis – 3° Trimestre de 2017/ Fonte: www.sub-ebd.blogspot.com
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !