Lição 2- Avivamento nas Escrituras Sagradas

- Lições Bíblicas Juvenis – 3° Trimestre de 2017
-Tema do Trimestre: Avivamento para a Juventude
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
- Editora: CPAD
- Comentarista: Carlos Alexandre
LEITURA BÍBLICA DA SEMANA
Seg. Sl 42. – Desejando a presença de Deus
Ter. Sl 119.25 – Desejando um Avivamento
Qua. Sl 119.37 – O Avivamento e a Santidade
Qui. Sl 119.50 – O Avivamento que Consola
Sex. Sl 119.154 – O Avivamento pela Palavra
Sáb. Sl 143.11- O Avivamento e o Amor de Deus

  • Lições Bíblicas Juvenis

  • OBJETIVOS
    - Defender o avivamento como um evento bíblico;
    - Destacar algumas referências bíblicas sobre o avivamento;
    - Enfatizar o avivamento como uma promessa bíblica.

    REFLEXÃO
    "Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me por tua justiça." (SI 119.40)
    SINTETIZANDO
    A lição de hoje lembra-nos o Sola Scriptura (Somente as Escrituras), princípio da Reforma Protestante que afirma a suprema autoridade das Escrituras em matéria de fé, de vida e de doutrina. Sendo o árbitro de todas as controvérsias, a norma normanda ("norma determinante") para todas as decisões de fé e de prática. Portanto, não basta estudar os eventos históricos do Avivamento, é preciso estudá-los sob a perspectiva bíblica. Esse é o assunto proposto para esta lição.

    INTRODUÇÃO
    E preciso destacar que o  termo "avivamento" não aparece no texto bíblico. Entretanto, ainda que ele não ocorra nas Escrituras, os vocábulos "vivificar" e  "avivar" são encontrados ao longo da Bíblia Essas palavras aparecem nas orações e súplicas narradas na Bíblia, denotando  um claro testemunho de que precisamos buscar um avivamento espiritual hoje, pois Deus há de responder esse legitimo anseio.

    LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
    Êxodo 33.8-11; Lucas 15.21-24
    Êxodo 33.8-11
    8 E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.
    9 E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.
    10 E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava.
    11 E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
    Lucas 15.21-24
    21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
    22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
    23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
    24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.

    2 Crônicas 7.14
    14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

    A AULA VAI COMEÇAR!
    Como pentecostais, não negamos a importância da Reforma Protestante, antes, assumimos sua herança. Entre os pontos da Reforma que herdamos e defendemos está o conceito de suficiência das Escrituras, cujo Lema é "Sola Scriptura". Com essa afirmação, queremos dizer que todos os aspectos da doutrina pentecostal estão fundamentados nas Escrituras. Apesar de valorizarmos a experiência, não negamos a suficiência da Bíblia. Assim, também, as experiências de avivamento devem encontrar fundamentos na Palavra de Deus e é isso que defenderemos nesta lição. Por isso, sugerimos que você faça um cartaz escrito "Sola Scriptura", em seguida, pergunte aos alunos se eles sabem o que significa tal expressão. Depois dê um tempo para o debate e em seguida explique o que isso significa para nós.

    1. AVIVAMENTO NO ANTIGO TESTAMENTO

    1.1. Avivamento e a oração de Habacuque.
    A porção mais antiga da Bíblia, organizada pelos judeus, que os cristãos a chamam de "Antigo Testamento", e o Judaísmo de Tanakh, é o assunto deste primeiro tópico. Na obra Fundamentos Bíblicos de Um Autêntico Avivamento, do pastor Claudionor de Andrade, publicada pela CPAD, temos a seguinte afirmação: "Foi num momento de profunda crise, que Habacuque lançou o pungente e inadiável clamor: 'Aviva a tua obra...' (He 3.2)" (p.42). Embora seja na última lição que abordaremos a oração de Habacuque, é importante citá-la para demonstrar que o avivamento no Antigo Testamento sempre foi percebido como uma necessidade do povo de Deus.

    1.2. Avivamento e o contexto do AT.
    Habacuque não foi a única pessoa da Antiga Aliança a preocupar-se com o Avivamento. Profetas, reis, sacerdotes, dentre outros, se destacaram como avivalistas. Eram pessoas que ansiavam por um avivamento soprado por Deus nos corações e mentes dos israelitas, a fim de que eles se arrependessem e se voltassem para o Senhor, Além do fenômeno glorioso que ocorreu ao pé do Monte Sinai, quando a glória do Senhor envolveu a Moisés na Tenda da Congregação (Êx 33.7-11), o Antigo Testamento destaca os episódios recorrentes no livro dos Juízes (Jz 2.7,10-15,18), onde o povo, em meio às crises morais e espirituais, voltava-se para Deus, reacendendo a chama da piedade e da fé.

    AÇÃO TÓPICO l
    Muitos personagens bíblicas do AT oraram por um avivamento. O texto de Habacuque 3.2é um exemplo desse clamor. Por isso, desafie seus alunos a procurarem outros exemplos de orações contidas no AT com o mesmo propósito. Dê um tempo para ele procurarem e, em seguida, peça que apresente os textos De antemão, tenha alguns textos selecionados para complementar as citações dos seus alunos como por exemplo: Sl 51.10; Sl 80.3,7,19; Sl 85.6; Sl 119.40; Lm 5.21.

    2. AVIVAMENTO EM O NOVO TESTAMENTO

    2.1. A importância do NT.
    O Novo Testamento é a parte das Escrituras que testemunha de maneira intensa a ação do Espirito Santo. Nos Evangelhos e, principalmente, nos Atos dos Apóstolos - onde alguns estudiosos dizem que o livro poderia ser denominado "Atos do Espírito Santo" -, é possível perceber como se desdobra a ação da Terceira Pessoa da Trindade, fundamentando assim toda a base doutrinária para a atualidade do Batismo com o Espírito Santo.

    2.2. O papel do Espírito Santo.
    Em busca de relatos sobre o Avivamento no NT, o Espírito Santo é a pessoa divina que a Bíblia destaca. O evento clássico do Pentecostes é a sua extraordinária apresentação (At 2.1-13). Que evento! 2.3. O caráter restaurador do ministério do Filho, Neste tópico também destacamos o texto de Lucas 15.11-32. Aqui, Deus é apresentado como um pai que espera ansiosamente pela volta de seu filho. Ao receber o filho que se havia perdido, o pai afirma: "[...] este teu irmão estava morto e reviveu [...]" (v.32). Essa passagem aponta para o caráter restaurador do ministério de Cristo (Is 9.2; Lc 4.18,19): Aquele que traz vida em meio à morte.

    AÇÃO TÓPICO 2
    Um dos exemplos clássicos do NT que apresentam a alegria de Deus em reviver quem está morto é a parábola conhecida como 'Parábola do Filho Pródigo" (Lc 15.11-32). Inicie esse tópico com uma pequena dramatização [jogral] que retrate a parábola em questão.

    3. AVIVAM ENTOE UMA PROMESSA BÍBLICA

    3.1. A promessa de 2 Cr 7.14.
    Esse versículo destaca a verdade de que quem busca o avivamento será recompensado pela presença de Deus, pois como bem afirmou W. L. Duewel: "Deus em sua iniciativa nos deu, por sua vontade soberana, a aliança do avivamento de 2 Cr 7.14". É uma promessa para hoje!

    3.2. A fidelidade de Deus.
    O Altíssimo é fiel em sua promessa, pois Ele zela por sua preciosa Palavra. Entretanto, Deus espera que façamos a nossa parte: buscá-lo de todo coração e com toda oração e súplica. Há milhares de ocasiões na história em que Deus cumpriu a promessa de avivamento no povo que o buscava. Ele deseja fazer isso em sua vida! Por isso, busque essa promessa em oração e sincero quebrantamento.
    AÇÃO TÓPICO 3
    Comece este tópico solicitando aos alunos que façam a seguinte reflexão: pensar em algumas promessas que eles fizeram e não cumpriram; também, em promessas que as pessoas fizeram para eles e não cumpriram. Dê um tempo para a reflexão e, em seguida, fale que Deus não é assim. Tudo o que Ele promete cumpre. Destaque que o avivamento é uma de suas gloriosas promessas.

    CARO PROFESSOR, ao terminar a aula, retome com os seus alunos a doutrina da suficiência das Escrituras, destacando que nenhuma experiência pode estar à margem das Escrituras Sagradas. Assim como fizemos em relação ao avivamento, buscando referências bíblicas que pudessem lhe dar a base escriturística, destaque que a nossa vida deve estar submetida às Escrituras. Peça aos seus alunos que pesquisem sobre os crentes "bereianos" (At 17.10-14).

    SUBSIDIO 1
    Os Pentecostais.
    A comunidade de fé pentecostal, formada principalmente pelas Assembleias de Deus, sempre acreditou ser a Bíblia a inspirada, inerrante, infalível e completa Palavra de Deus. Vejamos como se posicionaram alguns de nossos maiores e mais respeitados teólogos.
    O missionário finlandês Lars Eric Bergstén, que, durante cinco décadas peregrinou pelo Brasil, ensinando a lídima doutrina bíblica, assim se posicionou acerca das Sagradas Escrituras:
    Deus, que antigamente falou 'muitas vezes e de muitas maneiras aos pais', queria que a sua Palavra não ficasse guardada pelos homens apenas através da experiência com Ele ou pela tradição falada, isto é, os pais contando para os seus filhos, etc. Deus queria que as verdades reveladas fossem conservadas em um autêntico documento. Por isso, Ele mesmo tomou as providências para que suas palavras, revelações e acontecimentos - maravilhas operadas em meio ao seu povo - fossem escritos.

    Antônio Gilberto, um dos maiores teólogos do Brasil, afirmou acerca da origem divina da Bíblia:
    É a revelação de Deus à humanidade. Seu autor é Deus mesmo. Seu real intérprete é o Espírito Santo. Seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo" (GILBERTO, Antônio; ANDRADE, Claudionor de (et ali). Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, pp.25-26).

    SUBSÍDIO 2
    Minha mensagem nesta manhã é intitulada: O Espírito Santo Glorificando a Cristo Através da Palavra de Deus [...]. Creio firmemente que este seja um assunto inteiramente Pentecostal. Pessoas cheias do Espírito são pessoas leitoras da Bíblia [...]. Talvez muitos de nós tenhamos vindo a esta grande Conferência Mundial com um profundo desejo em nossos corações de sermos revestidos com o propósito de testemunhar, o que sabemos ser nossa responsabilidade nesses últimos dias.

    Deixem-nos recapitular dizendo novamente que o trabalho supremo do Espírito Santo é glorificar a Cristo. O Espírito Santo glorifica a Cristo através da Palavra escrita. Quando Cristo é glorificado na vida dos crentes através da Palavra de Deus, o crente alcança um novo nível de crescimento e maturidade, resultando disso tornar-se uma testemunha poderosa de Jesus Cristo nosso Senhor.

    Vamos, pois, povo Pentecostal, renovar nossa determinação de saturar nossas mentes e corações com a Palavra de Deus, para permitir ao Espírito Santo em nós glorificar a Cristo e para fazer-nos testemunhas poderosas, que têm necessidade de revelar o Cristo vivo a este mundo confuso, nestes dias finais" (VAN CLEAVE, Dr. Nathaniel M. O Espírito Santo Glorificando a Cristo: 8° Conferência Mundial Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1967, pp.15,16,26,27).

    PARA CONCLUIR
    Apesar da nossa breve exposição sobre os avivamentos bíblicos, podemos concluir que existem sólidas bases para afirmar a realidade e a necessidade dos avivamentos para hoje e que as Escrituras nos incentivam a buscá-los a fim de renovar a nossa esperança, fé e devoção num movimento de volta para Deus. A transformação de muitos povos e nações da Bíblia para uma nova forma de viver, como fruto de um a vivamente, é a prova de que Deus pode mudara nossa geração. Clamemos por isso!

    HORA DA REVISÃO
    1. Qual o nome do Profeta que fez um clamor para Deus avivar a Obra dEle com o passar dos anos?
    Habacuque.
    2. Além de Habacuque, pertencente à classe de profetas, quais outras classes de pessoas se preocuparam com avivamentos no AT?
    Outros profetas, sacerdotes entre outros.
    3. Após o arrependimento por terem feito o bezerro de ouro, o povo foi avivado, e um evento extraordinário pôde ser testemunhado por aquela geração. Qual fenômeno era esse? A Glória do Senhor envolvia a Moisés na Tenda da Revelação,
    4. Uma Pessoa Divina aparece com destaque para os avivamentos no Novo Testamento. Quem é essa pessoa?
    A Terceira Pessoa da Trindade (Espírito Santo).
    5. Qual o texto das Escrituras que apresenta o Avivamento como uma promessa para aqueles que buscarem?
    2 Crônicas 7.14.

    Fonte: Lições Bíblicas Juvenis – 3° Trimestre de 2017/ Fonte: www.sub-ebd.blogspot.com
    Compartilhar:

    CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

    1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
    2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
    3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
    5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


    Matricule-se já !